O porque não utilizar arquivo de paginação no SSD

Publicado por E. Dias em 26/10/2021

[ Hits: 1.059 ]

Blog: https://www.instagram.com/dangeaut/

 


O porque não utilizar arquivo de paginação no SSD



Com a popularização dos SSD é comum utilizá-los para melhorar o desempenho de computadores com pouca memória e HDs lentos, porém existem certos detalhes que devem ser observados no que tange ao arquivo de paginação.

Os primeiros SSDs eram bem mais rápidos que os HDs comuns, mas a diferença ainda não era como hoje em dia, você até poderia colocar o swap no SSD o que deixaria o seu S.O mais ágil não só pelo acesso do Linux aos arquivos que ele precisa mas também por que na maioria dos casos o arquivo de paginação ficar no SSD, resumindo, o sistema fica sem memória e o SSD consegue compensar isto de forma bem mais rápida do que um HD.

Mas vale recordar que este tipo de armazenamento sofre degradação, todo SSD tem algo chamado TBW que determina o quanto você pode pode gravar dados até começarem as falhas ou perda de espaço. SSDS de entrada como os da Western Digital, tem um TBW aproximado de 80TB, ou seja você pode gravar 80 terabytes no SSD até que ele falhe de alguma forma.

Apesar de que diversos modelos (SATA3) terem uma velocidade média de 500mb/s de escrita, isto já é o suficiente para gerar uma grande volume de dados escritos, caso você tenha um sistema com 4GB ou menos, ou mesmo com 8GB de RAM e você rode jogos que acabam precisando de um pouco mais, o que irá acontecer?

Você rapidamente irá aumentar o desgaste do SSD.

Outras dicas deste autor
Nenhuma dica encontrada.
Leitura recomendada

line 928: ./nvidia-installer: Permissão negada

Instalar Firefox 41 via terminal Ubuntu - Firefox compativel com Pje

NumLock no X Window

BURG (Class) - Resolução de Inicialização no Fedora

Acesso ao Banco do Brasil no Ubuntu 10.04 com Firefox (plugin Moonlight)

  

Comentários
[1] Comentário enviado por clodoaldops em 26/10/2021 - 14:12h

As ultimas versões do Ubuntu/LinuxMint criam um arquivo/swap se não houver uma partição swap no hdd ou ssd
Aqui eu não crio partição swap no ssd

[2] Comentário enviado por mauricio123 em 27/10/2021 - 17:28h


Isso é um tema já bem conhecido. Eu não sei como ficaria o swapfile no ssd. Dependendo da forma como ele é criado, pode ser que não faça muita diferença, no fim, creio que no quesito de desgaste, pode acabar dando na mesma.

___________________________________________________________
[code]Conhecimento não se Leva para o Túmulo.
https://github.com/MauricioFerrari-NovaTrento [/code]

[3] Comentário enviado por cizordj em 01/11/2021 - 07:52h

Mas daí se faltar memória como é que o sistema faz sem SWAP?

[4] Comentário enviado por dangeaut em 01/11/2021 - 23:32h


[3] Comentário enviado por cizordj em 01/11/2021 - 07:52h

Mas daí se faltar memória como é que o sistema faz sem SWAP?


É apenas informativo, para pessoas que não tem muito dinheiro e precisam que seu ssd dure ao menos mais um ano.
Não é nescessario removelo, porem vc pode aloca-lo em um hhd secundario.

[5] Comentário enviado por clodoaldops em 03/11/2021 - 16:39h

Tenho o mesmo SSD há mais de três anos... Já instalei e reinstalei dezenas de distribuições... Até momento funcionando sem problemas... Eu não tenho partição Swap no SSD... Quem tem falta de memória tem espetar mais um pente de 4/8 GB de RAM

[6] Comentário enviado por NidoBr em 03/11/2021 - 17:26h


O TBW é não é um "limite" é um valor que a fabricante do SSD testou e garante que vai aguentar sem problemas, não significa que é só isso que ele aguenta. E no seu exemplo o SSD é de entrada, voltado para uso básico e para isso 80TBW é muita coisa, pra quem necessita de mais tem que investir em um SSD melhor...

[7] Comentário enviado por junior_ em 08/11/2021 - 11:36h

Concordo com NidoBr, O TBW é o limite que o fabricante garante que não haverá problemas. Não implicando que ira parar de vez. Inclusive se você fizer o calculo do TBW por exemplo baseado em 80TB, 80*1000 dividido por 365*5 nós teríamos que gravar diariamente 43,83GB durante 5 anos de forma ininterrupta só pra acabar com a garantia, fora o tempo que o Hardware de fato suportaria.

Segue um vídeo do Aurério babbo comenta sobre o desgaste do SSD, no resumo use sem dó... inclusive desfragmente também sim por conta dos limites de algumas "Controladoras de SSD" que sofrem lentidão com excesso de fragmentação de dados.

https://www.youtube.com/watch?v=gE5bWnzNuB8

[8] Comentário enviado por M4iir1c10 em 07/12/2021 - 13:25h

Olha eu ja sou mais radical, meu pensamento e o seguinte:

Estou instalando em um laptop? Sim entao eu preciso de uma swap do tamanho da memoria do laptop. A razao disso e uma so. Hibernacao, se eu tenho o laptop eu vou querer configurar ele para que ao fechar a tampa e ele ir ao modo de hibernacao ao abrir novamente ele volta onde eu parei. Isso so e possivel com uma swap que seja grande o suficiente para todo o conteudo armazenado na memoria no momento que eu fecho o laptop ser despejado no swap e o computador desligar. Quando eu abro o computador tudo que estava na swap volta para a memoria e o computador volta de onde parou.

Caso eu vou instalar em um desktop entao eu nunca vou usar a funcao de hibernacao, assim sendo eu nunca vou usar a swap, especialmente pelo fato que eu uso gerenciadores de janelas e nao gerenciadores de area de trabalho. Portanto eu ignoro o pedido de swap e configuro o sistema sem esse recurso.


<hr />
s.u.d.o = Shut Up and Do as Ordered.
<hr />



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts