Instalando o KDE 4.2 no Slackware Linux 12.2

Publicado por Alessandro em 06/03/2009

[ Hits: 7.761 ]

 


Instalando o KDE 4.2 no Slackware Linux 12.2



Saudações a todos. Nessa dica mostrarei os passos na instalação do KDE 4.2 no Slackware 12.2 que realizei no meu notebook.

1) Baixando os pacotes necessários.

Todos os pacotes utilizados nessa minha instalação foram extraídos do site Slackware-Brasil, mas se desejar pode-se utilizar outro mirror.

Acessando o link abaixo será mostrado da seguinte forma:

ftp://ftp.slackware-brasil.com.br/slackware-current/testing/packages/kde4
  • Pasta "deps" - Nesta pasta estão os pacotes "deps", dependências que o KDE-4.2 necessitará após a instalação. Nem todos os pacotes são necessários, mas recomendo instalar todos na primeira vez e depois de instalado e funcional ir removendo os que não forem necessários ou fazer novas instalações eliminando alguns pacotes.
  • Pasta "kde" - Nesta pasta estão os pacotes do KDE-4.2, conforme dito acima pode-se instalar todos os pacotes ou somente o que se desejar, já que os pacotes são conhecidos dos utilizadores o KDE. Caso você não conheça o KDE, ainda recomendo instalar todos. No meu caso só deixei de fora o "kOffice - O Office do KDE", pois utilizo o BrOffice.
  • Pasta "kde-l10n" - Nesta pasta estão os pacotes de idiomas do KDE-4.2. Instale o pacote de idiomas de sua preferência, no nosso caso utilizar o padrão "pt_BR". Utilizei o pacote "kde-l10n-pt_BR-4.2.0-noarch-1.tgz" e se tiver optado por instalar o "kOffice" deve-se instalar o pacote "koffice-l10n-pt_BR-1.9.98.6-noarch-1.tgz".
  • Pasta "extragear" - Nesta pasta estão o os pacotes extras para o KDE-4.2. Neste caso fica a critério qual pacote instalar, no meu caso utilizei somente o "Amarok-2.0", que está com visual novo e novas funcionalidades.

2) Instalando os pacotes.

Após baixar todos os pacotes, salve os dois scripts contidos no site: remove-kde3.sh e remove-kde4.sh.

Antes de começar a instalação, se possuir o KDE-3 instalado é necessário removê-lo utilizando o script "remove-kde3.sh". Será necessário sair do ambiente gráfico caso você esteja utilizando o KDE-3. Neste processo serão removidos todos os pacotes do KDE-3, incluindo suas dependências, pacotes extras e idiomas. Se desejar edite o arquivo antes para verificar o que será removido do seu Linux.

Removidos todos os pacotes relacionados do KDE-3, instale os pacotes baixados da pasta "deps", "kde", pacotes de idiomas e os pacotes extras.

3) Finalizando.

Após a instalação é hora de executar a o KDE-4.2. Se você utilizava o KDE-3 recomendo que exclua ou renomeie a pasta contida no diretório pessoal "~/.kde", assim evita que na hora da execução do KDE-4.2 tenha algum vestígio do KDE-3.

Executando o KDE-4.2 você encontrará um KDE totalmente diferente, muito mais bonito, de fácil manuseio, seu "Menu K" reformulado e prático assim como sua "Área de Trabalho".

Se você utiliza o "Beryl" ou o "Compiz" poderá utilizar o "Kwin", que oferece diversos recursos similares, contendo inclusive o "Cubo", só que muito mais leve, consumindo menos da máquina.

Outro ponto forte do KDE-4.2 é o sistema de controle de energia, muito útil para notebooks, principalmente no quando conectado a baterias.

Existem muitos outros recursos e programas excelentes, como o "Dolphin - Gerenciador de Arquivos", "Gwenview - Visualizador de Imagens" e muitos outros.

Agora com um centro de controle de fácil manuseio "Configurações do Sistema", que concentra todas os controles do KDE como: Aparência, Pessoais, Rede, Administração, Sistema e Configurações Avançadas.

Essa instalação foi realizada em um Notebook Toshiba, 2GB de memória, 120GB de disco, processador Centrino Duo. No meu caso notei um consumo de máquina um pouco maior que o KDE-3. O consumo vai depender das configurações aplicadas e dos recursos visuais do "Kwin".

Para mais informações do KDE-4.2 acesse o site abaixo:
Abaixo alguns screenshots da meu KDE-4.2:
Bom isso é tudo, um abraço a todos e espero ter contribuído.

Outras dicas deste autor

Conexão 3G Brt com o Nokia N73 - Slackware 12.2

Leitura recomendada

Instalando fontes no Debian

Confira: Ubuntu foi redesenhado!

Como verificar a integridade dos arquivos baixados usando cksfv

CLAWS-MAIL - Atualização não-oficial para Ubuntu

Indeciso entre o Fedora e o Ubuntu? Teste o Fuduntu

  

Comentários
[1] Comentário enviado por kenshineo em 29/04/2009 - 20:38h

Ola amigo, o link não existe!

[2] Comentário enviado por danielstars em 23/07/2009 - 20:38h

estes links estao quebrados, nao há mais os aquivos no local insformado no tutorial

[3] Comentário enviado por sandromt em 23/07/2009 - 22:55h

O link para download do KDE-4.2 foi retirado do "testing", agora ele ja se encontra no "slackware-current" podendo ser acessado pelo link abiaxo.

ftp://ftp.slackware-brasil.com.br/slackware-current/slackware/



Contribuir com comentário