Instalação do dicionário Houaiss em Linux

Publicado por Fábio Luís Mendes em 01/08/2009

[ Hits: 15.308 ]

 


Instalação do dicionário Houaiss em Linux



Hoje precisei instalar o CD-ROM do Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa num Desktop Linux Debian Sid. Foi simples. Carreguei o CD-ROM e executei o instalador através do wine.

Quando já estava quase acabando de copiar os arquivos apareceram diversas mensagens com código numérico, pensei que não daria certo, mas fui dando "enter" e a instalação ocorreu sem problemas.

Depois foi a vez de instalar o dicionário num netbook (eeePC da Asus). Agora vem a dica! O Houaiss tem um dispositivo que só permite a instalação a partir do CD-ROM. Quanto tentei executar a partir da pasta do HD onde havia gravado os arquivos, nada feito.

Então utilizei a dica que estava no seguinte endereço: Como instalar o Dicionário Houaiss no Wine? - ubuntuforum-pt.org

Abri as configurações do wine --> aba Unidades --> Adicionar --> E: (apontei para a pasta, no meu caso /home/user/Houaiss) --> Abri a aba Show Advanced --> Type (selecionar CD-ROM) --> OK

Dessa forma o Wine "engana" o programa de instalação do Houaiss e faz ele pensar que está rodando diretamente do CD-ROM.

Aí é só ir na pasta do HD e executar o instalador através do Wine. No final do processo aparecem as mensagens numéricas de erro. Dê enter seguindo de enter até terminar a instalação. O dicionário funciona perfeitamente!

Francamente, esse recurso do wine é fantástico. No Windows XP do netbook nem saberia como fazer esta instalação.

Outras dicas deste autor

Congelamentos (freezing) do Debian Wheezy com Ivy Bridge - Atualização do kernel é uma possível solução

Leitura recomendada

Instalaçao KDE4 no ArchLinux

Cairo Dock - Barra de atalhos no Ubuntu

Gnomebaker - Aplicativo para gravação de CDs e DVDs à altura do k3b

Game - Second Life para o Tux

Convertendo qualquer formato de vídeo com uma simples linha de comando.

  

Comentários
[1] Comentário enviado por gpr.ppg.br em 28/08/2009 - 13:00h

legal a dica.
sabe se existe algum dicionario portugues para linux mesmo?
que dá para usar? (sem wine)


[2] Comentário enviado por fabiolm em 29/08/2009 - 07:29h

Não sei se existe algum dicionário que possa ser usado sem o wine. Mas, considere que o Houaiss tem uma qualidade realmente superior, além de ser muito vasto. (opinião sem conflito de interesses, ou seja, não ganhei nada para falar isso).

Utilizava o Houaiss através do site do UOL Biblioteca, como assinante. Só que, numa jogada de marketing, quando lançaram o Novo Houaiss (conforme as mudanças ortográficas e com CD ROM incluso), simplesmente tiraram o link de acesso da biblioteca UOL, numa tentativa de "turbinar"as vendas do dicionário. O site do UOL passou apenas a fazer a propaganda deste e a mensalidade do UOL continuou a mesma, revoltanto muitas pessoas, inclusive eu. Como dicionário no UOL ficou apenas o Michaelis, que é de qualidade inferior.


[3] Comentário enviado por fabiolm em 31/08/2012 - 13:41h

Recentemente atualizei o kernel do sistema para o 3.5.2 (conforme comentei em outra "dica") e percebi que a inicialização deste dicionário pelo wine tornou-se sensivelmente mais rápida (em comparação com o kernel 3.2 que vem por padrão no debian wheezy).



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts