Linux com Inteligência Artificial

Publicado por David em 26/08/2009

[ Hits: 14.112 ]

 


Linux com Inteligência Artificial



Já pensou se você pudesse "trocar uma ideia" com seu PC? E se ele fosse capaz de interagir com você como se fosse um robô? Esse é o objetivo do Projeto SucciBot.

A próxima versão do SucciLinux agora vai contar com um adicional que vai facilitar e muito a vida dos usuários, ela virá com um robô!!! É isso mesmo, agora a robótica está ao alcance de todos!

A SucciBot usa módulos para executar tarefas, e entre os principais módulos podemos citar:

1. Módulo de Memória Permanente (MMP) - Capacita a Inteligência Artificial a guardar dados a ele fornecido e que possam ser resgatados posteriormente pelo usuário do sistema.

Exemplo: O usuário pode "digitar" seu nome e o sistema irá guardar na memória através desse módulo, assim ele sempre vai lembrar do nome do usuário e comentá-lo em conversas futuras.

2. Módulo de Execução de Aplicações (MEA) - Capacita a Inteligência Artificial a executar tarefas relacionadas ao sistema operacional, como por exemplo instalar um programa, ensinar o usuário como executar uma tarefa simples ou executar uma tarefa específica.

3. Módulo de Aprendizado Simples (MAS) - Capacita a Inteligência Artificial a aprender coisas da qual ela não possui informação no banco de dados da mesma.

Exemplo: Pode-se ensinar palavras em outros idiomas.

Em Desenvolvimento:

4. Módulo de Memória de Compromissos (MMC) - Capacita a Inteligência Artificial a decorar e/ou agendar compromissos, como por exemplo compromissos da semana ou datas comemorativas etc.

5. Módulo de Reconhecimento de Usuários (MRU) - Capacita a Inteligência Artificial a reconhecer usuários através de uma webcam. Esse módulo também permite que o robô bloqueio o acesso a área de trabalho, permitindo-o somente com a identificação do usuário ou a digitação de uma senha pré estabelecida.

O lançamento oficial da distro com a tecnologia será no dia 30 de agosto, mas você já pode dar uma olhada no vídeo do primeiro protótipo já funcionando.

Confira o vídeo do primeiro beta no endereço: www.youtube.com - succilinux

--
David Monteiro
Equipe Succi Linux
[email protected]
www.succi.org
www.twitter.com/succilinux


Outras dicas deste autor

Conheça o Succi Linux

Leitura recomendada

Segmentando rede (VLANs) + DHCP por VLAN - CentOS

Você já leu a GPL?

Cloud Computing - Querem transformar o computador em uma TV... e a cabo!

Windows rodando no Linux usando o VirtualBox

Vídeo-aulas gratuitas para iniciantes

  

Comentários
[1] Comentário enviado por dcbasso em 26/08/2009 - 17:30h

Show, muito legal!
A idéia é muito boa, ainda mais para usuários novos e etc... hehehe

[2] Comentário enviado por dormir em 26/08/2009 - 19:20h

Achei massa, assistindo o video, agora quero ver na vida real, pois corri atras da aplicação e so consegui a distro, que por sinal esta muito bem feita, mais precisa melhorar muito, principalmente o boot, a qual usuario leigo iram encontrar dificildade.

Mais sobre o bot, funcionara somente com o succilix? Pois na empresa que trabalho ja tive alguma ideias no uso dele, a qual estou com projeto de substituição de windows por linux.

[3] Comentário enviado por evaldoavelar em 26/08/2009 - 19:23h

Que idéia bacana!

Sabia que um dia iria experimentar algo assim, mas não imaginava que estava tão próximo!

Já estou esperando para fazer um teste.

[4] Comentário enviado por successor em 26/08/2009 - 19:39h

Pessoal. Obrigado pelo apoio. Com relação a outras distros, por enquanto só no SucciLinux, mas temos o projeto de adaptá-la a outras distros. Agora estamos trabalhando em sua parte gráfica para torná-la ainda mais agradável.

[5] Comentário enviado por emvbase em 26/08/2009 - 20:00h

Oho! SucciBot chegando :-), versão 2 chegando, aumenta a adrenalina e correria nos bastidores do Succi.org :-)

[6] Comentário enviado por albfneto em 26/08/2009 - 21:14h

puxa, seu Succi ta ficando inovador, tem um diferencial grande...
Muito legal....
O Sabayon usa inteligência artificial no Entropy, no instalador, para comparar com as versões de portage e não bagunçar os menus e ambientes gráficos.

[7] Comentário enviado por ricardok2 em 26/08/2009 - 22:51h

Se fosse eu digitando:

"Pode abrir o editor de texto?"
"Não entendi"
"Pode abrir o editor de texto?"
"Desculpe, não entendi"
"Pode abrir o editor de texto?"
"Como é?"
"ABRE A MERDA DO VIM !!!!"

shaushiauhsiauhs

Mas falando sério, eu não usei, só vi o vídeo, julgando por esse demo não parece tãoo util. Mas o projeto é interessante, tomara que evolua e os "planos para o futuro" se concretizem

[8] Comentário enviado por clickbr em 26/08/2009 - 23:17h

~> É a única distro nacional que carrega na ram liberando a mídia do CD ~> A única distro nacional com menos de 100 MB ~> A única que reconhece todo tipo de hardware desde os PCs velhos até as mais atuais tecnologias dos netbooks ~> A única distro nacional que trabalha sincronizada com um projeto internacional - o Projeto do Puppy Linux ~> E a primeira distro Brasileira com Inteligência Artificial.
Em mundo totalmente conectado, em que a internet toda esta migrando para as nuvens, para que mais aplicativos? Se vc gostava do K3B pra gravar mídias, experimente o levíssimo e funcional gravador Xfburn, se gostava de usar o samba pra fazer redes com o winXP experimente agora o leve e funcional Pnethood, se gostava do visual do KDE4 e nunca conseguiu usar tente usar agora no succi o novo theme e icons do KDE4 rodando dentro da leve e funcional interface do XFCE.
Quer saber mais, experimente. Desde que surgiu o puppy, sempre usei no meu pendrive e agora o succi em português está melhor ainda.
No Brasil atualmente, não temos nenhuma distro usável sem bugs ou fórum linux, que esteja focada para usuários novatos. A maioria dos foruns linux costumam banir aos nobs pela sua falta de experiência, a parte, o desrespeito que alguns moderadores tem com nossos colegas usuários de linux. É aí onde entra o papel da succibot e da comunidade succi em geral. Desde o começo, uma equipe humilde e colaborativa para com os novatos. Parabéns equipe vcs merecem.

[9] Comentário enviado por m4iir1c10 em 27/08/2009 - 00:55h

Legal, gostei de ver a atitude Brasileira, Agora uma pergunta eu vivo na Australia, vou fazer o download e fazer uns testes aqui... porem ja quero saber, eu so posso "conversar" com o sistema em portugues? ou posso conversar em ingles tambem? Caso seja so portugues vai ficar dificil para o sistema me entender porque meu teclado nao tem acentos hehehehe


[10] Comentário enviado por Dormir em 27/08/2009 - 10:45h

Duvidas, o sistema de bot que e usando seria baseando em AIML(http://pt.wikipedia.org/wiki/AIML)? Como Alice(http://alicebot.blogspot.com/).

[11] Comentário enviado por hagahood em 27/08/2009 - 21:16h

bah!! muito tri.
muito boa a ideia.
agora so falta a integracao com tts pra ficar show.
dai eu vou falar:" surface oq é isso!!!"

[12] Comentário enviado por agk em 31/08/2009 - 18:48h

Muito bom, parabéns.

Esse é o tipo de dica que mereceria ser artigo, pela importância do assunto. Durante minha pós-graduação tive a disciplina de Inteligência artificial, é bastante complexo o assunto, porém é bastante interessante.

Para quem se interessa pelo assunto ou é simplesmente curioso, segue alguns links sobre o assunto:
http://www.exsys.com/demomain.html

http://www.henrykautz.org/ai/NeuralNetsHandwriting/JRec.html

http://lcn.epfl.ch/tutorial/english/perceptron/html/index.html

[13] Comentário enviado por linuxinterativo em 08/04/2016 - 08:52h


[1] Comentário enviado por dcbasso em 26/08/2009 - 17:30h

Show, muito legal!
A idéia é muito boa, ainda mais para usuários novos e etc... hehehe


Bom dia,

Sei que esses comentarios são de 2009, e estamos em 2016 portanto 7 anos depois, mas com um entusiasta da I.A. e um mergulhado em Linux, alguém poderia me dizer porque o projeto acabou??

Abraços.

[14] Comentário enviado por successor em 08/04/2016 - 23:42h


Bom dia,

Sei que esses comentarios são de 2009, e estamos em 2016 portanto 7 anos depois, mas com um entusiasta da I.A. e um mergulhado em Linux, alguém poderia me dizer porque o projeto acabou??

Abraços.


Bom dia (direto da China) usuário LinuxInterativo,

Obrigado por seu interesse!

O projeto foi descontinuado por diversos fatores: fatores pessoais, falta de investimento, falta de tempo para trabalhar no projeto etc. No Brasil (falando já desde 2009 até os dias atuais) sempre foi muito difícil encontrar patrocínio para projetos tão "ousados" como o que foi proposto na época e todos os envolvidos no projeto tinham vida profissional, trabalho, faculdade, famílias etc. Ficava muito complicado reservar o tempo necessário para tocar o projeto.

Atualmente eu ainda uso o SucciLinux aqui com uma versão particular da SucciBoot (Hoje eu a chamo de Raquel, em homenagem a escritora com o mesmo nome).

Eu precisei sair do país para encontrar empresas dispostas a investir no projeto (descartando o linux).

Bem, infelizmente, acho pouco provável que o projeto retorne já que existem diversos projetos similares no mercado, tanto para windows quanto para mac, e não acho mais necessário investir meu tempo neste projeto e distribuí-lo. Acredito que o Linux já tem um bom mercado e vai crescer cada dia mais, mesmo sem meu apoio.

Eventualmente eu posto algum vídeo com a evolução do projeto Raquel em meu facebook. Me adicione lá, caso tenha interesse. O endereço é davidmonteiro.net (lembre-se de identificar, pois não costumo aceitar desconhecidos por lá).

[15] Comentário enviado por linuxinterativo em 09/04/2016 - 19:33h


[14] Comentário enviado por successor em 08/04/2016 - 23:42h


Bom dia,

Sei que esses comentarios são de 2009, e estamos em 2016 portanto 7 anos depois, mas com um entusiasta da I.A. e um mergulhado em Linux, alguém poderia me dizer porque o projeto acabou??

Abraços.


Bom dia (direto da China) usuário LinuxInterativo,

Obrigado por seu interesse!

O projeto foi descontinuado por diversos fatores: fatores pessoais, falta de investimento, falta de tempo para trabalhar no projeto etc. No Brasil (falando já desde 2009 até os dias atuais) sempre foi muito difícil encontrar patrocínio para projetos tão "ousados" como o que foi proposto na época e todos os envolvidos no projeto tinham vida profissional, trabalho, faculdade, famílias etc. Ficava muito complicado reservar o tempo necessário para tocar o projeto.

Atualmente eu ainda uso o SucciLinux aqui com uma versão particular da SucciBoot (Hoje eu a chamo de Raquel, em homenagem a escritora com o mesmo nome).

Eu precisei sair do país para encontrar empresas dispostas a investir no projeto (descartando o linux).

Bem, infelizmente, acho pouco provável que o projeto retorne já que existem diversos projetos similares no mercado, tanto para windows quanto para mac, e não acho mais necessário investir meu tempo neste projeto e distribuí-lo. Acredito que o Linux já tem um bom mercado e vai crescer cada dia mais, mesmo sem meu apoio.

Eventualmente eu posto algum vídeo com a evolução do projeto Raquel em meu facebook. Me adicione lá, caso tenha interesse. O endereço é davidmonteiro.net (lembre-se de identificar, pois não costumo aceitar desconhecidos por lá).


Olá,

Primeiramente gostaria de agradecer o seu retorno e como vc ainda usa o SucciLinux vc não o disponibilizaria para mim??
E quando você disse: "Eu precisei sair do país para encontrar empresas dispostas a investir no projeto (descartando o linux)" quis dizer que nao usa mais o Linux?? O Descartou?? Eu o adcionei no Face, mas podemos ir nos falando por e-mail tb?? [email protected]? Porque como o meu Face é junto com minha esposa pode ficar um pouco mais complicado.

Abraços.



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts