Instalando e configurando o modem HSF Conexant no SuSE 10.1

Publicado por Perfil removido em 20/10/2006

[ Hits: 10.246 ]

 


Instalando e configurando o modem HSF Conexant no SuSE 10.1



Apesar do driver do Modem HSF Conexant, em versão free, funcionar a baixa velocidade (14.4kbps), nada impede de acessar a internet discada. Caso você possua-o, baixe primeiro o driver antes de iniciar a configuração do acesso à internet discada.

Abra um terminal e digite:

$ wget http://www.linuxant.com/drivers/\
hsf/full/archive/hsfmodem-7.47.00.03full/\
hsfmodem-7.47.00.03full_k2.6.16.13_4_default-1suse.i586.rpm.zip


Este pacote irá baixar o driver do Modem HSF Conexant para SuSE Linux 10.1, utilizando o Kernel 2.6.16.13-4. Em seguida, descompacte o pacote com o comando a seguir:

$ unzip hsfmodem-7.47.00.03full_k2.6.16.13_4_default-1suse.i586.rpm.zip

Para instalar, logue como root no mesmo terminal e digite o seguinte comando:

# rpm -ivh hsfmodem-7.47.00.03full_k2.6.16.13_4_default-1suse.i586.rpm

Aguarde todo o processo ser concluído. Você verá uma mensagem semelhante à abaixo, dependendo em qual slot está conectada sua placa de fax modem:
Config for modem unit 0: /dev/ttySHSF0
        Device instance: 0-PCI-127a:2014-122d:4055
        HW revision    : Basic2 2.15 Standard DAA
        HW profile name: hsfpcibasic2
        Registration ID: 4649-36EB-A785
        License owner  : unknown
        License key    : FREE
        License status : FREE (max 14.4kbps data only)
        Current region : BRAZIL (T.35 code: 0016)
A configuração padrão, no meu caso, deu erro ao acessar a internet após tudo configurado e nem havia sinal de discagem (no seu caso, veja se está tudo ok antes de prosseguir configurando a internet discada). Vamos corrigir com o seguinte comando, como root:

# hsfconfig

O configurador diz que o módulo já existe e pergunta se queremos usá-lo. A opção padrão é digitar "no" (sem aspas). Basta teclar apenas "Enter".

A próxima diz que o módulo pré-construído foi encontrado em seu sistema e pergunta se queremos usá-lo. Basta teclar "Enter" para aceitar a opção padrão.

A próxima iremos digitar a nossa nacionalidade "BRAZIL" (sem aspas e em maiúsculas com Z).

A próxima você terá que digitar seu e-mail, no meu caso: [email protected]

Como iremos utilizar a versão livre, teremos que digitar a palavra FREE na próxima que surgir.

Pronto. Seu driver HSF Conexant está instalado e configurado com sucesso. Em seguida, digite KPPP (como root) para verificarmos se o driver do modem está funcionando. Clique em "Configurar", vá para a aba "Modems", clique em "Nova", vá para a aba "Modem" e clique em "Perguntar ao Modem". Após o teste, você verá a mensagem como mostra a imagem abaixo:


Configurando o acesso discado


Agora iremos configurar o acesso discado via Yast. Abra o Yast e clique em "Dispositivos de Rede". Depois clique em "Modem". Quando surgir a tela "Resumo de Configuração do Modem", clique em "Adicionar". Em "Dispositivo do Modem" deixe como está "/dev/modem" (só iremos mudar o local do dispositivo caso não conseguir conectar-se). O resto deixe como está. Clique em "Avançar" para prosseguir.

Não iremos utilizar nenhuma da lista de "Países" e "Provedores". Clique em "Novo" para criá-lo. Digite o "Nome do Provedor" que você tenha cadastro (Yahoo, IG, iBest etc). No meu caso, tenho cadastro no provedor Orolix. Em seguida, digite o número do telefone do provedor. No meu caso, o provedor Orolix digitei o número 40031015. Em "Nome do usuário" digite seu e-mail do próprio provedor (login). No meu caso, [email protected] Em "Senha", você terá que escolher a melhor forma. Se desmarcar "Sempre solicitar senha" a conexão será estabelecida de forma automática sem intervenção do usuário. Caso contrário, terá que digitar a senha toda vez que estabelecer a conexão. Clique em "Avançar".

Em "Tempo ocioso", selecione "0" para que a conexão seja permanente dando liberdade para o usuário desconectar quando desejar. Clique em "Avançar". Certifique se está tudo Ok. Clique em "Encerrar" e aguarde o Yast salvar toda a configuração. Caso queira configurar o Correio Eletrônico fica a seu gosto, mas é preferível clicar em "Não".

Agora você pode conectar sem problemas através do Kinternet, ou baixando um discador disponível para Linux. Recomendo testar usando o discador do iBest. Lembre-se de indicar corretamente o local de dispositivo do modem na própria configuração do discador iBest.

:::... Viva o Linux ...:::

Outras dicas deste autor

Código de barras no KDE 3.X

Ubuntu Server - Login e execução de comandos automaticamente

if/then/elif/else - Escrevendo de outra maneira em bash

Dicas para instalação do ENVI 4.6 (Environment for Visualizing Images) no Ubuntu Linux 9.04

Gimp e outros programas em português no Slackware 13

Leitura recomendada

Conectividade Social - Caixa Econômica Federal vs Proxy transparente

Utilizando o Smartphone Samsung Omnia i900 como modem via cabo no Ubuntu

Postando no Twiter via linha de comando

Internet Explorer no Insigne Momentum 5.0

Acessando Banco do Brasil no Ubuntu 12.04 com Firefox

  

Comentários
[1] Comentário enviado por bruno.campos em 12/07/2007 - 10:32h

Ola amigo instalei esse drive no ubuntu, ok funcionou normalmente mas soh pega 14,400 entrei no site (www.linuxant.com) lah fala q tenhu q comprar o driver full para conectar a 56k, naum tem outra maneira de conectar 56k sem pagar??
por favor me ajudem, vcs naum sabe como eh horrivel conectar a 14,400

Obrigado!!

[2] Comentário enviado por removido em 12/07/2007 - 14:53h

Olá, bruno.campos...

De fato, quando instalei o driver na época que usava internet discada, meu modem sempre me deu 49 a 50 kbps. Acredito que jamais o modem chegará a 56 k.

:::... Viva o Linux ...:::

[3] Comentário enviado por bruno.campos em 12/07/2007 - 15:15h

Intam rychardi, toh ligado q naum pega 56k exato, eu falo sobre a versao trial manja! soh com a versao full q consigo pega a velocidade maxima do modem, com a versao trial soh pega 14,400, no windows pego 46k a taxa de transferencia eh mais ou menos 5k a 8kbps no linux com diver trial a taxa de transferencia naum passa de 1kbps!
o kppp faz esse tipo de configuraçao??
como vc conseguiu conectar a 49 50k ??

ate mais

[4] Comentário enviado por filipo_tardim em 01/12/2008 - 23:56h

Em versões anteriores do Ubuntu (7.04 e 7.10) eu conseguia compilar o driver full que vinha com o CD de instalação do modem, e ficava ótimo. Nas últimas versões, porém, a compilação não se deu. Baixei no site do linuxant o driver para o kernel que estou usando no Intrepid, mas ele compila a 14kbps. Alguém tem outra solução?



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts