Fonte: Wikipédia
O
OpenBSD é um sistema operacional livre da família UNIX, multiplataforma. Seu time de desenvolvedores enfatiza a portabilidade, padronização, correção e segurança. Ele suporta emulação binária da maioria dos binários de SRV4 (Solaris), FreeBSD,
Linux, SunOS e HP-UX e funciona nas plataformas alpha, amd64, armish, hp300, hppa, i386, landisk, luna88k, mac68k, powerpc, mvme68k, mvme88k, sgi, sparc, sparc64, vax e zaurus. A versão atual é a 4.6, lançada em 18 de Outubro de 2009.
Os binários e fontes do OpenBSD permitem livre distribuição, segundo uma licença do tipo BSD. Isto inclui a permissão de reutilizar qualquer parte do código fonte do OpenBSD, tanto para uso pessoal quanto para propósitos comerciais. Não existe nenhuma outra restrição posterior a aquelas implicadas pela licença original do OpenBSD. Ele pode ser livremente usado em ambientes doméstico, acadêmico, instituições governamentais, organizações sem fins lucrativos e organizações comerciais.
Características do OpenBSD:
- Roda em muitos hardwares diferentes.
- Foi pensado por muitos profissionais em segurança para ser o sistema operacional mais seguro da família UNIX, sendo resultado de um ano e meio de trabalho de 10 membros e de um amplo estudo de códigos-fonte.
- É um sistema operacional completo da família UNIX.
- Integra uma tecnologia de ponta em segurança, adequado para a criação de firewalls e serviços de redes privados em um ambiente distribuído.
- Beneficia um forte encaminhamento de desenvolvimento em diversas áreas, oferecendo oportunidades de trabalho de diversas tecnologias para a comunidade internacional de programadores e usuários finais.
- Oferece a oportunidade de qualquer pessoa tecnicamente capacitada trabalhar no desenvolvimento e testes do produto.
Caso você se interesse em instalar, configurar e usar OpenBSD em seus servidores, vai um link, com os mais compatíveis:
Lembrando, a promessa de garantia da maior segurança, para o OpenBSD, é apenas da base inicial de instalação (como kernel, comandos internos e outros relativos ao mínimo de instalação do SO), já os outros pacotes adicionais, OpenOffice, Thunderbird e outros, dependem da sua própria segurança, por suas correções de bugs, patches.
Essa ideia que SO, totalmente seguro somada aos pacotes opcionais é ilusória, apenas a instalação inicial do OpenBSD é totalmente garantida de segurança pelo projeto.
Nenhum comentário foi encontrado.