Ignorar determinado pacote na listagem de pacotes órfãos do deborphan

Publicado por Perfil removido em 03/07/2010

[ Hits: 5.439 ]

 


Ignorar determinado pacote na listagem de pacotes órfãos do deborphan



Em uma das minhas primeiras postagens sobre GNU/Linux, bem na época em que eu estava iniciando no Ubuntu, fissurado por organização, ajustes de desempenho e economia de espaço e recursos, eu falei sobre como "limpar" o Linux apagando arquivos temporários, liberando cache, desinstalando pacotes órfãos etc.

Para relembrar acesse esta antiga postagem, na ocasião eu fiz inclusive uma analogia direta ao CCleaner do Windows. Um dos pontos-chave no caso é a utilização do pacote deborphan, que na referida postagem eu mostrei como instalar e como inclusive integrá-lo ao Synaptic, e outras coisas mais.

Bem, nessa introdução suponho que você agora já esteja usando o deborphan e que saiba mais ou menos como ele funciona - basicamente ele verifica os pacotes instalados analisando as dependências e vínculos entre eles, e caso ache algum pacote "solto", ele coloca na lista de "pacotes órfãos".
Na imagem acima temos um pacote listado como órfão no filtro criado no Synaptic, naturalmente marca-se ele para remoção completa e aplicamos as alterações "rapando" ele do sistema. Ah, sim, essa dica toda se aplica, lógico, às distribuições Ubuntu, Debian e às baseadas neles.

Caso você não tenha o Synaptic instalado (como ocorre em algumas edições básicas do Debian disponíveis em um único CD, das quais eu tenho uma 5.0) pode listar estes pacotes órfãos pelo terminal dando o comando deborphan para depois removê-los manualmente.
Acontece que em alguns casos, que são raros, alguns pacotes aparecerão nesta listagem, porém (por mais que eles estejam listados como "soltos") eles não são "lixo", e não se enquadram necessariamente como órfãos, têm funcionalidades, são usados pelo sistema, mas "atuam sozinhos".

É o caso que eu enfrentei depois de instalar um dos pacotes gstreamer. Na ocasião que precisava ripar as faixas de um CD meu pro formato MP3, porém o Rhythmbox traz o formato OGG como padrão, e a opção pra MP3 só fica disponível depois da instalação do pacote gstreamer0.10-plugins-ugly-multiverse, conforme eu postei aqui.

Assim, toda vez que eu ia no Synaptic e selecionava meu filtro de pacotes órfãos, o meu pacote pra ripar em MP3 aparecia lá, e eu cheguei até a apagá-lo sem querer; isso gerou um incomodo pra mim e eu saí a pesquisar uma solução Google a fora, até que encontrei essa página com um manual do deborphan em inglês e cheguei ao comando que resolveu meu problema.

A solução é primeiro listar os pacotes com o comando deborphan no terminal - pode-se fazer pelo filtro do Synaptic, mas a vantagem do terminal é poder copiar e colar as linhas com os nomes facilitando as coisas, já que a operação mesmo é feita em modo console.

Tendo a lista de pacotes que ele considera como órfãos, você sabendo quais são eles, pode apagar os que realmente estão "soltos", fazendo isso "manualmente" ou lá pelo Synaptic, ou então executar o mesmo comando deborphan com os parâmetros para ignorar o pacote desejado na listagem. A sintaxe é simples:

sudo deborphan -A pacote_a_ser_ignorado

O '-A' é o que determina que o pacote indicado na frente deve ser ignorado - o contrário também é possível, veja mais detalhes no site que eu falei acima, onde , encontrei a solução. Veja o exemplo completo da operação que eu realizei:
Passo a passo, eu listei os pacotes que supostamente seriam órfãos e encontrei meu pacote gstreamer lá, como eu sabia que apesar das aparências ele não é órfão e eu preciso dele, eu rodei o comando adicionando-o na lista dos que devem ser ignorados e depois listei de novo e ele já não apareceu mais (o mesmo será constatado no filtro do Synaptic).

Original em: http://pedro-araujo.com/go?100622160246

Outras dicas deste autor

Para que servem os serviços iniciados com o sistema

Como "instalar" programas descompacte-e-use

Conheça o KInstaller

Terminal - O Canivete Suíço do Linux

GTA San Andras rodando via Wine

Leitura recomendada

WPS Office - Corrigindo erro ao abrir [Falha de segmentação (imagem do núcleo gravada)]

Criando Zona Básica no CloudStack 4.12

Multicast em redes Bridge com OpenVPN

Vim - Convertendo texto selecionado para uppercase ou lowercase

Problemas com atualização Ubuntu 9.10 e Repositórios Debian SID

  

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts