Lista de servidores compatíveis com OpenBSD

Publicado por Mauro Risonho de Paula Assumpção A.K.A firebits em 06/11/2009

[ Hits: 6.000 ]

 


Lista de servidores compatíveis com OpenBSD



Fonte: Wikipédia

O OpenBSD é um sistema operacional livre da família UNIX, multiplataforma. Seu time de desenvolvedores enfatiza a portabilidade, padronização, correção e segurança. Ele suporta emulação binária da maioria dos binários de SRV4 (Solaris), FreeBSD, Linux, SunOS e HP-UX e funciona nas plataformas alpha, amd64, armish, hp300, hppa, i386, landisk, luna88k, mac68k, powerpc, mvme68k, mvme88k, sgi, sparc, sparc64, vax e zaurus. A versão atual é a 4.6, lançada em 18 de Outubro de 2009.

Os binários e fontes do OpenBSD permitem livre distribuição, segundo uma licença do tipo BSD. Isto inclui a permissão de reutilizar qualquer parte do código fonte do OpenBSD, tanto para uso pessoal quanto para propósitos comerciais. Não existe nenhuma outra restrição posterior a aquelas implicadas pela licença original do OpenBSD. Ele pode ser livremente usado em ambientes doméstico, acadêmico, instituições governamentais, organizações sem fins lucrativos e organizações comerciais.

Características do OpenBSD:
  • Roda em muitos hardwares diferentes.
  • Foi pensado por muitos profissionais em segurança para ser o sistema operacional mais seguro da família UNIX, sendo resultado de um ano e meio de trabalho de 10 membros e de um amplo estudo de códigos-fonte.
  • É um sistema operacional completo da família UNIX.
  • Integra uma tecnologia de ponta em segurança, adequado para a criação de firewalls e serviços de redes privados em um ambiente distribuído.
  • Beneficia um forte encaminhamento de desenvolvimento em diversas áreas, oferecendo oportunidades de trabalho de diversas tecnologias para a comunidade internacional de programadores e usuários finais.
  • Oferece a oportunidade de qualquer pessoa tecnicamente capacitada trabalhar no desenvolvimento e testes do produto.

Caso você se interesse em instalar, configurar e usar OpenBSD em seus servidores, vai um link, com os mais compatíveis:
Lembrando, a promessa de garantia da maior segurança, para o OpenBSD, é apenas da base inicial de instalação (como kernel, comandos internos e outros relativos ao mínimo de instalação do SO), já os outros pacotes adicionais, OpenOffice, Thunderbird e outros, dependem da sua própria segurança, por suas correções de bugs, patches.

Essa ideia que SO, totalmente seguro somada aos pacotes opcionais é ilusória, apenas a instalação inicial do OpenBSD é totalmente garantida de segurança pelo projeto.

Outras dicas deste autor

Backtrack 4 - Cisco OCS Mass Scanner

Backtrack 4 - OScanner

Conflito na tecla F10 para sair do MC (midnight commander) dentro do Gnome

Nautilus: Modificando o software usado para abrir um arquivo

Backtrack 4 - Atualizando o banco de dados de Fingerprint (impressões digitais) do Nmap 5.0

Leitura recomendada

Vulnerabilidade na variável PATH

Hackeando sem riscos

Corrigindo erros de chave pública no Debian (GPG)

Filtrando porcarias com o Dansguardian

Snoopy Logger

  

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.



Contribuir com comentário