Segurança começa entrar em pauta

Publicado por Tiago Zaniquelli em 23/02/2010

[ Hits: 3.709 ]

 


Segurança começa entrar em pauta



Objetivo desse texto é mostrar que as pessoas estão começando a se importar com segurança. A grande variedade de tecnologia está fazendo as empresas pensarem cada vez mais em segurança da informação.

Palavras-chave: segurança da informação, investimentos segurança da informação, segurança da informação importa.

Um belo dia vou para uma reunião onde será discutido o planejamento para o ano de 2010, no decorrer da reunião uma surpresa! Tem um item lá "Segurança da Informação".

A grande variedade de tecnologia está fazendo as empresas pensarem cada vez mais em segurança da informação. Dados estimam que as empresas investirão 10% a mais em segurança da informação do que investiram no ano anterior. Segundo o relatório realizado pela "Pricewaterhouse Coopers", o fator que mais contribuiu para esse cenário foi a crise econômica mundial, onde os investimentos para segurança foram redirecionados para o ano de 2010.

Outro fator que aparece em destaque é a preocupação com a continuidade dos negócios e recuperação de desastres.

Impressões:

Outro dia foi marcada uma reunião aqui com a equipe de desenvolvimento (sim sou desenvolvedor) para discussão do planejamento e expectativas para o ano de 2010 (projetos de curto prazo) e também alguns projetos de médio prazo (projetos que devem ser concluídos em até 3 anos) e longo prazo (projetos que devem ser concluídos em até 5 anos).

Dentre os projetos de curto prazo estavam os desenvolvimentos de sistemas que devemos fazer para atender as outras áreas, porém quando foi apresentado o projeto de médio prazo lá estava, para minha surpresa, "Segurança da Informação".

Segurança aqui não é tratado como deveria, por isso minha surpresa, a política existe, porém deve ter sido copiada de algum lugar que não é atualizada a anos, análise de risco nunca foi feito etc.

Para variar a reunião foi longa e como "Segurança da Informação" estava no fim não houve tempo para discutir a mesma, para minha infelicidade.

Expectativa:

Apesar de a segurança da informação estar em um dos últimos itens, fiquei bem satisfeito de pelo menos ter sido citada e estar no cronograma.

Como sou um cara otimista, prefiro olhar com esses olhos, que pelo menos estão lembrando-se da segurança da informação, o que no meu ponto de vista já é um começo.

É pouco? Sim, é pouco mas é um começo! E o mais importante no meu ponto de vista é isso, "começar". E se aqui na empresa que nunca vi nenhuma mobilização por segurança, imagino que em outras o cenário seja ainda melhor, o que é bem gratificante para os que estão seguindo e lutando por isso.

Conclusão:

As pessoas e empresas começam a se importar com segurança. Dados demonstram que 2010 terá um acréscimo nos orçamentos vinculados a segurança da informação.

Apesar de pouco, no meu ponto de vista o importante é as pessoas começarem e se informar sobre o assunto e com isso a tendência é cada vez mais os índices de investimentos subirem.

Agradeço a todos que deixaram seus comentários em meus artigos, é bem legal ter esse retorno, que além de mostrar se gostaram ou não do artigo escrito, também fornece ideias do que escrever, obrigado.

Agradecendo também desde já o espaço fornecido pelo Viva o Linux para os artigos destinados à segurança da informação.

Fonte: Crise estimulou investimentos em segurança da informaação no Brasil - Tecnologia - CIO

Outras dicas deste autor

Configurar placa wireless (Broadcom Corporation BCM4312 802.11 e outras)

Leitura recomendada

Explorando seu hardware I

Icecast2 - Criando servidor de mídia básico

Instalar Nvidia FX5200 no Debian ETCH

Como mudar o nome (hostname) do GNU/Linux

Fácil - Painel de atalhos para KDE

  

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts