A linguagem de programação
Ruby é muito poderosa, com suporte a orientação a objetos, GUI etc. Possui um framework, o
Rails. Alguns sites e blogs já são desenvolvidos nessa maravilhosa linguagem de programação. Neste tutorial vou mostrar como utilizar a orientação a objetos no Ruby. Espero que gostem do conteúdo!
Você pode obter mais informações em:
Também tem o site em pt-br:
Os downloads, tanto para
Linux, Windows e Mac OS você encontra aqui:
E o que não podia faltar... A documentação, que realmente vale a pena ler:
Bom, a instalação é simples, para quem usa Debian ou alguma distribuição baseada em Debian (Debian-based) o que é o meu caso, pode instalar via apt-get. Para isto basta usar o comando:
# apt-get install ruby irb rdoc
Você também pode baixar o código fonte e instalá-lo manualmente, para isso vá até o terminal e use o comando:
wget ftp://ftp.ruby-lang.org/pub/ruby/1.8/ruby-1.8.7-p22.tar.bz2
Isso vai baixar o pacote e no mesmo diretório nós vamos descompactá-lo. Ele está em tar.bz2, então vamos usar:
tar -jxvf ruby-1.8.7-p22.tar.bz2
Ok, foi criado um diretório chamado ruby-1.8.7-p22, vamos até ele...
cd ruby-1.8.7-p22
Agora vamos começar a instalação. Dentro deste diretório digite os comandos:
./configure
$ make
# make install
Pronto, o Ruby foi instalado! Vamos agora começar a parte mais interessante, a prática.
Vamos criar nosso arquivo, eu programo utilizando o SciTE, que é um editor de texto próprio para programação, mas você pode estar usando qualquer editor de textos (gedit, vi etc).
Vamos criar o arquivo carro.rb (rb é a extensão de um código Ruby).
Já com o projeto criado, vamos criar uma classe chamada carro, definir os argumentos, criar algumas variáveis e imprimir tudo em outro arquivo, vamos lá ?!
O código da classe carro é:
class Carro //definimos o nome da classe
def initialize(marca,modelo,cor,tanque) //argumentos
@marca = marca //variáveis
@modelo = modelo
@cor = cor
@tanque = tanque
end
def marca
@marca
end
end
Pronto! Criamos nossa primeira classe, agora vamos adicionar ao arquivo carro2.rb à classe Carro.
require "carro.rb"
Vamos exibir as características:
require "carro.rb"
carro = Carro.new("VW","Fusca","Azul ","43 litros")
puts carro.marca
Bom, é isso! :)