Xeams - como evitar atualização automática para a versão non-free

Publicado por Helio F em 22/02/2017

[ Hits: 1.338 ]

 


Xeams - como evitar atualização automática para a versão non-free



Recentemente, deparei como a mensagem no painel de controle do Xeams que a minha licença iria vencer em 20 de janeiro de 2017.

Achei estranho, pois quando pesquisei um filtro de spam, o Xeams estava listado com free. Recorri ao Google, onde constatei que a empresa Synametrics Technologies, desenvolvedora do Xeams, tinha mudado a licença.

Eu vinha fazendo as atualizações regularmente, então pensei, foi nestas atualizações que a minha licença expirou. Procurei nos meus arquivos de downloads e encontrei a versão 4.8 build 5803 e resolvi instalá-la. Fiz o backup das configurações, pois tenho um lista enorme de bloqueios de IPs, assuntos e remetentes. Deu tudo certo, a mensagem de licença não era mais exibida e eu fiquei feliz como o meu feito. Fui para a casa com a sensação que iria continuar usando o Xeams.

Qual foi a minha surpresa ao chegar no trabalho e fazer as minhas rotinas diárias de administrador de rede, que inclui verificar os possíveis spams do meu servidor de e-mail via Xeams, deparei novamente com a mensagem dizendo que minha licença iria vencer.

Como assim? Eu tinha feito o downgrade do Xeams, fui no "menu: tools → about Xeams" e qual foi minha surpresa, estava com a versão atualizada. Fiquei mais estarrecido quando pesquisando, descobri que o software faz atualização automática e quando isto acontece, é aí que sua licença expira.

Como a atualização é feita automaticamente, foi desabilitar esta função, procurei no painel de controle do Xeams a opção de efetuar atualizações automáticas e, claro que não existe esta opção. Pensei, este cara não vai me vencer.

Acessei a pasta da instalação do Xeams para analisar as estrutura de pasta no intuito de descobrir uma forma de barrar as atualização automáticas. Fiz isto comparando a pasta da versão antiga que tinha instalado em um máquina virtual, com com a versão atualizada.

Descobri que os arquivos que eram atualizados ficam nas pasta xeams/lib/, todos com a extensão ".jar". O que eu fiz foi executar um chattr +i * em xeams/lib. Pronto, quero ver a atualização acontecer.

Feliz da vida fui para casa convencido que tinha solucionado o problema, no dia seguinte, qual foi minha surpresa, novamente tinha acontecido a atualização. Voltei o backup da pasta Xeams no servidor de e-mail e novamente comecei os testes na máquina virtual.

Sem mais delongas, abaixo as dicas sobre como travar a versão do Xeams para não atualizar mais:
  • Instale a versão 4.8 build 5803 na pasta patch;
  • Apague o arquivo "Patcher.jar", pois ele que é responsável em fazer a atualização automática;
  • Na pasta /lib, execute o comando: chattr +i *

Porém, isto não impede dele tentar atualizar o programa, e quando ele faz isto, o servidor Xeams para de rodar, pois ao começar baixar as atualizações, o serviço é parado e não reinicia, cujo processo de atualização é interrompido.

Fiquei com o servidor de e-mail parado toda a madrugada, pois o software tenta atualizar. Então criei um script que fica monitorando a execução do Xeams e se ele parar, o script reinicia o serviço.

Outras dicas deste autor
Nenhuma dica encontrada.
Leitura recomendada

AMSN com abas (Tabs)

Central de Serviços com Software Livre: Estruturando um Central de Serviços com o GLPI - Livro

ImageWriter - Criando pendrive bootável no openSUSE

Zenmap - Instalação no Debian/Ubuntu e CentOS/Fedora

Escolhendo os melhores mirrors pro seu Arch Linux

  

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts