IEs 4 Linux (Internet Explorer rodando no Linux)

Publicado por Alexandre Muzzio em 25/08/2006

[ Hits: 6.965 ]

 


IEs 4 Linux (Internet Explorer rodando no Linux)



Provavelmente a maioria de nós, usuários de software livre, em particular usuários de GNU/Linux, já tivemos problemas com navegação em alguns sites. Até um tempo atrás era normal e muito chato tentarmos acessar um site e o mesmo não funcionar ou funcionar de forma parcial nos navegadores nativos do sistema, mas graças ao crescimento considerável do GNU/Linux esta situação mudou bastante.

Hoje em dia é muito fácil, seguro e gostoso navegar na web utilizando navegadores livres, a grande maioria dos sites funcionam de forma adequada, mas vocês já pararam para pensar o por quê disso? Será que os desenvolvedores web finalmente perceberam os potenciais clientes que estavam perdendo quando desenvolviam seus sites para funcionar somente em um navegador (aquele daquela empresa multimilionária)?

Infelizmente isso não é verdade. Pouquíssimos desenvolvedores web brasileiros seguem os padrões sugeridos pela W3C (World Wide Web Consortium), que visam o funcionamento de sites web independente de navegador ou S.O (Sistema Operacional), isso não é questão de conhecimentos técnicos e sim de filosofia, algo que os brasileiros em geral não atentam muito, infelizmente.

Graças a força da comunidade de software livre, podemos navegar na web com tranquilidade, pois já que os desenvolvedores não utilizam os padrões, a única saída é juntar forças e fazer os navegadores livre "entenderem" essas páginas medíocres.

Mas nem tudo é belo assim, ainda existem (e provavelmente existirão por muito tempo) sites que só funcionam com o Microsoft Internet Explorer, o que fazer então? Em mais uma mostra de força da comunidade, foi criado o projeto IEs 4 Linux, que tem por objetivo fazer o navegador da Microsoft funcionar no GNU/Linux e dessa forma você conseguir acessar aquele site que parecia impossível antes. Todo o processo de instalação e configuração é feito de forma automática e simples! Mas vale fazer uma pequena observação:

Só use isto em casos graves onde não é possível utilizar soluções livres, pois nada supera a nossa liberdade.

Viva o Software Livre e a comunidade!

Alexandre Muzzio
Comunidade Tux-Ce
http://softwarelivrenageral.blogspot.com/

Outras dicas deste autor

Configurando impressora no OpenOffice.org através do KDE

Configurar papel de parede padrão para todos os usuários

Boot via HD em estações LTSP

Leitura recomendada

Bloqueando acesso ao servidor a utilizadores do TOR

Configurando Firefox em Português do Brasil no Sabayon

Opera 54.0.2952.64 no Ubuntu não reproduz vídeos do YouTube / chromium-codecs-ffmpeg-extra [Resolvido]

Instalando Modem 3G no Ubuntu 12.10 e Linux Mint 14

Java + Alien + LimeWire

  

Comentários
[1] Comentário enviado por fabio em 25/08/2006 - 09:55h

Testei no Ubuntu Dapper, o script funciona bem mesmo, show de bola! Agora vou poder testar meus layouts em ambos os navegadores.

Um abraço

[2] Comentário enviado por birilo em 25/08/2006 - 17:06h

Tudo é muito lindo, mas lembrem-se: Por mais que o IE4LIN não peça, é necessário ter uma LICENÇA do MSWINDOWS para poder instalar o internet explorer! Caso vocês não tenham, ESTÃO COMETENDO PIRATARIA, e isso é crime.....

Danilo Cesar
http://www.danilocesar.com

[3] Comentário enviado por genetico em 25/08/2006 - 19:28h

Pra quem mexe com Webdesigner ou webmaster isso deve ser uma boa porem pra min prefiro meu firefox que ta rodando tudo que eu quero bem macio



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts