Tropycal RPG Engine BETA

Publicado por Felipe Ruiz Peixoto em 22/03/2012

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Tropycal RPG Engine BETA



Quem tem muita criatividade, e gosta de se divertir criando joguinhos para desafiar os outros, vai gostar deste meu novo projeto.

Criado a partir de um jogo chamado Dragon Hunt, este programa utiliza o Python e o Pygame para facilitar a criação de RPGs, no estilo do 'RPG maker'.

Por ter sido escrito em Python, ele pode ser executado em qualquer Sistema Operacional, e sua licença é a GPL, gratuito e de código aberto. Com um editor gráfico, onde você pode criar facilmente um jogo RPG utilizando o mouse para criar mapas e ações.

Se quiser personalizar mais o seu jogo, poderá ir nos arquivos de texto do seu jogo, e escrever o código simplificado que a Engine utiliza (TP-1), que é muito fácil de entender, e possui um tutorial em HTML completo.

Abaixo, vai algumas características do programa:

- Extremamente customizável, pode até alterar o tamanho da janela e dos 'tiles' (imagens que formam os mapas, itens, etc..), tema de cores, posição da interface, registrar ações para os botões do teclado ou Joystick, etc...

- Também tem suporte a traduções, onde cada jogo possui arquivos de texto com as linhas que traduzem o programa, e o jogo para qualquer linguagem.

- Os dias no jogo passam automaticamente, alternando entre dia ensolarado, noite, chuva e tempestade, cada um com mapas e sons característicos. Isto pode ser desabilitado se o usuário desejar.

- Possui suporte para músicas de fundo, de menu principal, efeitos sonoros e transições.

- Suporta personagens, podendo alternar entre eles (party), e exibir diálogos com os rostos deles, dar presentes, ser amigos ou inimigos e até brigar.

- Criação de animais e plantações, como no clássico simulador e RPG "Harvest Moon".

- Temporizadores e animações, inclusive "tiles" animados.

- Função "save/load"

-O jogador pode criar sua própria "playlist", tocando suas músicas no jogo.


As possibilidades são muitas, leia o tutorial que está incluso no programa, para saber tudo o que pode ser utilizado deste motor de RPGs.

Por enquanto, o ponto fraco do projeto são os gráficos, mas o programa dá suporte para melhorá-los, usando imagens maiores e alterando configurações de tamanho (não testado).

Códigos

Exemplos de código desta Engine, lembrando que o editor faz os códigos automaticamente para você (como por exemplo, o temporizador: timer):

- info("Meu primeiro rpg"):

Vai mostrar na área de mensagens o texto "Meu primeiro rpg".

- attack("Wolf"):

Faz o jogador entrar em uma batalha contra um lobo ("wolf").

- give("defense", 5):

Aumenta a defesa do jogador em 5.

- item("Knife"): Dá uma faca para o jogador

- talk("Felipe"):

Começa uma conversa com o personagem "Felipe", que dependendo do dia e da relação, poderá dizer "Bom dia" ou "Saia da minha frente". XD

- play_game_bgm("/sounds/musica.ogg"):

Toca uma música de fundo.

- timer("cronometro", 120, "active", "info(/-Meu primeiro rpg-/)"):

Cria um temporizador que exibe a mensagem "Meu primeiro rpg" a cada 12 segundos.

- party_add("Felipe") - party_player("Felipe")

Primeiro adiciona o personagem Felipe para o grupo do jogador, depois muda o personagem atual para jogar com Felipe.

Leia o tutorial para aprender sobre o recurso "party" e o arquivo "hero_changes.txt".

Requerimentos e Links

  • Requer Python e Pygame instalados NO MESMO LOCAL.
  • Não requer instalação.
  • 250 MB de memória RAM.

Está em fase BETA (testes), mas já pode ser utilizado normalmente.

Link para downloads: http://sourceforge.net/projects/tropycal/files/"

- O arquivo BLANK é um modelo básico de jogo, em branco.

- O arquivo TP-1_TEMPLATE é um jogo básico, usado para testes.

- Os jogos são pastas que fica dentro da pasta "modules", cada pasta, um jogo.

Ainda está em desenvolvimento o jogo principal e completo da Engine, o Tropycal Paradise.

Se quiser o arquivo para ajudar a desenvolver, ou para comunicar algum erro ou sugestão, e-mails:
  • feliperuiz.sax.eletronic[at]gmail.com
  • felipeludo2011[at]gmail.com.

Divirtam-se criando RPGs e desafiando seus amigos.

E viva ao Software Livre!

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Comentários
[1] Comentário enviado por VonNaturAustreVe em 24/03/2012 - 01:11h

Só faltou um print do resultado final.


[]'s


[3] Comentário enviado por VonNaturAustreVe em 24/03/2012 - 17:41h

Agora sim, muito bom cara :D


[]'s



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