Xeams - como evitar atualização automática para a versão non-free

Publicado por Helio F em 22/02/2017

[ Hits: 1.421 ]

 


Xeams - como evitar atualização automática para a versão non-free



Recentemente, deparei como a mensagem no painel de controle do Xeams que a minha licença iria vencer em 20 de janeiro de 2017.

Achei estranho, pois quando pesquisei um filtro de spam, o Xeams estava listado com free. Recorri ao Google, onde constatei que a empresa Synametrics Technologies, desenvolvedora do Xeams, tinha mudado a licença.

Eu vinha fazendo as atualizações regularmente, então pensei, foi nestas atualizações que a minha licença expirou. Procurei nos meus arquivos de downloads e encontrei a versão 4.8 build 5803 e resolvi instalá-la. Fiz o backup das configurações, pois tenho um lista enorme de bloqueios de IPs, assuntos e remetentes. Deu tudo certo, a mensagem de licença não era mais exibida e eu fiquei feliz como o meu feito. Fui para a casa com a sensação que iria continuar usando o Xeams.

Qual foi a minha surpresa ao chegar no trabalho e fazer as minhas rotinas diárias de administrador de rede, que inclui verificar os possíveis spams do meu servidor de e-mail via Xeams, deparei novamente com a mensagem dizendo que minha licença iria vencer.

Como assim? Eu tinha feito o downgrade do Xeams, fui no "menu: tools → about Xeams" e qual foi minha surpresa, estava com a versão atualizada. Fiquei mais estarrecido quando pesquisando, descobri que o software faz atualização automática e quando isto acontece, é aí que sua licença expira.

Como a atualização é feita automaticamente, foi desabilitar esta função, procurei no painel de controle do Xeams a opção de efetuar atualizações automáticas e, claro que não existe esta opção. Pensei, este cara não vai me vencer.

Acessei a pasta da instalação do Xeams para analisar as estrutura de pasta no intuito de descobrir uma forma de barrar as atualização automáticas. Fiz isto comparando a pasta da versão antiga que tinha instalado em um máquina virtual, com com a versão atualizada.

Descobri que os arquivos que eram atualizados ficam nas pasta xeams/lib/, todos com a extensão ".jar". O que eu fiz foi executar um chattr +i * em xeams/lib. Pronto, quero ver a atualização acontecer.

Feliz da vida fui para casa convencido que tinha solucionado o problema, no dia seguinte, qual foi minha surpresa, novamente tinha acontecido a atualização. Voltei o backup da pasta Xeams no servidor de e-mail e novamente comecei os testes na máquina virtual.

Sem mais delongas, abaixo as dicas sobre como travar a versão do Xeams para não atualizar mais:
  • Instale a versão 4.8 build 5803 na pasta patch;
  • Apague o arquivo "Patcher.jar", pois ele que é responsável em fazer a atualização automática;
  • Na pasta /lib, execute o comando: chattr +i *

Porém, isto não impede dele tentar atualizar o programa, e quando ele faz isto, o servidor Xeams para de rodar, pois ao começar baixar as atualizações, o serviço é parado e não reinicia, cujo processo de atualização é interrompido.

Fiquei com o servidor de e-mail parado toda a madrugada, pois o software tenta atualizar. Então criei um script que fica monitorando a execução do Xeams e se ele parar, o script reinicia o serviço.

Outras dicas deste autor
Nenhuma dica encontrada.
Leitura recomendada

Imagem de texto escaneado convertido em texto puro (OCR)

Instalando Palemoon no Void Linux

Automatizar tarefas com o JAVclocker

sh: lsb_release: not found

Trinity Desktop Environment - KDE 3.5 não morreu!

  

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.



Contribuir com comentário