Publicada por rafaslack em 07/07/2006 - 01:25h:
* rafaslack usa Slackware

Estou com duas dúvidas e preciso da ajuda de vcs da comunidade VOL e espero que me ajudem.
A primeira é que eu tenho uma webcam da clone e gostaria de fazer funcionar. Procurei esses dias e consegui ajuda pela metade pq me passaram um drive que poderia ser dela e se eu não estou enganado se um driver estiver ativo é porque está funcionando? Mesmo assim acho que o meu está com algum problema ou então não é o drive certo. No lsmod aparece ele carregando eu acho veja:
Module Size Used by
zr364xx 54441 0 (unused)
Acho que então ele não está rodando né? Alguém saberia como eu faço para resolver isso ou que drive usar para a webcam da clone? E no lsusb aparece a minha webcam com o nome DXG Technology Corp. que me falaram que era do fornecedor.

A segunda ajuda seria como eu faço para acessar o meu segundo HD que tem o windows o do linux é outro hd. Mas seria assim eu tenho esse hd particionado com C:/ e D:/ no C:/ tem o windows e no D:/ não tem sistema operacional está vazio e as duas partições estão em fat32. Eu consigo entrar na partição C:/ mas na D:/ eu não consigo até pq não sei qual é o hdxx dela o do C:/ é hdb1 já tentei de todas as formas que pensei que poderia ser e até agora nada, alguém poderia me ajudar?

Espero conseguir a ajuda de vcs da comunidade.
Obrigado

  
 
Resposta de sombriks em 07/07/2006 - 03:39h:
* sombriks usa Slackware
* sombriks tem conceito: 8.7
 


Hum, dexa eu ver se consigo:

instale o xawtv (ele aparece fácil no google) pra testar se a sua câmera aparece ou não usando esse driver. caso não pesquise o nome do fornecedor (?) na net cruzando com linux e aí pode ser que apareça algo melhor.

bom, com relação aos nomes dos hd's, se vc tem o c e o d, com o c no windows sendo o hdb1 no linux o d necessariamente vai ser hdb2, se ele tb for uma partição primária. se não, tente hdb3, hdb4 e assim por diante, lembrando que do hdb5 e seguinte estamos falando de partições lógicas.

vc vai achar esse hd em um destes 4 principais dispositivos: /dev/hda, /dev/hdb, /dev/hdc ou /dev/hdd, não tem como usar cabo ide 40/80 vias e não estar em um desses aí. aí vc vai experimentando os números, :D



 
Resposta de rafaslack em 07/07/2006 - 06:14h:
* rafaslack usa Slackware
* rafaslack tem conceito: 9.0
 


Obrigado sombriks mas o da webcam não funciona já tentei usar ela em vários programas e não da certo. Procurar pelo fornecedor já tentei também e nada, só agora que procurei de novo e achei algo. Mas nada certo ainda se quiser ver é aqui mesmo no VOL: http://www.vivaolinux.com.br/comunidades/verTopico.php?codigo=86&codtopico=433

Já o hd não da certo quando eu tento os outros hdb3 e hdb4 ele diz que precisa especificar o tipo de sistema dos arquivos então eu faço especificando vfat no comando e recebo uma mensagem:
mount: wrong fs type, bad option, bad superblock on /dev/hdbx............que no caso é o 3 e 4 que tentei apesar de nos outros tbm aparecer essa msg.
Eu não sei mais o que fazer, com o hdb1 eu nem preciso especificar o sistema de arquivo que ele já monta já nos outros não faz nada. O que será que pode ser feito para resolver?

Se vc ou alguém souber, fico agradecido pela ajuda.
Obrigado

 
Resposta de gesousa em 07/07/2006 - 11:57h:
* gesousa usa Ubuntu
* gesousa tem conceito: 8.0
 



O driver que vc está usando zr364xx só suporta o chipset 108 da DXG

0x0d64   0x0108   Aiptek   Fidelity 3200   
0x0d64   0x0108   Praktica   DCZ 1.3 S   
0x0d64   0x0108   Genius   Digital Camera (?)

e infelismente seu modelo é o 0x1021 que no momento não está sendo suportado por este driver.

Mas fique de olho na lista
http://mxhaard.free.fr/spca5xx.html

que ela sempre é atualizada com os drivers e os suportes a fabricantes ou procure no sf.net que sempre há projetos de drivers para linux... fora isso se vc não quer esperar vc terá que criar o seu próprio driver...

sobre o hd algumas considerações : se o drive do windows c: é o /dev/hdb1 então a partição D: se estiver no mesmo hd deve ser consectimente o /dev/hdb2 se não existir outras particões no hd ...como indicado pelo bad superblock a hdb3 e 4 não existem...
bom então vc deve algumas coisas... primeiramente se a pasta D que vc indica no comando mount -t vfat /dev/hdb2 /D existe.. para tal é só criar ela se não existir mkdir d ou mkdir /mnt/d como root

bom o fat32 nem precisa ser indicado pelo comando vfat como eu fiz pois nos kernels mais novos do linux o padrao fat32 já é nativo.... agora se mesmo assim a particao não entrar então deve ser outro tipo de formato como ntfs do windows que esta nesta partição , então tenta o comando mount -t ntfs -o umask=022 /dev/hdb2 /mnt/D

só para ver se não é isso ...

obs: se a particao D: estiver em ntfs com o comando acime vc podera ver o conteudo e abrir os arquivos, mas não dev gravar nada nesta pasta a partir do linux pois ainda é muito precario o suporte do linux a gravação em particoes ntfs.. se precisar gravar e nãoo quiser formatar para fat32 esta partição vc dev instalar o captive que um drive para linux que grava bem em ntfs, mas a velocidade de gravação será consideravelmente mais baixa do que o normal...







 
Resposta de rafaslack em 07/07/2006 - 12:17h:
* rafaslack usa Slackware
* rafaslack tem conceito: 9.0
 


Obrigado gesousa percebi mesmo que tinha alguma coisa errada com esse drive. Nossa eu mesmo fazer o meu seria muito bom tem algum tutorial ensinando ou vc sabe fazer? rsrsrs Em todo caso, futuramente como eu faria para achar esse drive? E tbm para essa minha webcam com modelo 0x1021 não tem outro drive?

Já no hd nada feito tbm, como eu tinha falado qualquer comando que eu dou para qualquer hdbx exceto o hdb1 ele mostra aquela mensagem até mesmo para o hdb2 e está tudo no mesmo hd é um hd divididu em duas partições uma C:/ e outra D:/ e as duas são fat32 a unica diferença é que na C:/ tem windows e na D:/ não tem windows. No hdb2 se no comando eu não informar -t vfat ele manda a mensagem de que eu devo informar o tipo de sistema de arquivos agora se eu coloco o -t vfat no hdb2 ele mostra aquela mensagem que disse mount: wrong fs type, bad option, bad superblock on /dev/hdb2.......pq será?

Agradeço mais uma vez.
Obrigado

 
Resposta de gesousa em 07/07/2006 - 14:44h:
* gesousa usa Ubuntu
* gesousa tem conceito: 8.0
 


rafaslack,
como montar seu própio driver na própio wiki do site do drive zr364 tem uma explicação de como tentar modificar o driver para funcionar na sua webcam...

Edita o arquivo zr364xx.c e troque as entradas seguintes: {USB_DEVICE ( -1, -1)}, para {USB_DEVICE (0x0d64, 0x1021)}, and { -1, -1, 0, "Custom camera" }, para { 0x0d64, 0x1021, 0, "Clone Webcam" },. recopile o drive, rmmod zr364xx e modprobe zr364xx.
Voce pode tentar alternativos init para diferentes valores de "method".
abra um aplicativo de video do linux e veja se vc deu sorte.

no links abaixo há mais explicações sobre isso:
http://camerahacks.10.forumer.com/viewtopic.php?t=577&highlight=zr364xx
http://royale.zerezo.com/phpwiki/?zr364xx
h´[a outras informações sobre driver usb aqui:
http://www.linuxtecharticles.com/viewarticle.php?name=Basic%20Linux%20USB%20Drivers

talvez vc consiga fazer sua webcam funcionar...

sobre o hd ... usando a conta de root , digita:

# fdisk -l
ou # fdisk /dev/hdb -l

isso deve listar as particoes que o seu sistema tem, ai é so ver em qual está a particao d:

outro detalhe a sistemas que so podem ser montados pela conta root
se não pode aparecer esta mensagem de erro que esta aparecendo para vc...

neste caso e so entrar na pasta /dev/

e como root digitar o comando chmod 777 hdb2

se a particao na aparecer na listagem do fdisk entao deve ser algum problema de hardware ou o linux não está reconhecendo direito seu hd ou pode ser que a particao d: contenha erros...




 
Resposta de rafaslack em 07/07/2006 - 16:48h:
* rafaslack usa Slackware
* rafaslack tem conceito: 9.0
 


Obrigado de novo gesousa, vou tentar fazer esse negocio da webcam só preciso lembrar onde fica o zr364xx.c aí depois tentar. :)

Sobre o hd eu to achando que seja problema de hardware mesmo pq eu já tentei tudo que você falou até mesmo esse fo fdisk e não mostra a partição do D:/ e na do C:/ da uma outra mensagem lá vou tentar ver se é problema de hardware mesmo qualquer coisa posto aqui.

Se tiver mais idéias sobre a webcam ou achar o drive me avisa tbm.
Fico no aguardo e tentando aqui.
Obrigado.

 
Resposta de rafaslack em 07/07/2006 - 17:11h:
* rafaslack usa Slackware
* rafaslack tem conceito: 9.0
 


Não acreditooooooooooooooooooo?
Cara eu acho que deu certo rsrsrs. Abri o xcam e ele abriu com opções diferente de antes e dei play e parece que funcionou mas está tudo cinza e não mostra nada.

Pq será que está assim?
Obrigadoooo mesmo aí.

  


ATENÇÃO: Antes de contribuir com uma resposta, leia o artigo Qualidade de respostas e certifique-se de que esteja realmente contribuindo com a comunidade. Muitas vezes o ímpeto de contribuir nos leva a atrapalhar ao invés de ajudar.

Contribuir com resposta



CAPTCHA
[ Recarregar imagem ]

Digite o código acima:

  
* Nota: só é possível enviar respostas usuário que possui conta e esteja logado com ela, caso contrário sua mensagem será perdida.