Organização de arquivos na compilação de programas

Publicado por Eli Carlos em 29/04/2008

[ Hits: 5.309 ]

 


Organização de arquivos na compilação de programas



Olá pessoal, tudo bem?

Se você é um nato SlackUser como eu e gosta de compilar seus programas na unha já deve ter se perdido com dependências em uma instalação posterior. Como assim? Você instala um programa hoje que depende de vários outros programas para funcionar, então você baixa as dependências e as salva de forma desorganizada, de repente por algum motivo precisa formatar o HD e após isso instalar o tal programa novamente, abre o seu diretório de programas e lá está ele e mais outros 30 programas e mais 150 bibliotecas! E agora? O que depende de que?

Para evitar esse tipo de problema procure sempre sinalizar de alguma forma seus arquivos a serem compilados, por exemplo, no meu PC eu tenho um diretório com os programas que sempre instalo, é o diretório /backup/programas e dentro dele separei os programas por utilidade, por exemplo:

/backup/programas/essenciais

Nesse diretório coloquei todos aqueles programas que não podem faltar para que meu sistema funcione perfeitamente, gcc, g++, make e etc.

/backup/programas/musica

Nesse coloquei codecs e players de mp3 como xmms, amarok etc.

/backup/programas/jogos

Nesse coloquei todos meus Jogos como America's Army, Cube, Frest on Fire entre outros.

E assim por diante.

É interessante também colocar seus programas junto com suas dependências dentro de um único diretório e numerar os arquivos em seqüência de instalação, por exemplo:

# cd /backup/programas/jogos/frestonfire/
# ls

1python.tar.gz
2wxPython.tar.gz
3FrestonFire.tar.gz

Sendo assim na próxima vez que for instalar o jogo Frest on Fire saberei que ele depende da wxPython para funcionar e essa por sua vez depende do Python para funcionar, assim evito dor de cabeça e instalo tudo na seqüência correta e evito problemas.

Preste atenção na primeira vez que for compilar um programa, procure anotar suas dependências e depois numerar os arquivos na seqüência em que devem ser instalados, isso evita muita dor de cabeça. ;D

É isso pessoal, essa é uma dica simples mas que pode ajudar alguns iniciantes e quem sabe alguns experts também. Abraços!

Outras dicas deste autor
Nenhuma dica encontrada.
Leitura recomendada

Lista de distribuições Live CD

Bug: Elementary + Totem [Resolvido]

Recoll e de brinde dois ícones Faenza

Personalizando a página do Google

II Install Fest em Americana

  

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.



Contribuir com comentário