Repositório do Google no Mandriva - Instalação do google-chrome

Publicado por Norberto Moritz Koch em 06/08/2010

[ Hits: 15.822 ]

 


Repositório do Google no Mandriva - Instalação do google-chrome



Ao fazer download do rpm para instalação do google-chrome em www.google.com.br/chrome/eula.html, só encontramos as versões para Debian (.deb) e SUSE/Fedora (.rpm). A instalação de qualquer destes pacotes instala automaticamente o repositório e passa a ter atualização normal pelas ferramentas da respectiva distribuição.

No meu caso tenho instalado o rpm para Fedora no Mandriva e ocorre falha na instalação do repositório e o aplicativo não funciona. Algumas vezes eu chamei o comando google-chrome em um terminal e fui observando o erro que impedia de iniciar, fazendo links das libs que ele reclamava faltarem (ficam em lugares e versões diferentes no Fedora) e instalando algumas na mão até ele funcionar.

Descobri que depois de funcionar, ao atualizar para uma versão mais nova ele adiciona o repositório - nem me pergunte o porque - e fica automática atualização e instalação. Acontece que ao atualizar de 2010.0 para 2010.1 perdi os repositórios e apanhei para fazer novamente, na próxima faço backup do /etc antes. :-)

Minha dica é: se quiser instalar o Google Chrome (entre outros softwares do Google) no Mandriva sem sofrer, edite o arquivo /etc/urpmi/urpmi.cfg e inclua as seguintes linha no final:

google-chrome http://dl.google.com/linux/rpm/stable/x86_64 {
  update
}

Isto acrescenta o repositório para o Google no Mandriva 64 bits e a instalação passa a ser um simples MCC > instalar e remover programas ou um:

# urpmi google-chrome

Para o Mandriva 32 bits acredito que basta trocar o x84_64 por i386 nas linhas acima, pois é a diferença que tem no nome dos pacotes 32 e 64 bits.

[]'s

Outras dicas deste autor

Dicionário de sinônimos Micha Elvis

Leitura recomendada

Iniciar o KTorrent via SSH (Linux remoto)

Conhecendo o apt-file

Descompactando arquivos graficamente no Arch Linux

Instalando XMMS no BigLinux

Verificando erros na instalação do Squid

  

Comentários
[1] Comentário enviado por norberto em 06/08/2010 - 19:38h

Antes de usar urpmi ou instalar e remover programas, precisa entrar no mcc > Gerenciar programas > Configurar midias... e habilitar a nova midia.



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts