Sincronizando Firefox com o Sync

Publicado por Rafael Ancinelo Adolpho em 28/06/2012

[ Hits: 6.505 ]

 


Sincronizando Firefox com o Sync



O Firefox é um dos browsers mais usados com no GNU/Linux. Ele traz muitos complementos úteis que facilitam a nossa vida. Um deles é o Sync, um serviço que pode manter sincronizado seus favoritos, histórico, senhas e abas em vários computadores que usam o Firefox.

Por que usar o Sync?

Muitas vezes nós gostamos de deixar as páginas que acessamos com frequência salvas nos favoritos de nosso navegador. Outros às vezes memorizam senhas. Quando vamos acessar um computador que não é o nosso, como por exemplo, no seu local de trabalho ou outra situação; as suas configurações de navegador não estão ali.

Outra situação também acontece quando temos que formatar o computador. Após a instalação temos que abrir o Firefox e começar a cessar as páginas e salvá-las nos favoritos novamente.

Com o Sync esses contratempos ficam de lado, pois de maneira rápida e fácil ele deixa o nosso navegador exatamente como estava configurado antes.

Instalando o Sync

O Sync já vem instalado no Firefox a partir da versão 4. Também é possível fazer download a partir de:
ou através da instalação de complementos do Firefox. Depois da instalação reinicie o Firefox.

Configurando o Sync

Para começar a usar o Sync é preciso criar uma conta. Para fazer isso, vá até o menu do Firefox em:

Ferramentas > Configurar Sync

Aparecerá a tela para você criar a conta:
Selecione 'Criar uma conta', na tela seguinte informe seu e-mail e crie a senha para o Sync. Após a criação da conta o Sync irá gerar a chave para sincronização de conta em outro computador. É importante que você salve ou imprima esta chave. Por fim, digite o código CAPTCHA que aparece para finalizar a configuração.

Feito isso o Firefox irá sincronizar sua conta do Sync com os dados de seu navegador. Isso pode levar algum tempo. Quando você quiser sincronizar as informações novamente, vá ao Menu do Firefox em:

Ferramentas > Sincronizar Sync

Você pode gerenciar sua conta no Sync através do próprio Firefox. Basta você acessar o menu:

Ferramentas > Opções > Sync

Ali você poderá ver o e-mail da conta Sync, definir os dados que serão sincronizados e os dispositivos que podem ser sincronizados com sua conta Sync, ver senha e recuperar a chave de sincronização.

Sincronizando os navegadores Firefox

Para sincronizar outro dispositivo você precisa adicioná-lo à sua conta Sync. Para fazer isso precisamos descobrir o código do navegador Firefox no computador que você deseja adicionar na conta Sync. Para fazer isso vá até o menu:

Ferramentas > Configurar Sync

Aparecerá a janela abaixo.
Depois selecione a opção 'Conectar', ou nas versões mais recentes 'Tenho uma conta'. Se você está com o seu dispositivo onde foi criado a conta do Sync em mãos, poderá optar por inserir o código gerado na tela no seu navegador Firefox do dispositivo padrão.

Para isso no dispositivo padrão acesse o Firefox e vá ao menu:

Ferramentas > Opções > Sync

e escolha 'Adicionar um dispositivo'. Irá aparecer uma tela onde você deve preencher os três campos com os códigos gerados, depois clique em avançar e seguia as instruções até o fim.
No caso de você não estar com o seu dispositivo padrão em mãos, poderá fazer a sincronização mesmo assim. Basta selecionar a opção 'O dispositivo não está comigo' que aparecerá a tela para fazer a configuração do Sync. Você deve informar a sua conta, senha e a chave de recuperação (a chave que é gerada na criação de sua conta Sync). Após isso clique em 'Avançar' e siga as instruções até o fim.

Você poderá seguir navegando em seu Firefox enquanto ele sincroniza suas informações.

Conclusão

Como vimos o Sync é um recurso muito útil do Firefox. Através dele podemos gerenciar e manter iguais as configurações de nosso navegador em diferentes dispositivos; tudo isso de forma rápida e fácil.

Outras dicas deste autor

timeout - Controlando o tempo que um comando deve ser executado

Leitura recomendada

VirtualBox: Configurando portas USB e pastas compartilhadas

Rsyslog - Gravando os logs do syslog em um banco de dados

A arte dos nicknames

LPI - Mudanças na certificação

How To: Configurar proxy web em servidor Debian

  

Comentários
[1] Comentário enviado por nickmarinho em 28/06/2012 - 15:14h

"Complemento removido pelo autor"

FAIL

[2] Comentário enviado por radolpho em 29/06/2012 - 16:26h

Nas versões mais atuais do Firefox o Sync já faz pare do software. É só configurar. Realmente no link https://addons.mozilla.org/pt-BR/mobile/addon/firefox-sync/ não existe mais.



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts