TkDesk - Gerenciador de arquivos

Publicado por Vinicius Massuchetto em 13/02/2006

[ Hits: 9.132 ]

 


TkDesk - Gerenciador de arquivos



Quando comecei a usar Linux, comecei com uma distribuição bem completa para iniciantes e cheia de parafernalhas que jamais utilizei e acredito que jamais utilizaria também, conseqüentemente a distribuição veio com o KDE, uma interface gráfica bonita, fluente e pesada.

O KDE possui um ótimo gerenciador de arquivos, o Konqueror, só que como o KDE inteiro, você vai precisar de 3GHz de processamento para rodá-lo junto com outras atividades normais, sem deixar o seu PC se arrastando.

Foi então que fui em busca de outro gerenciador de arquivos, garimpei pela NET atrás de algo que prestasse. Usei o Nautilus, XFE, Northern Captain, Midnight Commander e uma série de outros que não me agradaram. Afinal, depois de 7 anos com o Windows, coisas como o Windows Explorer ficaram mais fáceis, mas o WE tem o mesmo problema que o Konqueror, então eu usava o xplorer2.

Enfim, foi que eu me deparei com o TkDesk, que assume perfeitamente às necessidades que alguém que usava o Windows Explorer possui, com algumas funcionalidades bem legais, desde a procura de arquivos até comparação e exibição de diferenças entre dois arquivo.

Você pode escolher vários painéis e o painel fonte que guiará todos eles (algo como uma árvore de diretórios). Ele se integra com o XTerm e oferece vários comandos diretos com o mouse, inclusive a lista dos pacotes instalados via apt-get no Debian, e também a função de baixar pacotes sem ter que digitar os comandos.

Página do software:
Link pra download tar.gz:
Comando apt-get:

$ apt-get install tkdesk

Galera, por favor, me deixem sabendo de demais gerenciadores de janelas com funcionalidade semelhante à do Windows Explorer, experimentei dezenas deles mas não todos...:)

Abraços.

Outras dicas deste autor

XFCE 4.2 pelo APT

Converter lotes de arquivos usando o ImageMagick

Leitura recomendada

Erro ao montar HD portátil [Resolvido]

Erro ao inciar sessão gráfica (status 256)

Problemas ao montar partição criptografada com Losetup em distribuições diferentes

Editando rótulos de partições ext2/ext3 usando e2label

Fazendo backup com o SSH

  

Comentários
[1] Comentário enviado por jlins em 08/02/2007 - 10:23h

Só uma coisa... Eu uso o KDE e sei que realmente ele é uma distribuição pesada, mas roda perfeitamente bem (sem se arrastar) num ADM Semprom 1.5 e 1.6 GHz, isso é, metade do clock (3GHz) q vc falou.

[2] Comentário enviado por vmassuchetto em 08/02/2007 - 11:45h

kde é interface gráfica...

agora, abra o gimp, o blender e o openoffice ao mesmo tempo, usando o amsn, mozilla firefox e outros programas corriqueiros juntamente, e veja se dá alguma diferença com 256MB de RAM.



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts