Sidux com kernel 2.6.29 atualizado por script smxi

Publicado por meinhardt, jorge g em 28/03/2009

[ Hits: 6.028 ]

 


Sidux com kernel 2.6.29 atualizado por script smxi



Com a liberação do kernel 2.6.29-0 no Sidux Linux, resolvi testar novamente o excelente script de atualização, upgrade e instalação de aplicativos smxi, tendo conseguido a atualização sem problemas em notebook Acer Aspire 5570z.

Duas semanas atrás havia encontrado problemas, quando ocorreu perda de ícones em vários aplicativos (isto ainda na versão 2.6.28-5). Depois de confirmar que não haviam avisos de problemas no site sidux.com, parti para a atualização, conseguindo concluí-la com êxito total.

Dica para quem não estiver habituado com o Sidux:

Não usar os aplicativos gráficos (por exemplo: Adept, Synaptic etc) para fazer atualizações do sistema. Isto deve ser feito sempre de fora do X, via console, devido às particularidades dos repositórios e versões sid do kernel.

Outras dicas deste autor

PCLinuxOS agora novamente com site de suporte, fórum e wiki brasileiros

sidux foi a única distro das que tenho instaladas que me tirou do aperto

Com descongelamento do Testing no Debian - aptosid lança versão 2011-01 codinome Gueras

Debian Squeeze, fantástico mesmo - apenas em versão Beta2

Resolvendo incompatibilidades entre Grub Legacy e Grub2 - para quem usa boot múltiplo

Leitura recomendada

Resolvendo erro de compilação ao remover o kernel-headers no Slackware

Compilando corretamente o kernel 2.4.x no Slackware

Erro ao instalar VirtualBox no BackTrack 5 - DKMS

VirtualBox - Erro: Kernel driver not installed (rc=-1908) [Resolvido]

Driver Wireless RTL8191SEvA no Debian

  

Comentários
[1] Comentário enviado por pinduvoz em 28/03/2009 - 15:24h

Se vc gosta de viver perigosamente e por isso usa o Debian Sid, recomendo trocar pelo Sidux, pois eles fazem um trabalho muito bom "domando" o Sid.

Como o autor da dica anotou, eles divulgam no site quando é seguro fazer um dist-upgrade, que sempre é uma surpresa no Sid.

Além disso, eles fazem um trabalho muito bom com o Kernel, deixando a distro extremamente rápida em hardware moderno.

[2] Comentário enviado por albfneto em 28/03/2009 - 21:55h

to usando o kernel 29, no sabayon, no mandriva e no gentoo.
O Sidux é um linux Ideal , para que gosta de pacotes novíssimos, e não quer arromar os pepinos que esses pacotes
causam no Gentoo, no Sabayon Bleeding Edge, no Mandruiva Backports e no SID...

[3] Comentário enviado por meinhardt_jgbr em 30/03/2009 - 10:01h

Possivelmente, como a maioria dos usuários Linux, também tenho um alto indice de curiosidade e espirito de aventura. Quase sempre a gente fica altamente tentado a usar a última versão de kernel disponível com razoável estabilidade.
Isto será sempre mais verdadeiro para todos aqueles que tenham algum item do seu hardware ainda sem suporte nativo nas versões anteriores de kernel estável ou razoavelmente estabilizado.
Ai vem aquela grande tentação para testar e ver no que vai dar.
O sidux neste aspecto tem a grande vantagem de que já passa pelo crivo do slh (Stefan Lippers-Hollmann), desenvolvedor muito experiente que vem ha vários anos fazendo este mesmo trabalho, inclusive em outra distro bastante renomada (Kanotix), anteriormente.
Quando comecei a usar Linux no inicio do ano 2000, batalhei muito até conseguir alguma distro que apresentasse suporte a cartões PCMCIA, pois no NoBo (Sharp Actius A-280) que tinha na época o drive de CD era externo e acoplado por este tipo de interface. Recentemente, tive que pesquisar muito até conseguir habilitar o wifi no NoBo atual (Acer Aspire 5570Z), porque a placa Atheros AR5007EG, não tinha suporte nativo até a versão 2.6.28.

Ai vejo a grande vantagem de usar o sidux e o Linux em geral, pois apesar das eventuais surpresas depois de uma atualização (DU - Distro Upgrade), tendo a segurança de que ao fazer isto o sistema não "mata" pura e simplesmente a versão anterior que bem ou mal vinha rodando senão ótima, razoavelmente bem e sempre é possível voltar a utiliza-la quando a atualização não der certo.
Como em NoBo's (NoteBooks) a instalação é sempre mais complexa comparada com Desktops, procuro manter sempre uma distro com kernel estável, configurada da melhor maneira possível dentro das eventuais limitações de kernel e outra partição para testar as novidades.
Com o sidux consegui isto, sem precisar ficar tentando o mesmo na base da tentativa e erro além de toda a trabalheira das recompilações.
O excelente script smxi por outro lado é de grande ajuda e eficiência neste quesito.

[4] Comentário enviado por kuruka em 03/04/2009 - 22:40h

O meinhardt só esqueceu de mencionar que o sidux brasil como a fonte principal de seu artigo, pois o sidux brasil em http://www.sidux.com.br tem contribuido com tutoriais, artigos sobre o sidux, tutoriais sobre smxi do sidux e facilitação no uso da distro debian sidux no Brasil desde 05/09/2008 através de seu forum e sua siduxpédia (wiki do sidux em português). Bem como em disponibilizar o servidor de download do sidux no Brasil. Neste últimos dias através de contato com o h2 (o desenvolvedor do smxi), conseguimos agregar o servidor de sidux no Brasil ao script smxi que facilitará muito o download de programas pelo smxi. Abraços.

Otto (administrador do sidux Brasil).

[5] Comentário enviado por meinhardt_jgbr em 05/04/2009 - 17:34h

Na verdade não foi um artigo porém uma modesta dica apenas para compartilhar o sucesso e facilidade de atualização da distro para a versão mais atual de kernel ainda não disponível em outras distros, com o uso do excelente script smxi.

[6] Comentário enviado por meinhardt_jgbr em 20/04/2009 - 20:39h

O endereço do site do sidux, onde tanto a versão Lite (CD-Live) quanto a versão completa (DVD-Live) podem ser baixados é:

www.sidux.com

O endereço do site sidux em Português do Brasil, onde existe muito material de informação disponível, bem como o Manual Completo também em Português, além do fórum e wiki é o seguinte:

www.sidux.com.br


[7] Comentário enviado por meinhardt_jgbr em 03/05/2009 - 14:49h

O script smxi embora excelente e anteriormente oficialmente suportado pelo sidux, deixou de ter este suporte oficial recentemente.
Isto entretanto não quer dizer que deixou de existir ou deixou de ser prático e eficiente. A forma oficialmente suportada e sugerida pelo dev do sidux, para efetuar as atualizações de módulos, aplicativos, etc, além da atualização total (DU - Distro Upgrade), segue outra metodologia, que está bem descrita no manual do sidux. Pelo menos na minha opinião, isto não muda muito ou torna a distro mais "complicada", pois por suas caracteristicas esta distro não poderia ser considerada uma distro para totalmente iniciantes, de qualquer maneira.

[8] Comentário enviado por meinhardt_jgbr em 18/05/2009 - 11:53h

Foi recentemente criada a Comunidade sidux aqui no VOL, com objetivo principal de auxiliar aos novos usuários e divulgar esta excelente distro.

[9] Comentário enviado por meinhardt_jgbr em 18/05/2009 - 14:11h

Criada a Comunidade sidux no VOL. Já existe algum material especifico desta distro publicado nesta Comunidade.

[10] Comentário enviado por meinhardt_jgbr em 04/06/2009 - 00:21h

O sidux, entre as distros que decidi manter instaladas neste NoBo Acer do qual estou postando usando wifi foi a única distro capaz de me tirar do aperto em uma conexão wifi em hotel que tem acesso a Internet paga por cartão ( a conexão apesar de travada é liberada apenas com o código correto digitado, é insegura, sem nenhum tipo de encriptação).

Além disto o kernel 2.6.29-4 (ultima atualização que fiz), ativou também o LED que mostra quando a conexão está ativa. Em nenhuma das outras distros que tenho instaladas consegui isto, pelo menos no caso deste NoBo Acer.

sidux - Ouranos 2009-01 (2.6.29.4)
Debian 5 (Lenny) (2.6.26)
BigLinux 4.2 (2.6.24-24)

[11] Comentário enviado por meinhardt_jgbr em 15/06/2009 - 18:40h

Preparei uma Dica e posteriormente quando tiver mais tempo para elaborar melhor e salvar screenshots pretendo tentar transformar em artigo sobre a criação de um "Canivete Suiço" com o sidux, pra quebrar os galhos que surjam no caminho.

Fiz a instalação em pendrive com total sucesso e muita facilidade.

O maior problema a resolver e a razão para esta instalação foi poder manter uma distro instalada com facilidade de configuração e acesso a wifi em redes publicas não seguras como são hoje em dia os hotéis que tenho que usar em viagens a trabalho. Espero com isto ajudar a outros simples usuários como eu quando enfrentarem situação semelhante.

[12] Comentário enviado por meinhardt_jgbr em 09/07/2009 - 15:46h

A dica já foi transformada em artigo, com informações adicionais e vários screenshots para melhorar a didática.



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts