Instalando e configurando o modem HSF Conexant no SuSE 10.1

Publicado por Perfil removido em 20/10/2006

[ Hits: 10.023 ]

 


Instalando e configurando o modem HSF Conexant no SuSE 10.1



Apesar do driver do Modem HSF Conexant, em versão free, funcionar a baixa velocidade (14.4kbps), nada impede de acessar a internet discada. Caso você possua-o, baixe primeiro o driver antes de iniciar a configuração do acesso à internet discada.

Abra um terminal e digite:

$ wget http://www.linuxant.com/drivers/\
hsf/full/archive/hsfmodem-7.47.00.03full/\
hsfmodem-7.47.00.03full_k2.6.16.13_4_default-1suse.i586.rpm.zip


Este pacote irá baixar o driver do Modem HSF Conexant para SuSE Linux 10.1, utilizando o Kernel 2.6.16.13-4. Em seguida, descompacte o pacote com o comando a seguir:

$ unzip hsfmodem-7.47.00.03full_k2.6.16.13_4_default-1suse.i586.rpm.zip

Para instalar, logue como root no mesmo terminal e digite o seguinte comando:

# rpm -ivh hsfmodem-7.47.00.03full_k2.6.16.13_4_default-1suse.i586.rpm

Aguarde todo o processo ser concluído. Você verá uma mensagem semelhante à abaixo, dependendo em qual slot está conectada sua placa de fax modem:
Config for modem unit 0: /dev/ttySHSF0
        Device instance: 0-PCI-127a:2014-122d:4055
        HW revision    : Basic2 2.15 Standard DAA
        HW profile name: hsfpcibasic2
        Registration ID: 4649-36EB-A785
        License owner  : unknown
        License key    : FREE
        License status : FREE (max 14.4kbps data only)
        Current region : BRAZIL (T.35 code: 0016)
A configuração padrão, no meu caso, deu erro ao acessar a internet após tudo configurado e nem havia sinal de discagem (no seu caso, veja se está tudo ok antes de prosseguir configurando a internet discada). Vamos corrigir com o seguinte comando, como root:

# hsfconfig

O configurador diz que o módulo já existe e pergunta se queremos usá-lo. A opção padrão é digitar "no" (sem aspas). Basta teclar apenas "Enter".

A próxima diz que o módulo pré-construído foi encontrado em seu sistema e pergunta se queremos usá-lo. Basta teclar "Enter" para aceitar a opção padrão.

A próxima iremos digitar a nossa nacionalidade "BRAZIL" (sem aspas e em maiúsculas com Z).

A próxima você terá que digitar seu e-mail, no meu caso: rychardi@yahoo.com.br

Como iremos utilizar a versão livre, teremos que digitar a palavra FREE na próxima que surgir.

Pronto. Seu driver HSF Conexant está instalado e configurado com sucesso. Em seguida, digite KPPP (como root) para verificarmos se o driver do modem está funcionando. Clique em "Configurar", vá para a aba "Modems", clique em "Nova", vá para a aba "Modem" e clique em "Perguntar ao Modem". Após o teste, você verá a mensagem como mostra a imagem abaixo:


Configurando o acesso discado


Agora iremos configurar o acesso discado via Yast. Abra o Yast e clique em "Dispositivos de Rede". Depois clique em "Modem". Quando surgir a tela "Resumo de Configuração do Modem", clique em "Adicionar". Em "Dispositivo do Modem" deixe como está "/dev/modem" (só iremos mudar o local do dispositivo caso não conseguir conectar-se). O resto deixe como está. Clique em "Avançar" para prosseguir.

Não iremos utilizar nenhuma da lista de "Países" e "Provedores". Clique em "Novo" para criá-lo. Digite o "Nome do Provedor" que você tenha cadastro (Yahoo, IG, iBest etc). No meu caso, tenho cadastro no provedor Orolix. Em seguida, digite o número do telefone do provedor. No meu caso, o provedor Orolix digitei o número 40031015. Em "Nome do usuário" digite seu e-mail do próprio provedor (login). No meu caso, rychardi@orolix.com.br. Em "Senha", você terá que escolher a melhor forma. Se desmarcar "Sempre solicitar senha" a conexão será estabelecida de forma automática sem intervenção do usuário. Caso contrário, terá que digitar a senha toda vez que estabelecer a conexão. Clique em "Avançar".

Em "Tempo ocioso", selecione "0" para que a conexão seja permanente dando liberdade para o usuário desconectar quando desejar. Clique em "Avançar". Certifique se está tudo Ok. Clique em "Encerrar" e aguarde o Yast salvar toda a configuração. Caso queira configurar o Correio Eletrônico fica a seu gosto, mas é preferível clicar em "Não".

Agora você pode conectar sem problemas através do Kinternet, ou baixando um discador disponível para Linux. Recomendo testar usando o discador do iBest. Lembre-se de indicar corretamente o local de dispositivo do modem na própria configuração do discador iBest.

:::... Viva o Linux ...:::

Outras dicas deste autor

Diretórios do Linux

Linux Mint 17.1 Xfce - Desabilitando abertura do Whisker Menu pela tecla Super (Windows)

HTML sem tabelas (tableless)

Instalando o aMSN 0.97-1 no Famelix 2.0

Pepper Flash plugin no Ubuntu 16.04 [vídeo]

Leitura recomendada

Compartilhando internet com iptables

Linha de comando pra pegar seu IP

Bloqueando MSN por grupos - iptables + Squid

Instalação do Flash Player Plugin 64 bits no Ubuntu 64 bits

Atualização do Firefox pelo navegador no Slackware

  

Comentários
[1] Comentário enviado por bruno.campos em 12/07/2007 - 10:32h

Ola amigo instalei esse drive no ubuntu, ok funcionou normalmente mas soh pega 14,400 entrei no site (www.linuxant.com) lah fala q tenhu q comprar o driver full para conectar a 56k, naum tem outra maneira de conectar 56k sem pagar??
por favor me ajudem, vcs naum sabe como eh horrivel conectar a 14,400

Obrigado!!

[2] Comentário enviado por removido em 12/07/2007 - 14:53h

Olá, bruno.campos...

De fato, quando instalei o driver na época que usava internet discada, meu modem sempre me deu 49 a 50 kbps. Acredito que jamais o modem chegará a 56 k.

:::... Viva o Linux ...:::

[3] Comentário enviado por bruno.campos em 12/07/2007 - 15:15h

Intam rychardi, toh ligado q naum pega 56k exato, eu falo sobre a versao trial manja! soh com a versao full q consigo pega a velocidade maxima do modem, com a versao trial soh pega 14,400, no windows pego 46k a taxa de transferencia eh mais ou menos 5k a 8kbps no linux com diver trial a taxa de transferencia naum passa de 1kbps!
o kppp faz esse tipo de configuraçao??
como vc conseguiu conectar a 49 50k ??

ate mais

[4] Comentário enviado por filipo_tardim em 01/12/2008 - 23:56h

Em versões anteriores do Ubuntu (7.04 e 7.10) eu conseguia compilar o driver full que vinha com o CD de instalação do modem, e ficava ótimo. Nas últimas versões, porém, a compilação não se deu. Baixei no site do linuxant o driver para o kernel que estou usando no Intrepid, mas ele compila a 14kbps. Alguém tem outra solução?



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts