Orientação a objetos com a linguagem Ruby

Publicado por André em 16/01/2010

[ Hits: 7.811 ]

Blog: http://127.0.0.1

 


Orientação a objetos com a linguagem Ruby



A linguagem de programação Ruby é muito poderosa, com suporte a orientação a objetos, GUI etc. Possui um framework, o Rails. Alguns sites e blogs já são desenvolvidos nessa maravilhosa linguagem de programação. Neste tutorial vou mostrar como utilizar a orientação a objetos no Ruby. Espero que gostem do conteúdo!

Você pode obter mais informações em:
Também tem o site em pt-br:
Os downloads, tanto para Linux, Windows e Mac OS você encontra aqui:
E o que não podia faltar... A documentação, que realmente vale a pena ler:
Bom, a instalação é simples, para quem usa Debian ou alguma distribuição baseada em Debian (Debian-based) o que é o meu caso, pode instalar via apt-get. Para isto basta usar o comando:

# apt-get install ruby irb rdoc

Você também pode baixar o código fonte e instalá-lo manualmente, para isso vá até o terminal e use o comando:

wget ftp://ftp.ruby-lang.org/pub/ruby/1.8/ruby-1.8.7-p22.tar.bz2

Isso vai baixar o pacote e no mesmo diretório nós vamos descompactá-lo. Ele está em tar.bz2, então vamos usar:

tar -jxvf ruby-1.8.7-p22.tar.bz2

Ok, foi criado um diretório chamado ruby-1.8.7-p22, vamos até ele...

cd ruby-1.8.7-p22

Agora vamos começar a instalação. Dentro deste diretório digite os comandos:

./configure
$ make
# make install


Pronto, o Ruby foi instalado! Vamos agora começar a parte mais interessante, a prática.

Vamos criar nosso arquivo, eu programo utilizando o SciTE, que é um editor de texto próprio para programação, mas você pode estar usando qualquer editor de textos (gedit, vi etc).

Vamos criar o arquivo carro.rb (rb é a extensão de um código Ruby).

Já com o projeto criado, vamos criar uma classe chamada carro, definir os argumentos, criar algumas variáveis e imprimir tudo em outro arquivo, vamos lá ?!

O código da classe carro é:

class Carro //definimos o nome da classe
def initialize(marca,modelo,cor,tanque) //argumentos
@marca = marca //variáveis
@modelo = modelo
@cor = cor
@tanque = tanque
end
def marca
@marca
end
end

Pronto! Criamos nossa primeira classe, agora vamos adicionar ao arquivo carro2.rb à classe Carro.

require "carro.rb"

Vamos exibir as características:

require "carro.rb"

carro = Carro.new("VW","Fusca","Azul ","43 litros")
puts carro.marca

Bom, é isso! :)

Outras dicas deste autor

Java: Lendo a entrada do teclado

Crie sua distro via internet, sem escrever uma linha de código

NoScript - Proteção quando o assunto é XSS e Clickjacking

Ngrep - uma ótima ferramenta para análise de pacotes

Nmap online

Leitura recomendada

Site de Linux voltado para desktop

Escolhendo o melhor servidor de atualização do Ubuntu

Sabayon com KDE5 - sudo gráfico não funciona mais [Resolvido]

Instalando Kernel 2.6.39.2 no Slackware 12

Guia rápido de instalação do Funtoo

  

Comentários
[1] Comentário enviado por igorx94 em 16/01/2010 - 20:41h

Agora fiquei à fim de aprender um pouquinho mais de Ruby, parece bem interessante, vou usar os links. Brigadão.

[2] Comentário enviado por pitombera em 18/01/2010 - 00:29h

Poxa, bem vago heim!? Ruby explora bem mais de POO que isso.



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts