Verificando se a internet discada caiu

Publicado por Perfil removido em 19/10/2006

[ Hits: 9.119 ]

 


Verificando se a internet discada caiu



Para quem usa acesso discado e tem o hábito de baixar músicas e vídeos através de programas P2P ou qualquer outro tipo de coisas, provavelmente deixa o micro ligado fazendo o trabalho e desliga apenas o monitor. Acontece que de vez em quando o usuário liga o monitor para saber se tudo está caminhando bem, principalmente se a conexão discada está de pé ou caiu. Não recomendo que fique ligando e desligando o monitor para verificar se a conexão discada caiu ou não, pois há uma maneira super prática, evitando o desgaste do próprio monitor.

A melhor alternativa é usar um protetor telefônico que tenha um led, onde a luz é emitida toda vez que a ligação é estabelecida. Para quem não sabe, LED significa "Diodo Emissor de Luz". Na imagem abaixo, você pode observar um modelo de protetor telefônico da Clone que uso:


Basta conectar o protetor à tomada de telefone, a linha de telefone do modem ao protetor e pronto. Quando você conectar à internet, o led vermelho acenderá e ficará permanente durante todo o tempo que você estiver conectado. Se estiver baixando algo através de programas P2P e vai precisar desligar o monitor para fazer outras coisas demoradas, basta verificar se o led do protetor continua aceso ou não; se o led estiver ligado, a conexão está OK e se estiver apagado, a conexão caiu.

Outro detalhe importante é verificar se não há algo que interrompa a conexão, tais como protetor de tela ativado (desative-o), modo de baixo consumo de energia ativado (desative-o), o telefone ligado ao modem em conjunto com a linha, pois isso ocorre de alguém (ou mesmo uma criança) bater no telefone por acidente e cair, provocando a queda de conexão, ou mesmo de pegá-lo para fazer uma ligação e esqueceu que está conectado.

Lembro-me de um colega que ficou super chateado por ter ficado sem internet, pois tinha apenas dois pulsos. Aconteceu da seguinte forma. Ele acabou de conectar após às 14 horas de sábado, com previsão para desligar a conexão às 6 horas da manhã de segunda-feira. Acontece que por volta das 18 horas de sábado, a esposa pegou no telefone para fazer uma ligação e lá se foi o fim do pulso. (ah ah ah ah ah)

Viu aí... é fácil esquecer que a internet está ligada para pessoas menos avisadas ou mesmo esquecidas. Portanto, deixe apenas o cabo do modem conectado à linha ao acessar a internet.

:::... Viva o Linux ...:::

Outras dicas deste autor

Samba 3.0.7 - Resolvendo problema de montagem

Migrando do Thunderbird para o Claws sem (muita!) dor

Instalando libdvdcss sem suporte no seu Linux

Instalando o AssaultCube no Ubuntu Linux (FPS)

Como abrir DVD de vídeo no VLC

Leitura recomendada

Solução para microfone chiando

Instalando webcam no OpenSuSE 10.2 em menos de 10 segundos

Configurando placa de captura de vídeo Pinnacle DC30+ no Conectiva 10

Resolvendo problema do teclado após instalação do driver da Nvidia no Ubuntu 7.04

Teclado US_Internacional no Slackware 10

  

Comentários
[1] Comentário enviado por lulu.campos em 20/10/2006 - 18:08h

eu uso muito o limewire e baixo muitas coisas, como tambem ligava e desligava o monitor pra saber se minha conexao tava ok, mas esta dica me salvou. parabéns, rychardi. sou iniciante e gosto muito das duas dicas e tambem das dicas de hellnux.




Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts