Instalando e configurando servidor SSH (Ubuntu)

Publicado por Racy Rassilan em 15/09/2009

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Instalando e configurando servidor SSH (Ubuntu)



Este tutorial tem por objetivo ensinar como realizar as configurações básicas de um servidor SSH. Antes de começarmos a configurar o SSH no GNU/Linux precisamos compreender o que ele é e para o que ele serve, pois só assim conseguiremos saber como aplicá-lo para atender nossas necessidades administrativas.

No mundo onde necessitamos a cada dia mais de mecanismos que facilitem a administração de servidores Linux, surgiu uma ferramenta para possibilitar o acesso remoto ao servidor. Essa ferramenta é o SSH, ela permite que de qualquer lugar da rede, você estando em uma máquina com Linux ou Windows, consiga comunicar-se com o servidor a fim de realizar rotinas administrativas como se estivesse diante do próprio servidor.

Uma observação interessante é que para utilizar o Windows para administrar o Linux é necessário utilizar uma aplicação leve e gratuita chamada Putty, que deve ser instalada no Windows.

Antigamente tínhamos o telnet, ferramenta que era utilizada para administração remota e hoje temos o SSH, que é uma ferramenta muito mais segura e eficiente.

Instalando e configurando o SSH no servidor

Para instalarmos o SSH no Ubuntu é muito simples. Basta, estando no shell como root, digitarmos:

# apt-get install openssh-server

E esperar que ele realize o download e instalação automática. O SSH, após instalado, gera alguns arquivos de configuração e o principal deles é o /etc/ssh/sshd_config - arquivo de configuração do servidor SSH.

Primeiro passo: vamos começar editando o principal arquivo de configuração, o sshd_config encontrado em: /etc/ssh/sshd_config. Para tal, estando no shell como root, digite:

# vim sshd_config

E realize as seguintes alterações dentro do arquivo:

Em port coloque o padrão 22 ou uma de sua escolha. Esse campo diz ao SSH que ele estará escutando as requisições vindas de outros computadores por esta porta ficando assim:

port 22

Na linha #AllowUsers, que pode existir ou não (se não existir crie-a), você pode deixá-la comentada para que todos os usuários possam acessar o servidor ou retirar o comentário ("#") e especificar um usuário. A linha pode ficar assim, caso deseje especificar um usuário único em poder de acesso ao servidor remotamente:

AllowUsers racy

Na linha "#PermitRootLogin yes" (caso não exista, crie-a) você pode remover o comentário se desejar que o root possa se logar remotamente, caso não deseje remova o comentário ("#") e troque o yes por no.

Obs. 1: Se você deseja que o root se conecte, não coloque a linha AllowUsers.

Obs. 2: Se você deseja que o seu usuário comum conecte-se e não o root, você deverá coloca as duas linhas, então só seu usuário irá conectar, mas ele não poderá virar root.

Feito essas configurações, salve o arquivo. ;-)

Segundo passo: agora precisamos parar e iniciar o serviço fazendo com que nossas configurações entrem em vigor. Para isso, ainda estando como root, digite:

# /etc/init.d/ssh stop # /etc/init.d/ssh start

Agora nós já temos o servidor SSH em pleno funcionamento pronto para as requisições de administração remota.

Instalando e configurando o SSH no cliente Linux

Basta realizar a instalação do SSH cliente. Estando no shell como root, digitaremos:

# apt-get install openssh-client

Instalando e configurando o SSH no cliente Windows

Será necessário a utilização de um aplicativo que dê suporte ao SSH, um aplicativo excelente para tal é o Putty, que é gratuito e levíssimo, tão leve que não precisa nem instalar ele já roda só de dar dois cliques. ;-)

Após executá-lo ele mostrara a seguinte tela:
Linux: Instalando e configurando servidor SSH (Ubuntu)
Seu uso é bastante simples, você digita em Host Name o IP do servidor e em Port você coloca a porta, que no caso é 22 e em Conection Type, basta marcar a opção SSH. Agora basta clicar em Open e ele abrirá a tela no qual você poderá realizar toda a administração no seu servidor.

Esta é a tela que irá lhe pedir o usuário e a senha para logar-se no servidor e começar a administrar...
Linux: Instalando e configurando servidor SSH (Ubuntu)
Logando e realizando algumas operações na máquina servidor via cliente Linux:

Sintaxe: ssh -l <nome_usuário> <ip>

Exemplo:

# ssh -l root 192.168.10.101

Depois de logado você pode fazer tudo que poderia fazer estando sentado na frente do servidor, como dar comandos, editar arquivos etc.

Conclusão

Feito todas as configurações citadas aqui, você está apto a realizar suas funções administrativas no servidor Linux, estando em uma máquina Windows através do programa Putty, e também estando em uma maquina Linux.

Podemos então concluir que o SSH é uma ferramenta que cumpre seu papel em facilitar a vida de administradores Linux que necessitam realizar uma administração de forma remota.

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Comentários
[1] Comentário enviado por roneichiarandi em 05/10/2012 - 10:22h

Sou novo no linux, uso o ubunto e quando tento fazer o acesso pelo ssh aparece
'Connection closed by xxx.xxx.xxx.xx'

como corrigir isso?

[2] Comentário enviado por edilsoncichon em 23/02/2014 - 15:51h

Muito bom! funcionou!

[3] Comentário enviado por rafaeleldercm em 01/09/2014 - 15:02h

Valeu cara, mt bom !

[4] Comentário enviado por izidoriojr em 13/01/2016 - 21:32h

Olá sou novo aqui, por isso peço paciência.

Estou com duvida na configuração do sshd_config

eu quero fazer a seguinte configuração: Quero permitir somente uma lista de usuários a conectar-se e que esses usuários não possam virar root.
Fiz a seguite configuração:

# Autentication:
PermitRootLogin no
AllowUsers nm_usuario1, nm_usuario2, nm_usuario3


É assim mesmo? Eu posso colocar uma lista de usuários? Como devo escrever separando os usuários por ","(virgula)







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