Scripts sugeridos

Operações Matemáticas com utilizando arquivo texto.

Este script faz o somatório dos valores encontrado no arquivo texto, calcula média e informa o maior e menor valor. O arquivo como input é informado da seguinte maneira: conteúdo do arquivo file1.txt: --- Inicio --- aaa4bbb 7 quero isso 2 1 ---FIM---

Por: euteste da silva


Utilização de memória swap no Solaris ( swap memory utilization in Solaris )

Fiz um script para ajudar na visualização de memória swap no Solaris e espero que ajude outros administradores. I have done a script to veridy swap memory in Solaris and I hope it can help other administrators.

Por: euteste da silva


Bytes utilizado por usuário

Script informa quantos bytes estão sendo utilizado por um dado usuário. Para executar o script basta fazer o seguinte: ls -l | awk -f prog1.awk Outra forma: find /tmp -type f -exec ls -l {} \; 2> /dev/null | awk -f prog1.awk

Por: euteste da silva


Script Para Formatação de Texto Com Cabeçalho, Rodapé e Campos de Dados Originados de Arquivo em AWK

Este script faz uma coisa relativamente simples: - recebe um arquivo com linhas de texto; - separa as primeiras linhas como uma espécie de cabeçalho, conforme recebidas; - as linhas seguintes são agrupadas de n em n linhas numa única mesma linha; - deixa as últimas linhas sem serem agrupadas, como um rodapé; Deve ser habilitada a execução com "chmod +x ./format001.awk" $ ./format001.awk -v header=nnn1 -v footer=nnn2 -v step=nnn3 ou $ ./format001.awk --assign=header=nnn1 --assign=header=footer=nnn2 --assign=header=step=nnn3 Onde: - header: quantidade de primeiras linhas chamadas aqui como cabeçalho; - footer: quantidade de últimas linhas chamadas aqui como rodapé; - step: quantidade de linhas a serem unidas numa mesmo linha a cada vez; Há possíveis variações, como não agrupar apenas as últimas linhas, apenas que não puderem completar o número de linhas máximo permitido numa linha criada na saída do programa. Não consegui ainda descobrir como o script pode detectar que não há um arquivo de entrada. Se não houver nome de arquivo, ele entra em loop saindo apenas com Ctrl+C ou semelhante. Porém há outra situação em que a entrada não possui um nome de arquivo e que o script recebe via pipe "|", por exemplo. Nos dois casos, redirecionamento e estar sem nome de arquivo de entrada mesmo, o AWK interpreta o nome do arquivo de entrada como o caractere "-". Como saber em qual caso "-" é um pipe e em qual caso é uma falha? Fora isto talvez haja um caso ou outro não-previsto de falha na passagem de parâmetros sem tratamento de erro pelo script.

Por: Perfil removido


Regressão linear usando Shell Bash + AWK

Ouvi falar do AWK enquanto estudava Programação Shell Linux, Júlio César; e de maneira bem cômica, ele explica um pouco dessa "Linguagem/Ferramenta/Tudo de bom". kkk Então vi grande potencial para resolver alguns problemas que gastaria muito tempo, as vezes. Bem, para quem faz alguma Análise de Dados, e desses dados necessite fazer regressão linear com cálculo das incertezas, vi que o AWK é excelente para fazer tal coisa. E resolvi compartilhar com a comunidade esse pequeno trabalho, fiquem a vontade para compartilhar, melhorar e contribuir para o maior uso dessa fantástica ferramenta. Então, basta fazer: ./linear_simples.sh "dados.dat" por exemplo, e pronto, um arquivo com tudo. Ou quase tudo. ;)

Por: Perfil removido





Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts