aMule 2.2.4: novidades e vantagens de uso

Publicado por Ronaldo Santos Rocha em 04/05/2009

[ Hits: 5.961 ]

 


aMule 2.2.4: novidades e vantagens de uso



Na onda e tendência mundial dos compartilhadores P2P, não havia como negar que nós, usuários Linux, tínhamos uma grande defasagem em relação aos usuários do sistema da Microsoft. Os programas nativos para Linux eram e são poucos, entre os quais cito aqui os melhores (mas não tão eficientes quanto aos da plataforma Windows): Limewire. Imule, Xmule, Frostwire e assim por diante.

O top de linha até então era o Limewire, que eu uso inclusive, mas o programa tem seu sistema de busca muito reduzido (o que nos incita a adquirirmos a versão PRO - que é paga) e além disso o resultado das buscas vem com uma quantidade de "lixo" (não que isso seja problema para usuários Linux - vírus, spam e todo aquele inferno que é privilégio da Microsoft), mas o resultado final fica prejudicado, omitindo muitos arquivos.

Então tive uma grata surpresa ao procurar no gerenciador de pacotes e encontrar a nova versão do aMule 2.2.4 de 22 de Abril de 2009, eu já tinha experimentado a versão anterior e achei muito fraca e visualmente precária, esta última versão (com certeza vai melhorar mais ainda) veio com uma apresentação gráfica muito superior à antiga e com suporte à skins, na aba PREFERÊNCIAS - INTERFACE , nós encontramos as opções para usar Gnome, Tango, Kde4 e Xfce (para ninguém reclamar).

O suporte a player de mídia para as pré-visualizações realmente funciona (no meu caso eu escolhi o VLC - mas é o usuário quem define a sua preferida - Mplayer, Smplayer, Totem e aí por diante. Dica: para escolher o player o usuário deve procurar os executáveis na pasta /usr/bin no sistema de arquivos do Linux).

O maior problema para redes eDonkey é a temida Low ID, onde você fica na fila e é uma espera longa demais, a opção mais prática neste caso é configurar o modem e abrir manualmente as portas, existem vários tutoriais aqui no VOL indicando como fazer e de acordo com o modelo do modem. Mas se você usa com dual boot? Vai ter que reconfigurar o modem para Linux e Windows a toda troca de sistema?

A solução mais rápida para se fugir de problema e conseguir a High ID tornou-se simples, na aba PREFERÊNCIAS - CONEXÃO você deve marcar a opção HABILITAR UpnP - Plug and Play Universal.

Na hora da pesquisa não esqueça de marcar a "Procura" GLOBAL ao invés da LOCAL, que vai aumentar bastante os resultados da sua pesquisa.

Depois de baixados os arquivos não entre em pânico (cadê os meus arquivos?). Calma, você tem a opção de escolher a pasta destino e se você não escolher ele já vem configurado para a pasta pessoal, mas preste atenção, esta pasta aMule/Incoming vem oculta e para visualizar use Control+H ou marque na opção da pasta pessoal VER - exibir arquivos ocultos.

Como no Limewire, as buscam também vem com "lixo" em média 20 arquivos, mas você facilmente vai identificá-los pelo grande número de fontes e o tamanho do arquivos e claro vem todos em azul.

A velocidade de transferência é muito boa (no meu caso ADSL 1 MB), mas vai variar de acordo com a sua conexão e a disponibilidade dos arquivos.

Enfim, agora estamos chegando lá, claro que são necessárias algumas melhorias do programa, mas em relação a última versão foi um salto grande e muito bem vindo.

Para os downloaders de plantão, nesta versão ainda não conseguimos "indexar" os arquivos do site emulinha.biz, mas creio que será uma questão de tempo.

Outras dicas deste autor

Corrigindo instalação de 3 sistemas em mais de um HD (erro: 2 - 15 - 22)

Leitura recomendada

Acessando seu Ubuntu por um terminal Windows de outra rede

Busca de imagens no Google não abre corretamente no Firefox [Resolvido]

Configurando a Internet rapidinho no seu Linux

Mais de 100 distros

Java no Firefox 3.6

  

Comentários
[1] Comentário enviado por albfneto em 04/05/2009 - 17:26h

o novo amule é muito bom, e frostwire também.
agora limeware não gosto, nem a versão pra win. ele é lento e só pega legal coisas comerciais, licenciadas.

[2] Comentário enviado por cvalente em 05/05/2009 - 01:05h

Por "indexar" você se refere à associação de arquivos ed2k ? Se for isso : http://www.amule.org/wiki/index.php/Ed2k_links_handling

[3] Comentário enviado por douglascrp em 08/05/2009 - 22:51h

Atualizei o meu aMule aqui, mas o checkbox para habilitar a opção Enable UPnP veio desabilitada.
Você sabe o porque disso?
Será algum pacotes que está faltando?

Abraços

[4] Comentário enviado por soluz em 27/08/2010 - 15:55h

Pessoal,

Estou passando pelo memo problema do "douglascrp", a opção Enable UPnP aqui está desabilitada e não consigo alterar.

Paz!

[5] Comentário enviado por douglascrp em 27/08/2010 - 16:05h

e aí soluz... blz?

cara, eu já nem lembro mais se cheguei a usar essa opção, mas sei que para conseguir a ID alta em casa, tive que criar 2 regras no meu roteador

se quiser saber quais são, me manda um email para [email protected], e aí te passo quando chegar em casa

abraço



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts