Webmin - Sincronizando usuários/grupos do Unix com o Samba

Publicado por Jean Felipe Cardoso em 21/02/2011

[ Hits: 14.919 ]

 


Webmin - Sincronizando usuários/grupos do Unix com o Samba



Prezados,

Estou enviando a dica porque, apesar de ser extremamente simples, pode ser útil à outros usuários, tal como foi para o meu caso e não encontrei nada muito específico no Google e em outros sites que pudessem servir de referência para a resolução do problema. Vamos ao caso.

Estava configurando o Webmin para sincronizar os usuários do sistema com o Samba, de modo que ao criar um usuário pelo módulo "users and groups" este seria então cadastrado na base de usuários do Samba automaticamente. Entretanto, após configurar o Webmin para fazer a sincronização, o usuário era adicionado ao sistema mas não ao Samba. Após algumas pesquisas, encontrei o responsável pelo problema e, feitos os ajustes, tudo funcionou perfeitamente.

Solução:

A distribuição que estou utilizando aqui é o CentOS 5.5 x86_64 em uma máquina virtual com o Vmware Player, Webmin versão 1.530 e a versão do Samba é a 3.5.6 (atualizei pelo repositório SerNet), uma vez que a versão do samba que encontra-se nos repositórios do CentOS é a 3.0.33 e é incompatível com máquinas rodando Windows 7.

Continuando... por padrão, o Webmin tenta sincronizar os usuários do sistema salvando-os no /etc/samba/smbpasswd, porém o Samba não utiliza mais como padrão o backend smbpasswd para armazenar os usuários, e sim o tdbsam, o qual deve ser acessado com a ferramenta pdbedit. Portanto, para habilitar a configuração correta no Webmin, fiz o seguinte procedimento:

1. Logar no Webmin - https://servidor:10000 (substitua pelo endereço de seu servidor);

2. Na tela principal, selecione Servidores -> Compartilhamento de arquivos com Windows (Samba);

3. Neste módulo, selecione "Configuração do módulo";

4. Aqui podemos configurar os caminhos para os utilitários de administração do samba e arquivos de configuração, procure por "Caminho completo para o pdbedit, 3, Nenhum" e então verifique em sua distribuição o caminho para o pdbedit (no CentOs está em /usr/bin/pdbedit), inserindo-o neste campo;

5. Por fim, clique em "Salvar" e agora faça um teste: no Webmin, selecione Sistema -> Usuários e Grupos (assumindo que você já tenha configurado a sincronização automática de usuários e grupos do Samba) e preencha o formulário de criação de usuários normalmente. Após criar o usuário, verifique pelo terminal se este foi criado no sistema e na base de usuários do samba. No meu caso, criei o usuário www, conforme mostro abaixo:

# id www
uid=501(www) gid=501(www) grupos=501(www)
# pdbedit -L
root:0:root
www:501:Gerenciamento de documentos Web

Feito!

Espero ter ajudado.

Jean

Outras dicas deste autor
Nenhuma dica encontrada.
Leitura recomendada

Autologin com KDM

Tutorial Gaupol - Sincronização de legendas no Linux

Erro "Makefile:181" no VirtualBox do Fedora [Resolvido]

Gerencie serviços no Ubuntu com o BUM

Servidor LAMP no Red Hat, Fedora e CentOS

  

Comentários
[1] Comentário enviado por removido em 21/02/2011 - 14:35h

Legal a dica !

[2] Comentário enviado por vitorioluis em 16/11/2011 - 10:31h

Gostei da sua Dica vou tentar usar aqui...



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts