TkDesk - Gerenciador de arquivos

Publicado por Vinicius Massuchetto em 13/02/2006

[ Hits: 9.310 ]

 


TkDesk - Gerenciador de arquivos



Quando comecei a usar Linux, comecei com uma distribuição bem completa para iniciantes e cheia de parafernalhas que jamais utilizei e acredito que jamais utilizaria também, conseqüentemente a distribuição veio com o KDE, uma interface gráfica bonita, fluente e pesada.

O KDE possui um ótimo gerenciador de arquivos, o Konqueror, só que como o KDE inteiro, você vai precisar de 3GHz de processamento para rodá-lo junto com outras atividades normais, sem deixar o seu PC se arrastando.

Foi então que fui em busca de outro gerenciador de arquivos, garimpei pela NET atrás de algo que prestasse. Usei o Nautilus, XFE, Northern Captain, Midnight Commander e uma série de outros que não me agradaram. Afinal, depois de 7 anos com o Windows, coisas como o Windows Explorer ficaram mais fáceis, mas o WE tem o mesmo problema que o Konqueror, então eu usava o xplorer2.

Enfim, foi que eu me deparei com o TkDesk, que assume perfeitamente às necessidades que alguém que usava o Windows Explorer possui, com algumas funcionalidades bem legais, desde a procura de arquivos até comparação e exibição de diferenças entre dois arquivo.

Você pode escolher vários painéis e o painel fonte que guiará todos eles (algo como uma árvore de diretórios). Ele se integra com o XTerm e oferece vários comandos diretos com o mouse, inclusive a lista dos pacotes instalados via apt-get no Debian, e também a função de baixar pacotes sem ter que digitar os comandos.

Página do software:
Link pra download tar.gz:
Comando apt-get:

$ apt-get install tkdesk

Galera, por favor, me deixem sabendo de demais gerenciadores de janelas com funcionalidade semelhante à do Windows Explorer, experimentei dezenas deles mas não todos...:)

Abraços.

Outras dicas deste autor

Converter lotes de arquivos usando o ImageMagick

XFCE 4.2 pelo APT

Leitura recomendada

Partição NTFS, erro w32 filesystem no Captive

Resolvendo conflitos entre LPD e xinetd

Link simbólico e hardlink

Extraindo arquivos zip com sem caracteres errados (mojibake)

Expandir ou aumentar discos de VMs (Virtual Machine) XEN

  

Comentários
[1] Comentário enviado por jlins em 08/02/2007 - 10:23h

Só uma coisa... Eu uso o KDE e sei que realmente ele é uma distribuição pesada, mas roda perfeitamente bem (sem se arrastar) num ADM Semprom 1.5 e 1.6 GHz, isso é, metade do clock (3GHz) q vc falou.

[2] Comentário enviado por vmassuchetto em 08/02/2007 - 11:45h

kde é interface gráfica...

agora, abra o gimp, o blender e o openoffice ao mesmo tempo, usando o amsn, mozilla firefox e outros programas corriqueiros juntamente, e veja se dá alguma diferença com 256MB de RAM.



Contribuir com comentário