Kivio é a ferramenta de criação de diagramas do Koffice. Para quem conhece o Visio da Microsoft, o kivio é bem parecido. Esse documento mostra alguns detalhes dessa ferramenta.
Existe um manual em inglês bem completo em:
http://docs.kde.org/development/en/koffice/kivio/
Instalando:
Para a instalação no Ubuntu é só ir na barra de menus em:
Aplicações > Adicionar aplicações > escritório > mais programas > [x] Kivio [x] aplicar
Utilizando:
Barra de menus em:
Aplicações > Aplicações > Escritório > Kivio
Abrirá uma tela em branco e ao lado esquerdo stencil basic (figuras prontas). Para inserir uma figura basta arrastar e soltar na tela em branco. Veja o exemplo na figura 1:
Para inserir uma linha basta escolher o item polyline connector no menu e clicar na página, arrastar com o mouse no tamanho desejado. Para fixar clicar com direito.
Ir em line color e escolher a cor da linha, em line width a grossura e em line style escolhe-se o estilo (pontilhada, contínua etc) e finalmente em arrowheads para por setas ou pontos nas extremidades. Veja o exemplo na figura 2:
Para inserir um estêncil específico, basta selecionar tools > add stencil set > hardware collections > computer hardware, arrastar a figura na tela e soltar. Ver figura 3:
Para manipular figuras, ir em format ,agrupar e desagrupar figuras - group selection e ungroup respectivamente. Mover figura para frente e para trás - send to front e send to back respectivamente.
Os arquivos são salvos com extensão .flw, para passar para o OpenOffice.org vá em page > export page e salvar como .jpeg, depois é só colar a imagem no documento de texto.
Obs.: As figuras podem ser copiadas e coladas (ctrl + c e ctrl + v), porém não é válido para linhas. As figuras não rotacionam como no Visio.