Um bom programa de CAD para LInux

Publicado por Rafael em 08/01/2008

[ Hits: 45.877 ]

 


Um bom programa de CAD para LInux



Olá pessoal, é com muita satisfação que venho anunciar que existe uma suíte completa de CAD (mecânico) para Linux, se trata do CollabCAD:
É uma solução completa e free (não é open source) de CAD, CAM e CAE suprindo assim uma lacuna antiga do nosso amado SO.

No site tem pacotes rpm e tgz, mas é só usar o Alien para quem tem um sistema baseado do Debian para transformar os pacotes em DEB, funciona 100% no meu Ubuntu 6.1.

Outras dicas deste autor
Nenhuma dica encontrada.
Leitura recomendada

Configurando hosts favoritos no SSH

Mplayer no SuSE 10.1

TeamViewer no Fedora 18

Problema: Dell OpenManage não faz login (refresh na tela) no CentOS 6.4 [Resolvido]

DesktopSuse-SEE-MG

  

Comentários
[1] Comentário enviado por tenchi em 08/01/2008 - 18:24h

Para quem tiver coragem, experimentem o FreeCAD, que é baseado no OpenCascade, ambos opensource.

[2] Comentário enviado por delebla em 08/01/2008 - 22:55h

?comentario=
Rafael.

Trabalho como usuário e consultor de CAD 3D e, infelizmente, a lacuna do Linux em CAD/CAM/CAE ainda é muito grande.

Não há opções de CAD realmente profissionais para Linux.

A única opção de um sistema CAD/PLM de grande porte que havia para Linux, o Pro/ENGINEER Wildfire 3.0 (www.ptc.com), que será descontinuada na versão 4.0 por falta de interesse nesta plataforma (mas, felizmente, serão mantidas as opções para OpenSolaris e outros Unix).

Os melhores softwares de CAD do mercado (os que são realmente funcionais), como o SolidWorks, Solid Edge, Catia, UG NX, Inventor e outros, oferecem como vantagem uma grande integração com o Windows e o pacote Office e não há a mínima possibilidade de que tenham uma versão para Linux a longo prazo.

A PTC (citada acima) é a única que anda brigando um pouco com a Microsoft e está suportando o OpenOffice para algumas funções do Pro/ENGINEER, além de investir bastante nas plataformas Unix

Softwares de CAD para Linux, seja Free Software, Freeware ou mesmo comerciais, como o QCAD, VariCAD, CollabCAD, FreeCAD, GraphitONE estão muito aquém no que se refere à funcionalidade em relação aos softwares de CAD correspondentes mais utilizados no Windows.

Existem algumas tentativas de portar o IntelliCAD para Linux, que na verdade são algumas modificações no programa para rodar redondo debaixo do Wine, mas essas versões têm muitas de suas funcionalidades limitadas.

Com relação especificamente ao CollabCAD, pelo que eu vi no site, sinceramente, nem me dei ao trabalho de baixar e testar. A modelação utilizando elementos primitivos como cubos, cilindros, etc., é (como o próprio método diz) muito primitiva.

Essa lacuna só será fechada quando holver uma aceitação realmente grande do Linux nos desktops das grandes empresas. :-(

Eu mesmo sou apaixonado pelo Linux e pelo espírito Free Software, mas não consigo deixar de ser um usuário Windows por causa desta falta de oferta de bons programas CAD para Linux.

[[]]

[3] Comentário enviado por cesarsecco em 06/02/2008 - 11:58h

Eu também concordo com nosso amigo.
Sou projetista, e posso dizer que ainda existe um abismo entre o linux e aplixações no que se refere a algumas áreas específicas.
Para usuário que utilizam apenas as suites office, não entendo o porque da resistencia em migrar para o linux. Mas os profissionais que utilizam aplicativos como CAD, se sentem ainda orfãos.
Espero um dia poder dizer:"Estou livre, não sou mais um fantoche do capitalismo..."
"Enquanto isso na sala de justiça": vamos ter que aguardar um pouco mais.
abraço a todos. E não desistam.
Guerras existem para serem travadas, e resistência serve para mostrar que estamos no caminho certo.

[4] Comentário enviado por borgesgalvao em 20/05/2009 - 22:36h

Sou usuário de computador há 15 anos, sou projetista de hidro-elétricas em Belo Horizonte, MG e uso computador pra tudo, (música, comunicação, estudo)principalmente, trabalho.

Eu e a maioria das pessoas na minha empresa utilizam, pra trabalhar, sistemas de desenho auxiliado por computador, principalmente o AutoCAD, da Autodesk. Até a versão 12 do autocad ele era feito pra rodar exclusivamente no DOS (isso mesmo, antes do windows 3.1). Desde sua versão 13 ele é desenvolvido para windows e mac, mas não existe nada similar para linux. Nem similar nem parecido.

Procuro sempre, desde o início das notícias do linux, mas simplesmente não existe.
Com essa falta de CAD pra Linux, a ENGENHAIA (Civil, de Tráfego, Mecânica, Elétrica), Arquitetura, Geotecnia, Geografia, entre várias outras, simplesmente não são atendidas pelo Linux. No início eu pensava que esse descaso dos programadores pra Linux em torno do mundo em relação ao sistema CAD fosse devido à complexidade de um sistema desses. Hoje, vendo os avanços que o Linux sofrendo, inclusive na área de jogos, penso que esse descaso se deve há uma falta de maturidade dos seus programadores e coordenadores. É como o artista que defende a "arte pela arte".

Administram banco de dados, fazem o computador ligar a partir de uma mensagem de celular, colocam a geladeira pra fazer compra pela internet e o diabo a quatro, mas tudo ligado à própria tecnologia.
Quando se tem de fazer um prédio, projetar um produto de designer inovador em 3D, gerenciar projetos vindos de áreas diferentes (como as que citei) pra construir uma hidro-elétrica ou um motor a combustão, ou fazer avaliações de estruturas de sólidos finitos, aí, infelizmente, só empresas de grande porte se dedicam a desenvolver softwares realmente confiáveis. E não podem fazer isso de graça, ou esperando lucro só a partir do treinamento e suporte que eventualmente venham a dar. No início até pensei: Ah, vou colocar CAD no windows, e todo o resto no Linux, no meu notebook, e fazer dual boot.

Confesso que algumas vezes tentei, mas não rola. Quando estou trabalhando e preciso usar uma tabela, mandar um e-mail, ver uma imagem, não dá pra ficar trocando de sistema. Hoje tenho apenas o windows no notebook e fico rezando pro Google comprar a AutoDesk e abrir o código fonte do CAD pra eu poder passar pro Linux realmente.

Isso aqui é um lamento de um "usuário não praticante" de Linux. E se aparecer alguém aqui me chamando de "desinformado" ou "alienado" ou "preguiçoso" e em seguida colocar um link pra um programa pelo menos próximo do que é o AutoCAD, mas para Linux, pode saber que serei muito grato. caso queiram manter contato: borgesgalvao@gmail.com

[5] Comentário enviado por cytron em 20/09/2009 - 12:44h

Então tá aí borges:

http://forum.ecivilnet.com/about835.html

Não trabalho com cad, estive apenas dando uma pesquisada no que temos pra Linux, então encontrei um forum onde alguém do ramo detalhou esse BricsCAD.

Pena que é pago, mas tudo bem, pra quem trabalha no ramo o investimento é necessário.

Espero que você possa libertar se desse tal de inos... uinos.... windos.... windows.... a, sei lá! (kkkkkkkkk), só costumo guardar na memória coisas úteis para mim.

[6] Comentário enviado por edersonhonorato em 06/01/2010 - 11:50h

O BrisCAD é meio que um derivado do IntelliCAD(ou vice-versa) que por definição não possui todos os recursos do AutoCAD.

O bom dele é o suporte nativo ao formato DWG.

O BrisCAD é muito similar ao AutoCAD R14, que diga-se de passagem, roda bem via wine.

O VariCAD também é uma boa opção, porém para quem está acostumado com linha de comando, vai estranhar um pouco a "sistemática" do programa. Cheguei a insistir bastante antes de entender o VariCAD e consegui produzir bons projetos nele, pois a parte 3D dele também é boa. No entanto não chega aos pés de um SolidWorks da vida, já que demanda bastante aprendizado(e nenhum manual em português).

Se o Pro/ENGINEER continuar investindo no mundo *nix já é um alívio, pois tem muita empresa adquirindo esse software para projetos. Quem sabe no futuro eles voltem a desenvolver para a plataforma linux.

Nesse interim, ficamos na espera de que num futuro não muito longo, mais softwares CAD rodem nativamente no Linux.

[7] Comentário enviado por ooxmanster em 24/04/2010 - 11:10h

Grande Ederson, sou projetista desde 2003 e também sou frustrado com esse abismo que existe entre as distribuições Linux e os softwares de CAD.
Porém este ano resolvi migrar de plataforma de vez substituir o Rwindows das máquinas para ubuntu. aja visto a minha intenção de mudar de ramo de trabalho, mas tive uma grata surpresa ao mudar o OpenSolaris do Laptop para o UBUNTU 9.10, o pequeno utilitário PlayOnLinux juntamente com a versão recente do Wine, me permitem rodar hoje o AutoCAD 2008 sem restrições de comandos e confesso que estou contente, apesar de está usando cada vez menos softwares CAD, espero que com a evolução das soluções de compatibilidade futuras, as novas versões do AutoCAD possam rodar tão bem quanto a versão 2008.

Infelizmente as lacunas persistem, e ainda hoje continuo com o Rwindows rodando em uma maquina virtual pra poder trabalhar com o ArcGIS, enquanto o mesmo não rode tão bem em Linux.

Grande abraço e vamos manter o espirito de luta.

[8] Comentário enviado por edersonhonorato em 27/04/2010 - 07:24h

ooxmanster, ainda bem que você conseguiu rodar o AutoCAD no PlayOnLinux.

Tenho ele instalado no meu Ubuntu 9.04, e fiquei feliz quando percebi que dentre outros aplicativos 3D ele rodava o AutoCAD e o SolidWorks. No entanto na prática, a coisa não funcionou tão bem quanto eu esperava.

Não sei se por azar, nem o AutoCAD eu consegui funcionar na minha máquina(que não tem uma configuração de ponta).

Enfim, o negócio é esperar mesmo e continuar utilizando o Ruindows para desenvolvimento de projetos, enquanto não surge nenhuma alternativa viável em linux.

Tem um camarada meu que possui um CD de instalação do Pro-Engineer nativo do Linux. Vou tentar instalá-lo e ver se é usável. Infelizmente como já disse, ele foi descontinuado.

Vou ficar esperando.

[9] Comentário enviado por ruysabino em 22/11/2011 - 08:44h

Olá a todos, só para dar uma atualizada!!
Saiu mais uma alternativa CAD para Linux, o DraftSight, não uso CAD então não posso opinar muito, mais pra quem quiser dar uma testada segue o link http://www.3ds.com/products/draftsight/overview/ e o mesmo é gratuito, bastando um simples cadastro para receber o serial.

[10] Comentário enviado por ruysabino em 22/11/2011 - 08:54h

Aqui mesmo no VOL tem um dica dele http://www.vivaolinux.com.br/dica/Draftsight-um-otimo-software-CAD-e-o-melhor-E-FREE !

[11] Comentário enviado por edersonhonorato em 23/11/2011 - 12:31h

Conheci o DraftSight aqui mesmo no VOL e estou utilizando ele desde então.

Esse software é desenvolvido pela Dassaults System que é produtora do SolidWorks e sua suite de aplicativos, entre eles, o DWGEditor no qual se baseia o DraftSight.

Ótima compatibilidade, recomendo a todos.
Infelizmente não é opensource, mas é melhor do que rodar AutoCad via wine.

[12] Comentário enviado por alexsdn em 24/08/2012 - 21:06h

Existe também outra alternativa de peso talvez pouco conhecida, o Medusa Cad:
http://www.cad-schroer.com/Software/MEDUSA4/



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts