Publicada por insabralde em 17/02/2006 - 10:59h:
* insabralde usa Debian

Qual a diferença entre os HDs IDE e SATA em relação a Transferência de arquivos, Custo Benefício e suporte no Linux? Qual o Melhor?

  
 
Resposta de bestlinux em 17/02/2006 - 11:13h:
* bestlinux usa Ubuntu
* bestlinux tem conceito: 8.6
 


Ola,

Bom....no Linux os dois funcionam perfeitamente. Mas agora, se tratando de hardware, tem algumas diferenças:

Algumas discussões dos Forums:

"A meu ver as únicas vantagens do SATA é o hotswap, o que sinceramente não justifica a diferença de preço.

Discordo da vantagem do SATA + cache maior: pois a diferença de trasnferência de 133 para 150 é muito pequena, bem como os 8MB envolvidos na transferência contínua (supondo que o cache esteja cheio e com os dados certos para a transmissão), o fora ainda que a realidade ainda não são os 8MB de cache, a maioria dos HD's vendidos hoje é geralmente menor que 2MB.

Barramento de 150, cabo de dados bem mais fino, hot-plug, funciona mais rápido, principalmente em programas mais pesados e se tiver 8 Mb de buffer, melhor ainda, e a tendência nos USA e Europa é a migração para o SATA, é mais rápido. Uso um e posso atestar que é mais rápido e NÃO é barulhento, não escuto o HD funcionando. Temperatura entre 34°C e 38°C, dependendo da temp. ambiente.

Tenho um Hitachi DeskStar 80GB SATA, considerado o melhor dos HDs SATA 7200rpm. Não escuto ele trabalhar, não passa de 40º e tem desempenho muito bom. Antes dele eu tive 2 Seagate SATA, o 13AS (7200.7) e o 23AS (Barracuda SATA V). O 13AS tinha desempenho muito bom também, próximo ao Hitachi, mas era muito barulhento. O 23AS esquentava demais, chegava a 60º, devia estar com defeito, sei lá, talvez fosse por causa da proteção do circuito que os Barracuda V têm, devolvi ele pro vendedor.

Agora, sobre a diferença de performance SATA x PATA, temos que observar algumas situações: se você estiver usando um HD SATA em uma MoBo sem controlador SATA Nativo, vide as mobos com nForce2, o desempenho vai ser o mesmo, falar que o desempenho do SATA pode ser pior que o do PATA é exagero (se alguém conseguir explicar... Rolling Eyes ).
Se estiver usando o SATA em MoBo com SATA Nativo, o desempenho é um pouco maior, não muita coisa, mas já é perceptível.
Agora, usando 2 SATA em RAID 0 x 2 PATA em RAID 0, numa MoBo com SATA nativo, a diferença já é bem significante... "

Falow !


 
Resposta de biosmetal em 17/02/2006 - 12:36h:
* biosmetal usa Kurumin
* biosmetal tem conceito: 9.0
 


o hd sata tem uma transferencia de 200mb/s + ou - e o ide é de 120mb/s + ou -, esse é a vantagem do sata

 
Resposta de MestreKame em 17/02/2006 - 15:27h:
* MestreKame usa Outra
* MestreKame tem conceito: 9.0
 


Acho q esse artigo pode ajudar a tirar suas dúvidas.

http://www.clubedohardware.com.br/artigos/564

espero ter ajudado :)

  


ATENÇÃO: Antes de contribuir com uma resposta, leia o artigo Qualidade de respostas e certifique-se de que esteja realmente contribuindo com a comunidade. Muitas vezes o ímpeto de contribuir nos leva a atrapalhar ao invés de ajudar.

Contribuir com resposta



CAPTCHA
[ Recarregar imagem ]

Digite o código acima:

  
* Nota: só é possível enviar respostas usuário que possui conta e esteja logado com ela, caso contrário sua mensagem será perdida.



Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts