Serão os Últimos Sabayon Linux?

Publicado por Alberto Federman Neto. em 30/12/2020

[ Hits: 433 ]

Blog: https://ciencialivre.blog/

 


Serão os Últimos Sabayon Linux?



1. INTRODUÇÃO

Muitos já sabem... o Sabayon é uma distribuição italiana, derivada do Gentoo. Minha distro favorita, do trabalho do dia a dia.

Nos últimos meses (de Agosto de 2020, para cá), o Sabayon Linux está sofrendo modificações. Há planos de combiná-lo com tecnologia vinda do Funtoo (é ideia de Daniel Robbins, desenvolvedor dos Gentoo e Funtoo):
Há mesmo possibilidade que o Sabayon Linux seja descontinuado e transformado em uma nova distribuição Linux Italiana, o MocaccinoOS (baseada em Sabayon, Gentoo e Funtoo):
Por outro lado, uso Sabayon todo dia, e ele está totalmente configurado. Por essa razão, o estou mantendo funcionando, não posso deletar meu Linux favorito e principal, que está funcionando.

2. OS ÚLTIMOS SABAYON

Nesta dica, mostro, rodando em ambiente Live DVD, as duas versões mais recentes de Sabayon Linux. Que provavelmente, serão as últimas.

Uma evidência de que o fim do Sabayon Linux está próximo, é que ele é Rolling Release, e mesmo assim, navegando até o espelho brasileiro do Sabayon, nota-se que as ISOs mais recentes são do mês de Agosto de 2020. Você pode baixá-las daqui.
Eu baixei a de KDE (ISO 1):
Entretanto, eu tenho atualizado os meus Sabayon, o que indica que os repositórios do Entropy ainda estão ativos. Mesmo assim, deverá ser sempre atualizável, mesmo que descontinuada, se você usar Portage. Vou conservar meu Sabayon.

Também salvei uma última ISO Daily experimental, do mês de outubro. Mas só consegui salvar a de KDE (ISO 2). Você pode baixar da minha área pública do Google Drive:

3. BOOT DAS ISOs. AMBIENTE LIVE DVD

Nesta dica, mostro o boot dessas ISOs, na forma de Live DVD.

Sei que quase todos usam live pendrive. Mas eu quero guardar as ISOs, além de que... sou um dinossauro... Rs. Gosto dos métodos antigos.

Baixei ambas as ISOs (ISO1 e ISO2), e as "queimei" como imagens, em DVDs virgens, em velocidade baixa (4x) usando K3B, pelo método clássico.

Usando o meu computador na USP, o Phenon, dei boot com eles, no drive DVD, e eis os resultados:

A ISO1, Sabayon Daily Build, de Agosto de 2020, Acertei o teclado e a língua, para Português do Brasil.
A ISO2, de Outubro de 2020, como não foi lançada, mas sim usada para desenvolver o Mocaccino, ela é "crua". A tela gráfica não aparece automaticamente, é necessário usar este comando:

# sddm

SDDM é o Gerenciador de Login do KDE 5.

Eis o boot, no ambiente Live DVD.
Em ambos os casos, ISO1 e ISO2, a Internet não funcionou automaticamente. Copiar o /etc/resolv.conf, não adiantou.

Mas pude usar a rede WIFI da USP, o DHCP autorizado da USP, ou copiar as configurações da rede com IP fixo, desse micro, da minha sala da USP.

Assim como acontece no meu próprio computador da USP, nesses ambientes Live, se eu usar a rede de IP dinâmico, DHCP, não posso usar firewalld , link 2, somente o ufw.

4. RESULTADOS E CONCLUSÃO

São mostrados os ambientes de boot, live DVD, das duas mais recentes ISOs de Sabayon Linux, possivelmente as duas últimas. Pois o Sabayon deverá ser descontinuado em favor da nova distribuição Italiana MocaccinoOS.

Em artigo futuro, pretendo instalar uma dessas ISOs e atualizá-la completamente, formando um Sabayon Linux "de reserva", pois ele pode ser ainda atualizado com Entropy e/ou Portage, e é minha distribuição principal de trabalho, então não quero perdê-lo.

Em outro artigo futuro, meus primeiros testes com a nova distribuição Linux Italiana, Mocaccino.

Outras dicas deste autor

Atualizar simultaneamente o Kernel e o driver Nvidia no Sabayon Linux

Usando Portage em Sabayon Linux - Método Geral, Passo a Passo

SwiftEasel - Novo navegador otimizado em função da distro e arquitetura de hardware

Testando o novo Firefox (Minefield) e compatibilizando quase todas as extensões

Atualização do Kernel Sabayon Linux - Método Moderno (2019)

Leitura recomendada

Emulando o nostálgico MacOS 7 no Linux

AssaultCube - FPS Multiplataforma para GNU/Linux

Criando plugin para Nagios

Medidor de energia e bateria no Linux

Terminais estilo Quake para Linux

  

Comentários
[1] Comentário enviado por mauricio123 em 30/12/2020 - 20:33h


Esse Mocaccino deve ser uma continuidade do sabayon com outro nome.

___________________________________________________________
[code]Conhecimento não se Leva para o Túmulo.
https://github.com/MauricioFerrari-NovaTrento [/code]

[2] Comentário enviado por Leo CCB em 30/12/2020 - 22:52h

estou esperando seus testes com o Mocaccino. Eu dei uma fuçada lá no site e tá escrito que ainda não está maduro para uso. O bom é que não vou precisar reinstalar o sistema. Basta converter como explicado em https://www.mocaccino.org/docs/portage/

[3] Comentário enviado por Leo CCB em 31/12/2020 - 18:00h

estou esperando seus testes com o Mocaccino. Eu dei uma fuçada lá no site e tá escrito que ainda não está maduro para uso. O bom é que não vou precisar reinstalar o sistema. Basta converter como explicado em https://www.mocaccino.org/docs/portage/





Contribuir com comentário