Quem precisa de Pidgin?!

Publicado por Xerxes Lins em 13/08/2009

[ Hits: 8.905 ]

Blog: https://voidlinux.org/

 


Quem precisa de Pidgin?!



Existem muitos tipos de messengers. Cada um tem mais recursos que o outro. aMSN, Emesene, Kopete, Pidgin, Empathy, Mercury e outros. Esses aplicativos são quase tão utilizados quanto os browsers. O caro leitor deve saber que existem alguns sites que providenciam comunicação instantânea para diversos protocolos, substituindo, de certa forma, esses consagrados aplicativos.

Apesar de bastante conhecidos, sites como o meebo.com muitas vezes são encarados pelos usuários como última opção dentre os mensageiros instantâneos. Por quê? Creio que por dois motivos. Primeiro, devido ao costume de se usar um aplicativo especificamente para papear e, segundo, devido a falta de recursos dos webmessengers em comparação aos mensageiros convencionais.

Rotineiramente, porém, nem todas as pessoas utilizam webcams, por exemplo, ou outros recursos em conjunto com seu messenger. E nem todos os messengers possuem recurso de webcam, como o famoso Pidgin. De fato, se compararmos, veremos que o Pidgin não é melhor que o Meebo.

Ambos possuem suporte a múltiplos protocolos (MSN, Gtalk, ICQ...) e possuem configurações de personalização como cores e temas. O Meebo ainda tem a vantagem de não precisar ser instalado, funciona em qualquer sistema.

Claro que existem diferenças a favor do Pidgin, como acesso ao IRC, corretor ortográfico e outras coisas. Mas entenda que, no geral, podemos perceber que o Pidgin não tem nada de extraordinário para que o consideremos indispensável.

Abandonei o Pidgin, pois tudo o que eu faço com ele, posso fazer sem ele! É um aplicativo a menos para me preocupar e o Meebo, em termos de aparência, não deixa nada a desejar, como pode ver:
Linux: Quem precisa de Pidgin?!
P.S.: É tendência que as tarefas rotineiras sejam executadas nos browsers. Como exemplo temos o Google Docs, que embora não substitua (ainda) um pacote office completo, quebra um galhão. Seu problema é que exige conexão com a internet. Já no caso do Meebo, óbvio que isso não é uma desvantagem.

Outras dicas deste autor

Como mudar o nome do computador no Slackware

Limpar ambientes indesejados (Funtoo)

Conflitos de multilib no Funtoo [Resolvido]

Compiz no Linux Mint MATE 17

Duas telas de bloqueio?

Leitura recomendada

Qual é o meu ip?

Curso e-learning IPv6 em português

Rádio UOL e Terra TV no FireFox/Iceweasel

Compartilhando Internet com Centos 5.X

Integrando autenticação do Squid com Active Directory

  

Comentários
[1] Comentário enviado por darkstarfire em 13/08/2009 - 08:39h

Para os que não sabem....

o meebo.com (webmessenger), Adium (app messenger for Mac OSX) e talvez outros como pode ser constatado em " http://developer.pidgin.im/wiki/WhatIsLibpurple " são baseados numa LIB chamada "Libpurple", que na verdade é a base do próprio Pidgin http://www.pidgin.im/ .

[2] Comentário enviado por hellnux em 13/08/2009 - 09:22h

Já usei muito o Pidgin e outros, mas acabei migrando para o emesene, do qual me atende muito bem. Só falta suporte a web-cam, porém, este é muito raro de usar mesmo. No Mac uso o Adium, que é o melhor cliente que já vi. Como o amigo darkstarfire citou, usa o libpurple.

O meebo ainda não conheço, irei testa-lo... mas confesso que não sinto atração por clientes via browser.

[]'s

[3] Comentário enviado por dbahiaz em 13/08/2009 - 11:37h

Eu preciso!
Sinceramente não vejo "ainda" como o meebo pode ser a primeira opção para esse tipo de serviço, não sei até que ponto esse serviço é mais confiáveis, seguros e de melhor desempenho... só para ilustrar, o consumo de ram no meu firefox com o meebo aberto é o drobo, deixando uma sensação de lentidão no site, mesmo comparando com o Empathy(que uso nesse momento) fica mais alto, e olha que meu hardware é rasoavel. Creio que sempre terá espaço para os mensageiros, e esse tipo de serviço continuara sendo usado como "alternativa", pelo menos por enquanto.

Ps: Titulo foi cruel com o pigin, poderia ter substituido por "Mensageiros", mais eu entendi.

[4] Comentário enviado por xerxeslins em 13/08/2009 - 12:17h

Sim, o Empathy é superior ao Pidgin e ao meebo.

[5] Comentário enviado por Credmann em 14/08/2009 - 00:21h

Sim. E o Empathy será o padrão no próximo Ubuntu. O Empathy tem suporte a tudo o que tem o Pidgin e ainda chamadas de voz e vídeo sobre XMPP. O que inclui compatibilidade de voz com o GTalk. Para o vídeo só falta que o GStreamer tenha suporte ao H.264 SVC.

[6] Comentário enviado por darkstarfire em 14/08/2009 - 08:25h

Credmann, devido nossa cultura (de piolho), para a maioria que usa mensageiros instantâneos, não importa se tem vídeo/voz e qualquer outro recurso interessante, se não é no protocolo "MSN", pode esquecer, pro povão não importa o quanto o XMPP, GTalk sejam bons. Se não se conecta na rede do MSN, repito pode esquecer.

[7] Comentário enviado por xerxeslins em 20/08/2009 - 22:35h

Opa! agora pidgin tem video e voz... o assunto eh outro =)

[8] Comentário enviado por henbran em 16/11/2011 - 10:43h

BOM DIA ....
TRABALHO EM UM DEPARTAMENTO ONDE CONSTA +/- 70 MÁQUINAS, DELAS ... UMAS 10 É UBUNTU.
A REDE É WINDOWS ...
TEM PROXY ...
SEMPRE FUNCIONOU O Pidgin ... PARA MIM.

NESTES DIAS ALGO MUDOU NA REDE E ESTOU TENTANDO RECONFIGURAR O PIDGIN PORÉM NÃO CONSIGO.

Me perguntaram qual a porta o pidgin trabalha, porém não sei.

Alguém teria alguma dica, por favor ...?

Lá na tela: Ferramentas / Preferências / Rede (network) ---> preciso configurar algo? nela tem os campos de IP address, Ports e ... Relay Server

Obrigado

[9] Comentário enviado por ipi em 12/12/2011 - 22:40h

O Pombo continua sendo o melhor, disparado.

[10] Comentário enviado por xerxeslins em 12/12/2011 - 22:50h

Eu agora só estou usando IMO. Tanto no pc quanto no iphone



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts