X travado ou lento???

Publicado por Dornelles Vissotto Junior em 21/08/2004

[ Hits: 9.367 ]

 


X travado ou lento???



Se você coloca um processo para rodar ou tenta abrir um determinado programa e o seu ambiente X fica muito lento ou até, em casos extremos, trava completamente, o que fazer?

Você não precisa necessariamente reiniciar o computador.

Caso isto aconteça e você ainda permaneça com o domínio do teclado, pode digitar Ctrl+Alt+F[1-6] (ou seja F1 ao F6) que o Linux abrirá um novo prompt, só que em outra porta de comunicação tty. No caso do Linux, tty8 é utilizada para o terminal de inicialização e tty7 usado para o desktop manager.

No prompt logue-se como usuário ou root. Se você sabe o comando que digitou (ou nome de chamada do programa), descubra o pid (identificador do processo):

$ ps -ef | grep comando

O pid é o primeiro identificador. Depois disto quebre a execução do processo com o comando kill:

$ kill -9 pid_do_processo

Se você não sabe qual é o processo, para descobrir aquele que mais está consumindo o seu CPU/RAM digite "top" e será mostrado uma lista com o consumo dos principais processos. O que estará travando o seu X provavelmente será o que consome mais CPU/RAM.

Descubra o pid deste processo e quebre a execução pelo mesmo procedimento acima.

Deslogue-se.

Para retornar ao X digite Ctrl+Alt+F7. Se o seu X voltar a funcionar normalmente, beleza, caso contrário você realmente precisará reiniciar o X (note que não precisará reiniciar o computador ainda).

Para isto basta digitar Ctrl+Alt+Backspace. O X será reiniciado e o Desktop Manager aparecerá novamente. Se logue. Pronto, deverá estar tudo normal.

Agora, caso o X trave completamente, eliminando os recursos de mouse e teclado, aí sim só reiniciando...

Outras dicas deste autor

Cedilha no Mozilla não aparece?

Leitura recomendada

Habilitando o iLBC do Asterisk 1.4.19 ou superior de forma rápida

Inicializando o OpenOffice via linha de comando

Listando arquivos pela data

Estude mais as opções/sintaxe e menos os comandos!

Limpar a partição /boot no Ubuntu ou Debian

  

Comentários
[1] Comentário enviado por lowpis em 22/08/2004 - 01:11h

muitas vezes acontece que o computador parece completamente travado e eh impossivel mudar para um terminal. (o teclado nao responde)

nesse caso, va ate aoutra maquina na rede e logue-se remotamente. aí sim siga os passos de como matar o programa travado...

[2] Comentário enviado por dvissotto em 23/08/2004 - 10:13h

Obrigado pelo comentário. De fato, quando vc está em rede é possível utilizar o acesso remoto, porém, geralmente quando a máquina trava por completo, a interface eth também não responde.

[3] Comentário enviado por jllucca em 24/08/2004 - 22:46h

Ah, casos onde a maquina parece travada. Mas, não está... já tive que ficar quase 10 min. em outra maquina na rede pra matar um processo que na maquina que utilizo estava ocasionando lentidão.

Na verdade o conceito de "travar" vem do mundo windows, onde não tem um bom gerenciamento da memoria e quando ela acaba o tio bill paralisa. No linux, quando a memoria acaba o processo que está fazendo requisição e tem quantidades monstruosas alocadas é morto. Essa é minha gentil opinião.

[4] Comentário enviado por cleitão em 14/03/2006 - 13:39h

Boa tarde amigos,

estou com um problema parecido só que um pouco pior no meu caso acontece de travar consigo acessar a máquina por telnet, ssh normal reinicio, mas quando volta vem travado novamente o usuário não consegue fazer login nem no kde e nem por terminal.

Se alguém já viu algo parecido e tiver alguma idéia do que fazer eu agradeço a ajuda........



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts