Scripts sugeridos

Renomeando arquivos de forma padronizada

Simples script em Tcl, que renomeia arquivos de forma padronizada. Exemplo: % script.tcl -n texto -e txt -c 1 ~/textos/* texto001.txt texto002.txt ... texto099.txt texto100.txt ... Outras versões: Bash e C Shell: http://www.slackbr.org/forum/viewtopic.php?f=45&t=15052

Por: Sandro Marcell


Backup via scp

Backups são de suma importância da administração de qualquer servidor. Para se previnir de desastres, erros humanos, dentre outras situações. Esse script envia o backup da máquina local para outro servidor remoto onde é feito um backup para fita.

Por: Anderson Raimundo Lopes Nascimento


Calculadora com funções básicas

Calculadora tosca com as funções básicas: adição, subtração, multiplicação e divisão.

Por: Sandro Marcell


Compactando / descompactando arquivos (Melhorado)

Esta versão melhorada compacta/descompacta arquivos de forma "inteligente", ou seja, ao passar os arquivos para o script, ele irá descobrir o que deve ser compactado e o que deve ser descompactado. Ex.: script.tcl arq.txt arq.pdf arq.gz arq.tar.bz2 : Os arquivos 'arq.txt e arq.pdf' serão compactados; já os arquivos 'arq.gz e arq.tar.bz2' serão descompactados. Isso será feito de forma simultânea sem a necessidade de parâmetros extras. Espero que seja útil! Falou!!!

Por: Sandro Marcell


Crivo de Eratóstenes Simples em Tcl (sem Tk)

Versão de crivo simples em Tcl. Uma estranha diferença de Tcl para as outras linguagens C-Like é a de que o par de chaves "{" e "}" é usado na declaração de comandos em bloco e não somente na delimitação de bloco. Um "while" em C, C++, C# D, Java, Javascript teria em todos a mesma cara: while (...) { comandos } Em Tcl ficaria: while {...} { comandos } E o costumeiro "for" tradicionalmente escrito como for ( ... ; ... ; ... ) { comandos } possuiria os análogos três campos, mas escrito deste jeito: for {...} {...} {...} { comandos } Atribuições de dados são feitas com o comando "set": ao invés de x=5 usa-se set x 5 Operações matemáticas são feitas indiretamente, semelhante ao que ocorre em shell script: Em shell script usa-se x=$((3+4)) ou x=$[3+4] # se for suportado ou ainda let x=3+4 Em Tcl fica: set x [expr 3+4] Tk possui particularidades que não são citadas aqui por não ser usada. No mínimo diferente da maioria ... :-)

Por: Perfil removido





Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts