Existe nos repositórios um pacote que usa a engine do
projeto SK1 para permitir ao
Inkscape abrir diversos tipos de arquivos, entre eles os CDR, CDT, CCX, CDRX e CMX do aplicativo comercial
CorelDraw, este pacote é escrito em linguagem Python e tem o nome de
UniConvertor.
O UniConvertor é um tradutor universal de gráficos vetoriais, é uma ferramenta de linha de comando que usa o modelo de objeto do SK1 para converter um formato para outro. O UniConvertor é usado nos projetos Inkscape e no Scribus como uma ferramenta externa para importar arquivos.
O projeto SK1
O projeto SK1 é um programa de ilustração open-source que pode substituir suítes profissionais e proprietárias como é o caso do Corel Draw e do Adobe Ilustrator, o SK1 é multiplataforma e suporta publicações profissionais como perfil de cores CMYK, separações e perfis de cores ICC.
No Ubuntu você simplesmente passar o comando a seguir e seu Inkscape já está abrindo os arquivos do Corel Draw e do Ilustrator:
sudo apt-get install python-uniconvertor
Esta dica é útil principalmente para aqueles que compilam o Inkscape a partir do fonte adquirido no SVN do projeto.
Veja abaixo uma lista dos arquivos que o UniConvertor permite ao Inkscape importar e exportar.
Import filters:
- CorelDRAW ver.7-X3,X4 (CDR/CDT/CCX/CDRX/CMX)
- Adobe Illustrator up to 9 ver. (AI postscript based)
- Postscript (PS)
- Encapsulated Postscript (EPS)
- Computer Graphics Metafile (CGM)
- Windows Metafile (WMF)
- XFIG
- Scalable Vector Graphics (SVG)
- Skencil/Sketch/sK1 (SK and SK1)
- Acorn Draw (AFF)
Export filters:
- AI (Postscript based Adobe Illustrator 5.0 format)
- SVG (Scalable Vector Graphics)
- SK (Sketch/Skencil format)
- SK1 (sK1 format)
- CGM (Computer Graphics Metafile)
- WMF (Windows Metafile)
- PDF (Portable Document Format)
- PS (PostScript)
Site do projeto SK1:
Fonte:
http://carlrobers.wordpress.com/2009/11/11/importando-corel-v7-a-x4-no-inkscape/
Importante: imagens não são importadas, e alguns efeitos de lentes e transparências não são reconhecidos.
Uma dica que dou e uso, é quando possivel, exportar o SVG do Corel e Illustrator, ai vem que vem lindo pro inkscape, inclusive com imagens imbutidas.