Instalando o Plank no Slackware

Publicado por Fernando T. Da Silva em 25/10/2018

[ Hits: 1.220 ]

Blog: http://meumundotux.blogspot.com.br/

 


Instalando o Plank no Slackware



Plank é um Dock (launch ou no português lançador) que basicamente é uma barra diferente para lançar programas no seu desktop e o seu funcionamento é um pouco diferente das barras de programas padrões dos gerenciadores de janelas tradicionais como Xfce, Lxde, Kde etc, podendo ser usada em substituição as mesmas para quem quer algo novo e diferente em qualquer desktop ou window manager.

Ao instalar o Plank ele já vem com alguns atalhos ou utiliza alguns detectado aleatoriamente do sistema, mas você pode remover os mesmos e adicionar outros de sua preferencia, além de também de embutir docklets internos do Plank para lixeira, área de transferência, exibir desktop, cpu monitor e relógio.

A barra de Plank pode ser colocada na posição desejada na tela, ficar sempre visível ou ocultar a mesma, exibir efeito de zoom ao passar o mouse sobre os ícones e outras perfumarias simples.

Para instalar o Plank no Slackware é altamente recomendável que você tenha o sbopkg instalado no seu sistema, cujo o mesmo instalará todas as dependências necessárias.

sudo sbopkg -i plank

Para iniciar o Plank na sessão atual no seu Slackware, para que não haja erro em uma janela de terminal execute o comando abaixo para definir o tema a ser usado, antes de executar propriamente o Dock; pois se executar diretamente somente o comando plank o Dock não iniciará como é a primeira vez.

plank --preferences

Defina o tema que irá utilizar e feche esta janela, depois você testa todas as opções das configurações que são extremante fácil de entender para que serve.

Iniciando o Plank

Na janela de terminal digite somente o comando plank sem opções ou acesse o menu Iniciar/Acessórios/Plank.

Iniciando o Plank automaticamente ao iniciar o seu desktop:

Se você estiver utilizando qualquer gestor de janelas em que o menu de programas é formado por arquivos .desktop como Xfce, Lxde, Kde, Mate e outros basta criar o arquivo plank.desktop em ~/.config/autostart com o seguinte conteúdo básico.

[Desktop Entry]
Encoding=UTF-8
Version=0.9.4
Type=Application
Name=Plank
Comment= Barra de programas diferente
Exec=plank
Terminal=false

Criando o atalho no menu Iniciar para editar a configuração do Plank

Não irei criar propriamente o atalho para editar as configurações do Plank e sim editar apenas o atalho que inicia o Plank que aparece no menu Iniciar/Acessórios/Plank, pois como já crie um arquivo para o mesmo iniciar automaticamente ao entrar no desktop, não será necessário este atalho que executa o mesmo manualmente, pois o Plank instalado pelo sbopkg no Slackware não vem com um atalho para editar as configurações dele.

Edite o arquivo /usr/share/applications/plank.desktop, usando o sudo com seu editor de texto ASCII favorito e modifique as linhas abaixo:

Name=Plank para Name=Plank Preferências
Exec=plank para Exec=plank --preferences

Após salvar o arquivo, acesse o menu Iniciar/Acessórios/Plank Preferências para editar as configurações do Plank.

Zoom nos ícones do Plank

Para isto na aba Aparência na opção "Zoom do ícone" deve está na posição ON, mas o mesmo somente funcionará se você estiver em execução um compositor de janelas como o compton, xcompmgr ou compiz e na falta dos 3 primeiros para que utiliza o desktop Xfce, Menu Iniciar/Configurações/Ajuste do Gerenciador de Janelas, na guia Compositor deve está marcado a opção "Habilitar composição de tela" para ter o efeito de zoom nos ícones do Plank.

Removendo atalhos do Plank

Clique com o botão direito do mouse sobre o ícone e desmarque a opção Manter no Dock ou arraste o ícone para fora do Dock onde o mesmo será excluído com um belo efeito de visual de nuvem desintegrando.

NOTA: se o programa estiver em execução ao remover o atalho, o mesmo somente sumirá do Dock após fechar o programa.

Adicionando atalhos no Plank

Execute normalmente o seu programa e ao aparecer o ícone do mesmo que será sempre do lado direito do Dock quando não existir o atalho para o mesmo, clique no ícone usando o botão direito do mouse e marque a opção Manter no Dock, pronto atalho criado.

NOTA: você pode mudar a posição do atalho para posição desejada no Dock, arrastando com o botão esquerdo do mouse.

Atalho para abrir as configurações do Plank diretamente pelo Dock

Em algumas distros não existe o ícone da âncora no Dock que permite editar as Preferências do Plank, mas você pode chama-la a partir do Dock mesmo sem ter este ícone usando uma tecla de atalho.

Segure a tecla Ctrl, e clique com o botão esquerdo do mouse em cima de qualquer ícone no Dock, e no menu suspenso escolha Preferências.

Outras notas

  • Quando um atalho do Dock estiver em execução ou qualquer outro programa gráfico executado de fora do atalho do Dock sempre terá um ponto de luz azul abaixo do ícone no Dock sinalizando que o mesmo está em execução, basta clicar neles para alternar para o referido programa sem executar uma segunda instancia do mesmo.
  • Todo programa gráfico que você executar que não tiver um atalho no Dock sempre estará no final do lado direito do Dock estando utilizando o Dock na posição da parte inferior da tela (Fundo).
  • Você pode fechar qualquer programa em execução que estiver no Dock, clicando no ícone com o botão direito do mouse e escolher a opção Fechar.
  • Procedimento da instalação do Plank realizado no Slackware 14.2 32 bits com a versão do Plank 0.11.4 de 2017.

Print da tela utilizando o Plank no desktop Openbox:
Linux: Instalando o Plank no Slackware
Outras dicas deste autor

Montando o seu celular Android no Slackware pelo Spacefm

Inserindo legenda em vídeo na linha de comando com o FFmpeg

avconv - Convertendo vídeo para MP3 rapidamente

Habilitando teclas "Control+Alt+Backspace" para reiniciar servidor X

file-roller - compactador/descompactador [vídeo tutorial]

Leitura recomendada

Convertendo imagem JPG em ASCII art

Lazarus: Resolvendo o problema da jpegforlazarus no Linux

Chromium no Ubuntu 14.04 e Linux Mint 17

Instalando LibreOffice 6.0 no Linux Mint 18

Lente de aumento no Linux

  

Comentários
[1] Comentário enviado por edps em 28/10/2018 - 19:23h

Passando pra informar que modifiquei o lançador do programa de forma a executar a janela de preferências na primeira utilização, já está aprovado no SlackBuilds e deverá estar disponível a partir de 10 Nov 2018:

https://git.slackbuilds.org/slackbuilds/commit/?id=b0edbdbc7



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts