Lista de servidores compatíveis com OpenBSD

Publicado por Mauro Risonho de Paula Assumpção A.K.A firebits em 06/11/2009

[ Hits: 6.265 ]

 


Lista de servidores compatíveis com OpenBSD



Fonte: Wikipédia

O OpenBSD é um sistema operacional livre da família UNIX, multiplataforma. Seu time de desenvolvedores enfatiza a portabilidade, padronização, correção e segurança. Ele suporta emulação binária da maioria dos binários de SRV4 (Solaris), FreeBSD, Linux, SunOS e HP-UX e funciona nas plataformas alpha, amd64, armish, hp300, hppa, i386, landisk, luna88k, mac68k, powerpc, mvme68k, mvme88k, sgi, sparc, sparc64, vax e zaurus. A versão atual é a 4.6, lançada em 18 de Outubro de 2009.

Os binários e fontes do OpenBSD permitem livre distribuição, segundo uma licença do tipo BSD. Isto inclui a permissão de reutilizar qualquer parte do código fonte do OpenBSD, tanto para uso pessoal quanto para propósitos comerciais. Não existe nenhuma outra restrição posterior a aquelas implicadas pela licença original do OpenBSD. Ele pode ser livremente usado em ambientes doméstico, acadêmico, instituições governamentais, organizações sem fins lucrativos e organizações comerciais.

Características do OpenBSD:
  • Roda em muitos hardwares diferentes.
  • Foi pensado por muitos profissionais em segurança para ser o sistema operacional mais seguro da família UNIX, sendo resultado de um ano e meio de trabalho de 10 membros e de um amplo estudo de códigos-fonte.
  • É um sistema operacional completo da família UNIX.
  • Integra uma tecnologia de ponta em segurança, adequado para a criação de firewalls e serviços de redes privados em um ambiente distribuído.
  • Beneficia um forte encaminhamento de desenvolvimento em diversas áreas, oferecendo oportunidades de trabalho de diversas tecnologias para a comunidade internacional de programadores e usuários finais.
  • Oferece a oportunidade de qualquer pessoa tecnicamente capacitada trabalhar no desenvolvimento e testes do produto.

Caso você se interesse em instalar, configurar e usar OpenBSD em seus servidores, vai um link, com os mais compatíveis:
Lembrando, a promessa de garantia da maior segurança, para o OpenBSD, é apenas da base inicial de instalação (como kernel, comandos internos e outros relativos ao mínimo de instalação do SO), já os outros pacotes adicionais, OpenOffice, Thunderbird e outros, dependem da sua própria segurança, por suas correções de bugs, patches.

Essa ideia que SO, totalmente seguro somada aos pacotes opcionais é ilusória, apenas a instalação inicial do OpenBSD é totalmente garantida de segurança pelo projeto.

Outras dicas deste autor

Executando scan com NMAP conforme suas ordens (voz) - parte 1 (alto-falantes)

Backtrack 4 - Arpalert

Acessando AP Wireless Zinwell G200 via Putty

Backtrack 4 - Cisco Auditing Tool

Backtrack 4 - Cisco Passwd Scanner

Leitura recomendada

Liberando acesso a SICOV e Conectividade Social

Bloqueando o Ultrasurf

Limitando a 1 login por usuário

Kerio Control Brasil - Firewall simples porém poderoso!

Squid com usuários X computadores por setor usando endereço MAC

  

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts