Wireless no Ubuntu 8.04 sem linha de comando

Publicado por Estevão Cavalcanti em 10/07/2008

[ Hits: 15.840 ]

Blog: http://www.cpdd.com.br

 


Wireless no Ubuntu 8.04 sem linha de comando



Olá pessoal!

Já vi alguns artigos falando sobre a instalação de placas wireless no Linux, principalmente no Ubuntu, mas muitos deles dão walktroughs meio complexos para leigos.

Resolvi dar uma estudada no caso e achei a maneira mais simples de se configurar a placa de rede sem fio aproveitando uma das melhores vantagens desta distribuição: a facilidade!

Antes de prosseguir, tenha em mente que isto só funcionará no Ubuntu 8.04 (ou "Hardy Heron")! Primeiro, você deve localizar o driver (firmware) da sua placa. Pode procurar neste site:
Esta lista contém os links para localização do driver correto para sua placa. No meu caso, tenho uma placa wireless Broadcom 4312 em um laptop Dell Vostro 1000. No link para esta placa existe um apontamento para um repositório chamado "Cafuego".

Ele contém o pacote "bcm43xx", que é necessário para a instalação. Faça o download a partir da página do repositório. Caso sua placa seja esta também, o link direto é:
Após terminar o download, vá ao local onde o pacote foi salvo e o execute, clicando sobre ele com o mouse. Isto vai abrir uma janela do instalador de pacotes do Ubuntu. Basta mandar instalar o pacote e fechar a janela após a conclusão do processo, que pode levar alguns minutos, pois o sistema pode necessitar fazer o download de um programa para extração do firmware da placa - coisa que o próprio gerenciador de pacotes fará SOZINHO PARA VOCÊ.

Depois de instalado o módulo, vamos habilitá-lo. Vá ao menu Sistema > Administração > Drivers de Hardware (no Gnome). Se a instalação do firmware foi bem-sucedida, então você verá nesta tela em "Dispositivo de Driver" a opção "Broadcom B43wireless driver", que estará desmarcada. Apenas marque-a, habilitando o driver, e deixe o sistema concluir a operação.

Feito isto, você já pode clicar com o mouse sobre o ícone de rede, ao lado do relógio, e escolher a opção de se conectar à rede sem fio. Caso exista alguma criptografia ou proteção na rede escolhida será solicitada a chave.

Digite-a e boa navegação!

Outras dicas deste autor

Linux na Agência Rural e Secretaria da Agricultura de Goiânia

Alternando entre proxies diferentes no Firefox com facilidade

Configurando date.timezone do PHP no Fedora 9

Leitura recomendada

Debian 5.0 Lenny no notebook W93 - Passando da tela preta do boot

Instalando uma webcam da Clone no Ubuntu

Placa de vídeo Nvidia em notebook HP DV2807NR

Driver Atheros AR8132M para Linux CentOS 5

Ativação WIFI Atheros AR5007EG quando ndiswrapper não funciona

  

Comentários
[1] Comentário enviado por vagschubert em 11/07/2008 - 12:40h

Muito bem, estava precisando algum auxilio a esse respeito, obrigado!..

[2] Comentário enviado por pinduvoz em 13/07/2008 - 02:23h

Ficou muito fácil com seu texto objetivo, dirigido ao que eu chamo de "usuário windows puro", ou seja, aquele que só gosta de clicar com o mouse (esse usuário não passou pela "era DOS").
Linha de comando ou terminal faz parte do Linux, mas eu sempre achei que se dá para fazer algo de maneira descomplicada e apenas com o uso do mouse, devemos dar esta opção a quem quer saber o que fazer.
Parabéns!

[3] Comentário enviado por malakias em 15/07/2008 - 20:04h

nao consigo entrar na net discada no kurumin 7

[4] Comentário enviado por bramax em 16/07/2008 - 09:42h

Malakias,

Deve fazer uns 4 anos que eu não trabalho com o Kurumin (acho que parei no Kurumin 3), mas se bem me lembro existe um "ícone mágico" dentro do menu K > Internet que permite que você faça a conexão com o modem discado à internet. Nunca tive problemas com isso. Você pode procurar mais a respeito nos Fóruns sobre o Kurumin, aqui no VoL ou no próprio Guia do Hardware (o oficial da distro, do Carlos Morimoto). Abraço!


Pinduvoz,

Obrigado! Eu sempre procuro pensar nos "windows users" que não tem muita afinidade com linhas de comando! Abraço!


Va_Schubert,

Por nada! Precisando tamos ae! Abraço!

[5] Comentário enviado por araujoguina em 09/08/2008 - 00:01h

Sou iniciante neste site e estou aprendendo o linux atraves do ubuntu 8.04. Consegui detectar a rede sem fio via rádio que usamos aqui na cidade. Agora estou com dúvidas sobre como fazer para logar no provedor de acesso digitando o nome e senha já que não achei onde configurar meus dados de autenticação junto ao provedor. Grato.
Aguinaldo.

[6] Comentário enviado por lostgamex em 13/08/2008 - 21:03h

Amigo, instalei adptador usb d-link dwa -110, instalei o drive do winxp com o ndisgtk, detecta a rede que uso com wep, mas não acessa a internet . pode me ajudar não tenho como
logar pela placa de rede, uso somente wireless. Sou um novo usuario do linux. Socorro. Há proposito uso o ubuntu 8.04 32 bits

[7] Comentário enviado por manuchelo em 12/09/2008 - 00:42h

resolvi facilmente aqui: http://linuxwireless.org/en/users/Drivers
No Dell com Ubuntu 8.04, placa Broadcom, um sudo /usr/share/b43-fwcutter/install_bcm43xx_firmware.sh resolve o problema.



Contribuir com comentário