Resolver problemas do Skype e webcam no Ubuntu 10.04 (Lucid Lynx)

Publicado por Bruno Casella em 11/05/2010

[ Hits: 14.444 ]

 


Resolver problemas do Skype e webcam no Ubuntu 10.04 (Lucid Lynx)



Instalei recentemente a nova versão do Ubuntu Linux, a Lucid Lynx, migrando da 9.04. Achei que está realmente melhor, mais bonito e várias melhorias foram feitas no geral.

A questão é: fui utilizar o Skype, a última versão 2.1 beta. O som funcionou - finalmente, já que no Ubuntu 9.04 ao iniciar uma conversa, o processador fica com 100% de uso - mas nada da minha webcam aparecer. Iniciei o Skype pelo terminal e vi o erro "X Error, request 133, minor 18, error code 8 BadMatch (invalid parameter attributes)" ao tentar ver a webcam.

Procurando pela internet, achei muitos falando sobre iniciar o programa pelo comando "LD_PRELOAD=/usr/lib/libv4l/v4l1compat.so /usr/bin/skype.real", mas não solucionou meu problema.

Eis que achei a solução: utilizo o cairo-dock, e o inicio no Gnome com o comando "cairo-dock -o". Simplesmente troquei esse comando para "cairo-dock -c" e tudo funcionou corretamente no Skype. Após reiniciar o Gnome (sudo /etc/init.d/gdm restart). Aparentemente há algum conflito entre o cairo-dock rodando pelo opengl e o Skype.

Espero que ajude outros que estejam com o mesmo problema. ;)

Fonte da solução: http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=1318506

Outras dicas deste autor

TV no Linux com Livestation

Leitura recomendada

Evento gratuito - IBM developerWorksLIVE de Linux

Configuração do Squid via modo gráfico

Instalando o aMSN 0.98b no Mandriva Linux 2008.1

Instalando Google Chrome, Telegram e Skype no Ubuntu 18.04 LTS

Aumentando a performance do SSH/SCP com HPN-SSH

  

Comentários
[1] Comentário enviado por removido em 12/05/2010 - 09:26h

Olá Bruno.

O mesmo aconteceu comigo. Tbm utilizava o cairo-dock com open gl e a o video do skype não funcionava, mas no meu caso ocorria em todas as versões do ubuntu. Dessa forma, tbm passei a utilizar o cairo normal, sem opengl. Algumas pessoas me falaram que poderia por causa da placa de vídeo que não oferece suporte completo ou alguma coisa desse tipo.
Abs.

[2] Comentário enviado por killerbean em 16/05/2010 - 17:19h

Pois é diego, tb pensei nisso, mas não deve ser (ao menos no meu caso) já que minha placa de video é uma Geforce e tem um bom suporte a opengl. Deve ser algum conflito entre cairo-dock, opengl e skype mesmo. Infelizmente a versão de skype para linux não é muito bem desenvolvida, no meu ponto de vista.

[3] Comentário enviado por thomashansen em 31/05/2011 - 00:11h

Bruno, apenas para complementar:

Se você estiver usando a versão 64 bits do Ubuntu, o caminho correto a ser colocado no LD_PRELOAD é /usr/lib32/libv4l/v4l1compat.so.

Um abraço!



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts