Samba 4 - O fim do Windows Server?

Publicado por Guilherme Lima em 02/06/2008

[ Hits: 19.500 ]

 


Samba 4 - O fim do Windows Server?



Quase todos meus clientes e conhecidos que utilizam Windows Server tem para ele uma única utilidade: Domínio, com Active Directory (esta era, na minha opinião a única utilidade do Windows Server).

Procurando informações sobre novas tecnologias (algo tipo 2 ou 3h da manhã de ontem), surgiu o Samba4. A versatilidade e utilidade do Samba em redes já é conhecida de todos, sendo este, com certeza, utilizado em praticamente todas as máquinas (Home ou Server), mesmo que seja para disponibilizar um compartilhamento Windows. Inclusive acredito eu que o Samba compartilha melhor e tem mais velocidade e estabilidade que qualquer Windows (afinal os libertos são mais generosos que os egoístas).

Então, voltando ao assunto, o novo Samba, ainda em versão alpha teste, possui agora o AD (Active Directory), ou melhor, tomara que bem melhor mesmo, ferramenta semelhante, que cuida da parte de políticas de usuário. Isto assassina o Windows Server e abre as portas para se ter servidores (100% deles) que não travem, precisem ser reiniciados a cada atualização e que exigem atenção constante, bem como que não perguntem porque ele foi desligado ou reiniciado, e que não funcione enquanto você não o informa que foi o no-break que travou ou que a energia demorou a voltar mais do que o mesmo suportaria.

Isto, em suma, quer dizer que a Microsoft, quanta peninha dela, perdeu seu maior trunfo no momento em que escolhia-se que servidor usar em nossos clientes. Tomara que esta idéia pegue, porque eu já peguei, baixei, vou instalar e testar (eba eba...!!!). Pois que venha a versão final do Samba4, e a 5, 6, 7... Mas será, que depois desta, teremos Windows Server 2015? E 2010?

Obrigado!

Mais informações nos links:
--
Guilherme de Lima Gontijo
---------------------------------------
Analista de Suporte Técnico Junior
Consultor de Tecnologia Wireless

Linux User #472210

Graduando em Redes de Comunicação - CEFET-GO
---------------------------------------
Gtalk: [email protected]

Outras dicas deste autor

Pagode pro Samba

Lançado pQui Linux 3.1-Liberty

Leitura recomendada

Usando o NcDU (Ncurses Disk Usage)

rar no Debian

Nautilus-Terminal no Gnome 3

openSUSE 13.1 em UEFI

Ubuntu 10.10 - Recebendo arquivos via Bluetooth

  

Comentários
[1] Comentário enviado por virgulla em 02/06/2008 - 14:12h

Já o uso o Samba como controlador de domínio e gerenciador de política de usuários da rede a algum tempo, acho que é possível isso desde a versão 3.
O que será que há exatamente de novo na versão 4 em relação a gerência de domínio?

[2] Comentário enviado por paulo.neto em 02/06/2008 - 15:40h

Falar é fácil e todo mundo fala. Mas, espero que o Samba4 seja tudo o que está prometendo.

Mas, o alvo sempre é a MS. Vocês sambém do montante que é gasto com licenças no Brasil nos Governos quanto vai para a MS?


[3] Comentário enviado por korosso em 02/06/2008 - 22:15h

Virgulla,

Verifica os links que as matérias explicam melhor. Agora é tudo em LDAP e com AD, não por scripts, mas active directory mesmo!

:)

Vamos participar do Firefox Download Day galera!!! (o Brasil é o terceiro na lista)

[4] Comentário enviado por vladijr em 05/06/2008 - 09:27h

olá virgula como posso fazer para gerenciar as politicas para os usuarios através do samba3. vc tem alguma dica ou tutorial para isso.



Contribuir com comentário