Repositório do Google no Mandriva - Instalação do google-chrome

Publicado por Norberto Moritz Koch em 06/08/2010

[ Hits: 15.336 ]

 


Repositório do Google no Mandriva - Instalação do google-chrome



Ao fazer download do rpm para instalação do google-chrome em www.google.com.br/chrome/eula.html, só encontramos as versões para Debian (.deb) e SUSE/Fedora (.rpm). A instalação de qualquer destes pacotes instala automaticamente o repositório e passa a ter atualização normal pelas ferramentas da respectiva distribuição.

No meu caso tenho instalado o rpm para Fedora no Mandriva e ocorre falha na instalação do repositório e o aplicativo não funciona. Algumas vezes eu chamei o comando google-chrome em um terminal e fui observando o erro que impedia de iniciar, fazendo links das libs que ele reclamava faltarem (ficam em lugares e versões diferentes no Fedora) e instalando algumas na mão até ele funcionar.

Descobri que depois de funcionar, ao atualizar para uma versão mais nova ele adiciona o repositório - nem me pergunte o porque - e fica automática atualização e instalação. Acontece que ao atualizar de 2010.0 para 2010.1 perdi os repositórios e apanhei para fazer novamente, na próxima faço backup do /etc antes. :-)

Minha dica é: se quiser instalar o Google Chrome (entre outros softwares do Google) no Mandriva sem sofrer, edite o arquivo /etc/urpmi/urpmi.cfg e inclua as seguintes linha no final:

google-chrome http://dl.google.com/linux/rpm/stable/x86_64 {
  update
}

Isto acrescenta o repositório para o Google no Mandriva 64 bits e a instalação passa a ser um simples MCC > instalar e remover programas ou um:

# urpmi google-chrome

Para o Mandriva 32 bits acredito que basta trocar o x84_64 por i386 nas linhas acima, pois é a diferença que tem no nome dos pacotes 32 e 64 bits.

[]'s

Outras dicas deste autor

Dicionário de sinônimos Micha Elvis

Leitura recomendada

Problemas de acentuação com LaTeX e Emacs (UTF-8 e ISO-8859-1) [Resolvido]

Acessando RemoteApp em um servidor Windows Server 2008 64 bits de uma estação openSUSE 11.3 64 bits

Resolvendo problema de som no Skype

Criando um "pendrive live" com uma imagem .img

Erro ao executar VirtualBox: "Kernel driver not installed (rc=-1908)" [Resolvido]

  

Comentários
[1] Comentário enviado por norberto em 06/08/2010 - 19:38h

Antes de usar urpmi ou instalar e remover programas, precisa entrar no mcc > Gerenciar programas > Configurar midias... e habilitar a nova midia.



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts