Zenwalk vs Slackware

Publicado por Xerxes Lins em 12/04/2008

[ Hits: 9.815 ]

Blog: https://voidlinux.org/

 


Zenwalk vs Slackware



Meu objetivo é divulgar o Zenwalk e não declarar que uma distribuição é melhor que a outra.

Tentarei apenas mostrar as principais diferenças entre elas.

Zenwalk (Antes conhecido como Minislack), ou Zenwalk Linux, é uma distribuição Linux criada por Jean-Philippe Guillemin. Originalmente baseada no Slackware. Após sua criação, a distribuição se tornou bem diferente do Slackware na maioria de suas funcionalidades enquanto continuou compatível com todos os pacotes para Slackware.

Zenwalk é voltada para o usuário final, centrando-se em aplicações para internet, multimídia e ferramentas de programação. Além disso, Zenwalk vem com muitas ferramentas feitas para principiantes e para usuários avançados, pois proporciona configuração do sistema através do modo gráficos e através de comandos.

O ambiente gráfico padrão do Zenwalk é o XFCE, pois o a filosofia do Zenwalk é leveza, desempenho e facilidade. Porém, pode-se instalar qualquer outro ambiente gráfico com um simples comando.

Slackware é a mais antiga e ainda mantida distribuição Linux. A filosofia do Slackware é simplicidade (o que não implica em facilidade).

Enquanto em outras distribuições os usuários utilizam modo gráfico para configurar o sistema, os usuários do Slackware precisam aprender a configurar certas características através de edição de arquivos de texto. O que pode ser mais trabalhoso, porém muito mais claro em termos de mostrar para o usuário o que realmente está acontecendo no seu sistema. Outra característica do Slackware é sua segurança e estabilidade que em comparação com outras distribuições é insuperável.

Por isso Slackware é uma das mais respeitadas (ou a mais respeitada) distribuição existente. Só por causa disso, o Zenwalk que é baseado no Slackware já possui em certo prestígio e muitas vezes é indicado por usuários de Slackware para usuários iniciantes. Não pense porém, que Zenwalk foi feito só para usuários iniciantes.

Pense no Zenwalk como um Slackware enxuto e com muito mais facilidades.

Enxuto porque o Zenwalk não possui o excesso de aplicações que o Slackware tem em sua instalação "full". Com mais facilidades porque não deixa toda tarefa básica a cargo dos usuários - ele realiza automaticamente.

Muitos usuários do Slackware, para deixar o sistema mais leve, costumam desativar muitas opções durante a instalação ou até mesmo escolhem os aplicativos a serem instalados.

Usuários do Zenwalk não precisam se preocupar com isso, a instalação completa é muito mais rápida que a do Slackware (metade do tempo) e possui uma excelente seleção de aplicativos. Alem disso a inicialização do sistema também é muito mais rápida que a do Slackware padrão.

O processo de instalação de ambos é bem semelhante, mas existem algumas diferenças. Lembrando que no Zenwalk é mais rápido.

No Slackware, o usuário precisa instalar algumas coisas e configurar outras para deixar o sistema "redondinho" após sua instalação. No Zenwalk o usuário basicamente só precisa escolher o idioma e pronto. Toda configuração (de som, xorg etc) é feita automaticamente após a instalação. Mas sem esconder do usuário o que está sendo feito, o Zenwalk mantém o usuário sempre informado.

Atualização do Zenwalk é feita com um único e simples comando (netpkg upgrade) enquanto no Slackware, é preciso baixar pacotes manualmente ou instalar algum programa (como o Swaret) e (após alguma configuração em edição de texto) executar normalmente dois comandos para inicializar a atualização. Exemplo: swaret --update, swaret --upgrade.

A grosso modo, podemos dizer que o Zenwalk é um Slackware simplificado. Mas sendo mais específico podemos dizer que Zenwalk é uma distribuição nova (um bebê comparado ao Slackware) mas que possui todas as vantagens de segurança e estabilidade do Slackware e muito mais facilidades para configuração e atualização do sistema embora não tenha tantos aplicativos.

Alguns usuários de Slackware costumam ter o Zenwalk instalados no notebook, pois o Zenwalk supre grande parte da necessidade dos usuários por possuir aplicativos nativos específicos para cada tarefa. O Zenwalk possui normalmente só um aplicativo para cada tarefa. Exemplo: Thunar para gerenciador de arquivos, enquanto o Slackware vem com Thunar e Konqueror.

Mas se você não está nem aí para facilidades e prefere instalar e configurar tudo "na mão" - mesmo que leve mais tempo. Então recomendo o Slackware.

Para quem preferir um sistema leve e fácil (porém eficiente), Zenwalk é mais indicado.

Mais informações sobre Zenwalk:
Mais informações sobre Slackware:
Outras dicas deste autor

Jogos travando ao usar Compiz?

Controle de volume sumiu no KDE?

Instalando algumas coisas no Debian

Métodos para descobrir modelo da placa-mãe no Linux

Título "retrátil" da janela no i3

Leitura recomendada

ArchLinux: Firefox fechando após atualização

Conheça o OFRIS - o congelador de sistema para o Linux!

Tabela ASCII

Razor QT um novo desktop leve

Como tocar rádio online com Firefox no BRLix

  

Comentários
[1] Comentário enviado por androle em 12/04/2008 - 21:38h

Legal a dica, já estou baixando o livecd para testar.

[2] Comentário enviado por removido em 13/04/2008 - 01:39h

Eu tenho o Zenwalk instalado em um K6-III 533 Mhz, 186 MB de RAM e não penso tão cedo em retirar ele, caiu como uma luva nele, todos ( digo todos mesmo ) os codecs para assistir vídeos e escutar músicas, roda arquivos em Flash ( .FLV ) com extrema perfeição...

É excelente a distribuição, vai ver que é rápido assim devido ser baseado no Slackware mesmo e não pelo XFCE...

[3] Comentário enviado por removido em 13/04/2008 - 01:40h

Queria dar ponto aqui, mas só depois vi que era uma dica, mas vale o meu 10 pela mesma...

[4] Comentário enviado por removido em 14/04/2008 - 11:57h

muito bom !!!!!!!!!!!
gostei desse Zenwalk .........
poderia ser um artigo ,
pelo menos é melhor que muitos que já li !!!!!!!!!

[5] Comentário enviado por GuiB422 em 18/07/2008 - 23:34h

Eu usava o Ubuntu como meu desktop padrão, depois de sofrer um pouco por desempenho(minha máquina é um pentiumIII 850), resolvi tentar o Zenwalk... e foi muito boa a experiência. Bem mais leve e com as facilidades do ubuntu, aliás, até mais pq já veio com codecs instalados etc.

[6] Comentário enviado por Lisandro em 08/07/2009 - 09:50h

Legal a dica, uso Slack mas vou experimentar o Zenwalk.

[7] Comentário enviado por removido em 08/06/2015 - 00:42h

Muito bom. Vou testar.
--
Encryption works. Properly implemented strong crypto systems are one of the few things that you can rely on. Unfortunately, endpoint security is so terrifically weak that NSA can frequently find ways around it. — Edward Snowden

[8] Comentário enviado por xerxeslins em 08/06/2015 - 08:02h


[7] Comentário enviado por listeiro_037 em 08/06/2015 - 00:42h

Muito bom. Vou testar.
--
Encryption works. Properly implemented strong crypto systems are one of the few things that you can rely on. Unfortunately, endpoint security is so terrifically weak that NSA can frequently find ways around it. — Edward Snowden


Valeu! A dica é velhinha... tem mais de 6 anos... mas tá aí rsrs

Abraço



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts