Noteboook HP G4-271 BR + Driver Wireless RT3090 (Fedora 14)

Publicado por Antonio em 12/05/2011

[ Hits: 6.880 ]

 


Noteboook HP G4-271 BR + Driver Wireless RT3090 (Fedora 14)



Olá a todos da comunidade! Eu comprei um notebook da HP, com Windows 7 instalado por padrão, e infelizmente não tive escolha, tive que comprá-lo assim mesmo, estava precisando e resolvi não buscar os meus direitos e pagar pela licença (que eu nem vou usar).

O atendente da loja também gosta de Linux, mas não o usa e não me recomendou usá-lo neste notebook, pois quando eu instalasse o Linux nele, eu perderia várias funções que só existiriam no Windows em conjunto com os softwares disponibilizados pela HP.

Não tive problemas com instalação, como todos sabem o Fedora (distro que escolhi para este computador) tem um instalador gráfico que facilita tudo, porém quando terminou a instalação deparei-me com várias coisas que ainda não haviam sido feitas, como por exemplo o driver da placa de wifi, uma Ralink RT3090. Pensei que tinha feito uma má compra e seria obrigado a usar Windows, sorte que eu estava errado.

Bem, fui em busca de uma solução para o meu problema, e achei, só que a dica só era usada para quem usa Ubuntu e mostrava um link de um pacote .deb, então tive que procurar mais um pouco e descobri também que esta empresa disponibiliza o código fonte do driver!

Foi ótimo descobrir isso, logo baixei o código e fiz assim: Descompactei o arquivo, entrei na pasta com meu usuário normal e deu um:

$ make

Depois como root...

# make intall

Claro que a placa não começou a funcionar e se conectou como por mágica, tive que ativar o módulo e para isso busquei a informação em outros fóruns, o que felizmente é fácil de fazer, então descobri como ativar o módulo.

Usei:

# lspci -v

E obtive o seguinte resultado:

02:00.0 Network controller: RaLink RT3090 Wireless 802.11n 1T/1R PCIe    Subsystem: Hewlett-Packard Company Device 1453    Flags: bus master, fast devsel, latency 0, IRQ 17    Memory at 90100000 (32-bit, non-prefetchable) [size=64K]    Capabilities: <access denied>    Kernel driver in use:    Kernel modules: rt3090sta

Depois fiz:

# modprobe -v rt3090sta

E então o Network Manager me mostrou as redes wifi que estavam próximas, foi um alívio.

Como na dica trata de compilação e gerenciamento de módulos, o que existe em qualquer distribuição Linux, creio que funciona em qualquer distro sem problemas, basta que você tenha a placa e o gcc instalados.

Outras dicas deste autor
Nenhuma dica encontrada.
Leitura recomendada

Instalação manual dos drivers Broadcom B43 Wireless no Debian Squeeze

Instalando Driver Nvidia no Slackware 13.37

Modem Lucent no Linux

OpenSuSE 11 reconhecendo HD SATA

Instalando HP Webcam Chicony no Debian Linux

  

Comentários
[1] Comentário enviado por ccunha em 30/07/2011 - 12:40h

Ola Antonio

Estou em uma situação semelhante a sua, só que meu note é o G42-350BR e sou totalmente iniciante no Linux (distr. Fedora 15).

Teria como vc me passar o endereço de onde conseguiu o fonte para a placa RT3090 ?

Desde já, agradeço muito

Abs

[2] Comentário enviado por ToniLink em 01/11/2011 - 12:58h

Olá ccunha,
no fedora 15 o driver rt2800pci vem "adaptado" para substituir o driver padrão, neste caso o rt2860sta mas confesso que a rede wi-fi fica com o sinal fraco e muito debilitada, tentei compilar novamente o driver na versão 15 do Fedora (32 e 64 bits) e não obtive resultado, ocorrem muito erros eu eu não consegui resolver o último. Mas aqui vai o link para o download do driver:
http://www.ralinktech.com/en/04_support/license.php?sn=5015#



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts