Noteboook HP G4-271 BR + Driver Wireless RT3090 (Fedora 14)

Publicado por Antonio em 12/05/2011

[ Hits: 6.821 ]

 


Noteboook HP G4-271 BR + Driver Wireless RT3090 (Fedora 14)



Olá a todos da comunidade! Eu comprei um notebook da HP, com Windows 7 instalado por padrão, e infelizmente não tive escolha, tive que comprá-lo assim mesmo, estava precisando e resolvi não buscar os meus direitos e pagar pela licença (que eu nem vou usar).

O atendente da loja também gosta de Linux, mas não o usa e não me recomendou usá-lo neste notebook, pois quando eu instalasse o Linux nele, eu perderia várias funções que só existiriam no Windows em conjunto com os softwares disponibilizados pela HP.

Não tive problemas com instalação, como todos sabem o Fedora (distro que escolhi para este computador) tem um instalador gráfico que facilita tudo, porém quando terminou a instalação deparei-me com várias coisas que ainda não haviam sido feitas, como por exemplo o driver da placa de wifi, uma Ralink RT3090. Pensei que tinha feito uma má compra e seria obrigado a usar Windows, sorte que eu estava errado.

Bem, fui em busca de uma solução para o meu problema, e achei, só que a dica só era usada para quem usa Ubuntu e mostrava um link de um pacote .deb, então tive que procurar mais um pouco e descobri também que esta empresa disponibiliza o código fonte do driver!

Foi ótimo descobrir isso, logo baixei o código e fiz assim: Descompactei o arquivo, entrei na pasta com meu usuário normal e deu um:

$ make

Depois como root...

# make intall

Claro que a placa não começou a funcionar e se conectou como por mágica, tive que ativar o módulo e para isso busquei a informação em outros fóruns, o que felizmente é fácil de fazer, então descobri como ativar o módulo.

Usei:

# lspci -v

E obtive o seguinte resultado:

02:00.0 Network controller: RaLink RT3090 Wireless 802.11n 1T/1R PCIe    Subsystem: Hewlett-Packard Company Device 1453    Flags: bus master, fast devsel, latency 0, IRQ 17    Memory at 90100000 (32-bit, non-prefetchable) [size=64K]    Capabilities: <access denied>    Kernel driver in use:    Kernel modules: rt3090sta

Depois fiz:

# modprobe -v rt3090sta

E então o Network Manager me mostrou as redes wifi que estavam próximas, foi um alívio.

Como na dica trata de compilação e gerenciamento de módulos, o que existe em qualquer distribuição Linux, creio que funciona em qualquer distro sem problemas, basta que você tenha a placa e o gcc instalados.

Outras dicas deste autor
Nenhuma dica encontrada.
Leitura recomendada

Reconfigurando modem serial para USB no Linux

Placa de som baseada no chip AC97

Smartphone Android - escolha corretamente

Obtendo informações detalhadas do seu computador / sistema

Resolvendo o problema da placa wifi ralink RT3090 no ubuntu 11.04

  

Comentários
[1] Comentário enviado por ccunha em 30/07/2011 - 12:40h

Ola Antonio

Estou em uma situação semelhante a sua, só que meu note é o G42-350BR e sou totalmente iniciante no Linux (distr. Fedora 15).

Teria como vc me passar o endereço de onde conseguiu o fonte para a placa RT3090 ?

Desde já, agradeço muito

Abs

[2] Comentário enviado por ToniLink em 01/11/2011 - 12:58h

Olá ccunha,
no fedora 15 o driver rt2800pci vem "adaptado" para substituir o driver padrão, neste caso o rt2860sta mas confesso que a rede wi-fi fica com o sinal fraco e muito debilitada, tentei compilar novamente o driver na versão 15 do Fedora (32 e 64 bits) e não obtive resultado, ocorrem muito erros eu eu não consegui resolver o último. Mas aqui vai o link para o download do driver:
http://www.ralinktech.com/en/04_support/license.php?sn=5015#



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts