Docker container Steam

Tiling window manager Docker container Steam

Slackware64-14.2_multilib rodando Docker container Steam https://youtu.be/YFOEj-5b890 .

[ 598 hits ]

Publicado em: 08/09/2019

Enviado por Jose Mario




  

Comentários
[1] Comentário enviado por zezaocapoeira em 07/09/2019 - 06:30h

Salve galera.

Slackware64-14.2_multilib rodando Docker container Steam.
https://youtu.be/YFOEj-5b890

( Testes iniciais )
Essa é uma alternativa para rodar o Steam sem precisar transformar o sistema em multilib/multiarch.

Steam sendo executado através de um container docker, rodando os jogos:

- Dota 2

- American truck simulator

Som/áudio e joystick ( logitech F310 ) funcionando dentro dos conformes.

Descrição do hardware que uso:

https://pastebin.com/raw/HHjwLsZ7

OBS:

Para lidar com o Docker container é requerido um conhecimento prévio da ferramenta e parâmetros
para a criação/administração de "imagens, containers, volumes, etc ..." .


Obrigado pela atenção, salve!!!

[2] Comentário enviado por madrugada em 10/09/2019 - 15:12h

Então quer dizer que posso manter o Slack64 Puro, e ainda assim executar um container 32 bits?

[3] Comentário enviado por zezaocapoeira em 10/09/2019 - 17:18h


[2] Comentário enviado por madrugada em 10/09/2019 - 15:12h

Então quer dizer que posso manter o Slack64 Puro, e ainda assim executar um container 32 bits?


Salve mano.

Tecnicamente sim.

O negócio é ter que compreender como o Docker container funciona, esse compreendimento da ferramenta é essencial .

No mais é conseguir ajustar as variáveis , por exemplo, de volume com o host para que o container a enxergue e use.

No caso do Slackware é diferente em algumas coisas em relação as outras distros , por exemplo:

- Para a parte de audio funcionar corretamente em multiplas instâncias sem conflito, pois o Slackware64-14.2 não tem a variável XDG_RUNTIME_DIR nativa.
- Na solução que encontrei não precisei setar/criar o XDG_RUNTIME_DIR do host, apenas setei o caminho onde o pulseaudio gera os arquivos, como volume a ser usado.
.
" /tmp/pulse-PKdhtXMmr18n/native "

E também a parte

" -v ${HOME}/STEAM-DOCKER/jogos-steam/:/home/STEAM-DOCKER/jogos-steam/ \" tá setada para onde estão os jogos instalados aqui, deixei desse modo apenas para facilitar a identificação.


No Dockerfile usei o driver da Nvidia mais atual no momento.


Vou deixar o exemplo de script que usei para criar o container, no caso tá ajustado para placa de video nvidia.

https://pastebin.com/raw/b3WcGMqX
(não tá finalizado é apenas uma base de teste )

Referências .

- Usei como base:

https://github.com/qury/docker-nvidia-steam
( não precisei criar o esquema do XDG_RUNTIME_DIR usando o script docker.sh, apenas setei as configurações no script https://pastebin.com/raw/b3WcGMqX ).

- Não salve o login do Steam pois o container não vai subir quando solicitado, terá que fazer o login manualmente;

- Pode usar outras imagens como base, por exemplo Debian, Ubuntu, SteamOS, etc ..., para gerar a sua .

- Alguns links complementares:

https://blog.jessfraz.com/post/docker-containers-on-the-desktop/

https://github.com/jessfraz/dockerfiles

https://github.com/jessfraz/dockerfiles/issues/85

https://github.com/debuerreotype/debuerreotype

OBS:

Tentei ser o mais claro e simples possível, nas descrições acima.

É fato que terá uma curva de aprendizado para poder lidar como as ferramentas Docker container, sem essa base ficará inviável começar algum projeto custom.

Quando o Slackware versão 15 sair vou usar o Docker container para o Steam e o Wine como padrão para suporte 32 bit , até chegar esse dia é ir fazendo testes para ajustar.

Obrigado pela atenção, salve!!!

[4] Comentário enviado por xerxeslins em 11/09/2019 - 15:06h


E perde desempenho em realação ao Steam normal?

--
"There are lots of Linux users who don't care how the kernel works, but only want to use it. That is a tribute to how good Linux is." - Linus Torvalds

[5] Comentário enviado por madrugada em 11/09/2019 - 16:17h


[3] Comentário enviado por zezaocapoeira em 10/09/2019 - 17:18h
[...]
É fato que terá uma curva de aprendizado para poder lidar como as ferramentas Docker container, sem essa base ficará inviável começar algum projeto custom.

Quando o Slackware versão 15 sair vou usar o Docker container para o Steam e o Wine como padrão para suporte 32 bit , até chegar esse dia é ir fazendo testes para ajustar.

Obrigado pela atenção, salve!!!

Valeu!!!
Vou estudar melhor a ferramenta!

Só multilib uso mesmo pra Wine e Steam.

Enquanto não sai o Slack 15 acho que vou instalar um Gentoo Pure64.
Muito obrigado pelas excelentes dicas.

[6] Comentário enviado por zezaocapoeira em 12/09/2019 - 00:57h


[4] Comentário enviado por xerxeslins em 11/09/2019 - 15:06h


E perde desempenho em realação ao Steam normal?

--
"There are lots of Linux users who don't care how the kernel works, but only want to use it. That is a tribute to how good Linux is." - Linus Torvalds



Salve mano.

Nos jogos que rodei usando o Docker container, não notei diferença no desempenho é praticamente a mesma coisa na minha percepção.

Obrigado pela atenção, salve!!!


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts