Pacotes proibidos do Mandrake!!!

Publicado por rudolf ghysio schaarschmidt em 09/07/2003

[ Hits: 7.516 ]

 


Pacotes proibidos do Mandrake!!!



Existem muitas coisas, leis e pessoas estúpidas nos EUA, mas uma é especialmente nociva, o DCMA, que proíbe a distribuição de qualquer tipo de programa que quebre proteções de conteúdo desenvolvidas pela indústria. Esta lei vigora apenas nos EUA, mas indiretamente afeta todas as principais distribuições Linux, que de uma forma ou de outra, precisam ser distribuídas neste país.

Devido a isto o Mandrake não vem com o pacote libdvdcss, necessário para assistir DVDs protegidos, junto com vários outros codes para vários outros tipos de mídia. Isto limita as capacidades do Xine e dos outros players incluídos no pacote.

Mas isso pode ser facilmente contornável. Todos estes pacotes que não podem ser incluídos no pacote principal por causa das leis americanas estão disponíveis nos FTPs do Penguin Liberation Front. Basta baixar e instalar: Dentro de cada mirror você encontrará pastas com pacotes para várias versões do Mandrake, incluindo o 9.0 e 9.1 e dentro delas uma pasta "i586" e outra "Athlon".

A pasta i586 inclui pacotes genéricos que funcionam em PCs com qualquer processador (Pentium em diante), enquanto que a pasta Athlon contém os mesmos pacotes compilados com otimizações para os processadores AMD Athlon e Duron. Se você possui um dos dois, os pacotes da pasta Athlon apresentarão um melhor desempenho.

Tudo o que você precisa fazer é baixar os pacotes desejados para uma pasta do HD. Para instalá-los depois, basta abrir um terminal, logar-se como root (su), acessar a pasta onde estão os pacotes e instalar todos de uma vez através do comando:

# urpmi *.rpm

Pronto, problema resolvido. Agora você pode assistir seus DVDs protegidos (pacote libdvdcsss), ripar DVDs (pacote Video-DVDRip), abrir os menus de navegação dos DVDs (pacote xine-dvdnav) entre várias outras coisas :-).

Se você tiver banda larga, pode baixar logo toda a pasta (cerca de 170 MB), tem várias coisas interessantes, incluindo emuladores, programas de edição de vídeo e muito mais.

Mais uma dica rápida é o pacote gripm que serve para ripar CDs de audio. Ele permite também ripar direto em Ogg ou MP3, o suporte a Ogg vem instalado por default, enquanto o suporte a MP3 é obtido instalando o pacote libmp3lame encontrado no Penguin Liberation Front.

Outras dicas deste autor

Utilizando o comando expr

PDF no Linux

Os melhores do planeta

Calculadora bem básica

Barrando acesso de hosts a sua máquina

Leitura recomendada

Adicionando controles do Rhythmbox no painel do Gnome

Cubo mágico do futuro no Linux

Perdi minha senha de login do computador - E agora?

Questões de conhecimentos básicos de Linux - LPIC 1

Entrevista com Martin Michlmayr do Projeto Debian

  

Comentários
[1] Comentário enviado por deusdara em 30/10/2003 - 14:53h

Gostei bastante da dica Pacotes proibidos do Mandrake.

Eu não sabia que o Mandrake estava faltando um pedaço.

[2] Comentário enviado por arknoid em 30/10/2003 - 21:45h

Fico feliz por saber que gostaste deusdara...essa é justamente a intenção!

[3] Comentário enviado por nickmarinho em 21/05/2006 - 16:59h

Achei muito interessante essa dica, principalmente porque eu trabalho muito com edição de video.
Até o mês passado eu usava Ruindows, mas após usar o Linux Debian no trabalho com interface KDE, eu mudei meus pensamentos e hoje eu adotei o Linux como um filho.
Logo poderei editar e montar meus DVD'S no Linux também.
Eu usava um programa super, Hiper, Duper, Truper grande para Ruindows, chamado Magix Movie Edit Pro, mas, gente, o programa é imenso.
Vem em 2 cds de 700mb cada um...imaginem...kkk...Ruindows ?
Nunca mais !!!

www.lucianomarinho.com.br



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts