Controle da bateria
Quando a sua bateria chegar em 100% de carga e o cabo estiver conectado, o script vai alertar dizendo que você já pode remover o cabo. Esse script foi feito pra não deixar a bateria viciar, mais a critério de teste. Pra mim está sendo últil. Espero que seja útil pra mais alguém. É necessário configurar ele pra iniciar juntamente com o sistema. Para funcionar corretamente é necessário instalar o pacote acpi. Link no github: https://github.com/diogocavilha/Battery-Indicator
Por: Diogo Alexsander Cavilha
Gerenciar hosts virtuais do Apache
Boa noite, pessoal. Essa é o meu primeiro compartilhamento aqui na comunidade. Espero que seja útil para muitos de vocês. Sou desenvolvedor web e muitas vezes me deparei com a situação de criar hosts virtuais para rodar projetos. Pois bem, depois de tanto tempo tendo que fazer o trabalho manual, resolvi fazer um script para tomar conta dessa tarefa por mim. Antes de resolver criá-lo eu fiz uma breve pesquisa pra ver se o que eu queria já não tinha sido desenvolvido por outra pessoa. Encontrei muitos scripts que faziam o que eu queria, mas não faziam da forma que eu imaginava, todos funcionavam como um gatilho para gerar os arquivos sem que houvesse qualquer tipo de interação com o usuário. Confesso que não me empenhei muito na pesquisa porque eu realmente estava com vontade de fazer meu próprio script =D Então, como a vontade de criar algo de forma diferente foi maior, acabei desenvolvendo meu próprio gerenciador de hosts virtuais. P.S.: Não sou um profundo conhecedor de shell script, então esse projetinho acabou sendo também como um laboratório pra mim. Caso alguém se interesse e queira contribuir para melhorar o script, é só acessar o repositório no bitbucket: https://bitbucket.org/diogocavilha/vhost/src/207b0814e947bfbf0e4e55a3308df3dfb91df216/?at=apache2 Lá no repositório também tem uma branch com a versão do script para o servidor nginx. Toda ajuda é bem vinda. É isso. Espero ter facilitado a vida de alguém com esse script :)
Por: Diogo Alexsander Cavilha
Fatorial Assembly MIPS
Usando o simulador MARS, fiz esse pequeno script para demonstrar como uma operação de fatoração pode ser executada, basta alterar o valor da variável 'num'. Optei por não utilizar dados de entrada para simplificar o entendimento.
Por: Saulo Gomes
Monitoramento simples de servidores
Este script, que se encontra na versão 1.0, faz um monitoramento simples (IP e portas) de seus servidores ou equipamentos. Você informa quais máquinas e portas serão monitoradas pelo script. Para isso altere o arquivo de configuração "monitor.conf" conforme os comentários.
Por: Alessandro Dias
Cadastro automatizado para DHCP, Sarg, ethers e hosts
Script desenvolvido para receber nome do usuário e endereço MAC para cadastrá-los nos seguintes arquivos: - /etc/dhcp/dhcpd.conf Para o correto funcionamento, a parte final do arquivo tem que ser como no exemplo abaixo independente das configurações iniciais: host Note-branco-vistante-1 { hardware ethernet 30:f9:ed:db:37:50; fixed-address 192.168.0.15; } host Note-Preto-vistante-2 { hardware ethernet a4:1f:72:fd:40:9f; fixed-address 192.168.0.16; } }}} - /etc/ethers Para o correto funcionamento, o IP deverá ser separado por 1 espaço do MAC, e o MAC de quem ainda não foi cadastrado deverá ser aa:bb:cc:dd:ee:ff (sendo possível alterar no script): 192.168.0.21 aa:bb:cc:dd:ee:ff 192.168.0.22 aa:bb:cc:dd:ee:ff - /etc/sarg/sarg.usertab - /etc/hosts - O IP usado será o próximo disponível no dhcpd.conf (portanto, o dhcpd.conf deverá ter pelo menos 1 cadastro) - Validador de MAC - Limitador de IP - Atualização automática da tabela ARP (arp -f) - Restart automático do dhcpd (/etc/init.d/isc-dhcp-server restart) Espero que ajuda alguém e sugestões/críticas são muito bem-vindas. PAZ!
Por: Felipe
Firewall para web server
Esse é mais um simples script para ser usado em servidor web, dá pra ter uma ideia do que usar e talvez do que não usar.
Por: Perfil removido
Backup via FTP
Esse script cria um backup no formato tar.gz e envia para um servidor FTP, o mesmo é usado em ambiente de produção sem problemas, no meu caso foi adicionado uma rotina no CRON para controlar a execução do mesmo.
Por: Saulo Gomes
Monitoração Web com Perl
Este script tem como principal objetivo a criação de um servidor web para exibição de informações de monitorações coletadas do servidor em questão. Para maiores informações de utilização/configuração do script acesse a dica abaixo: http://www.vivaolinux.com.br/dica/Monitoracao-Web-com-Perl/
Por: Leonardo Berbert Gomes
Instalação Completa e Configuração Básica do Void Linux
A Fundação da Confiança Digital: A Importância Estratégica de uma PKI CA na Segurança de Dados
Como enviar dicas ou artigos para o Viva o Linux
Como Ativar a Aceleração por GPU (ROCm) no Ollama para AMD Navi 10 (RX 5700 XT / 5600) no Gentoo
Samba 4 AD-DC 2026: Backup & Restore
Samba 4 AD-DC 2026: LAPS (Randomizando senhas locais).
Cairo Dock ainda funcional nos dias de hoje
Configuração de IP fixo via nmcli e resolução de nomes via /etc/hosts no Gentoo
Linus Torvalds e Bill Gates se encontram pela primeira vez (4)
Criar conta no Google [RESOLVIDO] (3)
Alguém conhece ou indica? [RESOLVIDO] (6)
Não consigo instalar as bibliotecas em Python pelo terminal. (3)









