Hardening de servidores

Publicado por Leonardo Gomes Duarte em 02/02/2010

[ Hits: 18.331 ]

Blog: http://duarteleo.wordpress.com

 


Hardening de servidores



Tentarei contribuir com a comunidade VOL, a partir de hoje, descrevendo experiências e o que aprendi na minha pós em gestão de segurança da informação.

Hoje escrevo este texto mais básico sobre hardening de servidores que apenas irá descrever o que é e como funciona. Posteriormente irei escrever algumas práticas de hardening para servidores Linux.

A definição de hardening segundo o site Wikipédia é:

"Hardening é um processo de mapeamento das ameaças, mitigação dos riscos e execução das atividades corretivas - com foco na infra-estrutura e objetivo principal de torná-la preparada para enfrentar tentativas de ataque."

Este conceito, pelo que é visto, é muito amplo e genérico nos possibilitando o ingresso em diversas áreas da tecnologia. Ao meu ver para se ter um hardening efetivo devemos sempre ter especialistas em cada assunto que é abordado por um servidor específico, como por exemplo um servidor de aplicação web. Neste tipo de servidor temos diversas ferramentas envolvidas desde o sistema operacional até bancos de dados etc.

No ambiente Linux podemos citar por exemplo um S.O. SUSE Linux Enterprise ou RedHat Enterprise, para este item é necessário um especialista para fazer o hardening bem feito, porém "rodando" sobre ele temos ainda, no caso de um servidor de aplicação web um Apache, Tomcat ou Jboss e um software de banco de dados como por exemplo um MySQL, um Oracle, um postgres, e para cada software deste recomendo, por experiência própria, um especialista para realizar o hardening devido a diversos pontos de muita especificidade de cada software citado.

Atualmente é muito difícil e caro achar um profissional que tenha especialidade em todos os ramos e softwares envolvidos em um ambiente tecnológico, isto se não podemos dizer que é impossível. Este fato nos remete a achar que os hardenings efetuados nas empresas atualmente são ineficientes, porém isto não é verdade, todo e qualquer hardening, por mais superficial que seja, é de grande valia.

Vemos muitas empresas que ainda nem começaram o processo e utilizam usuários padrões sem senha, acessos ssh com configuração padrão, sistemas operacionais com serviços desnecessários escutando em portas padrões, nestes casos é fundamental que ao menos um hardening básico e superficial seja efetuado e este pode ser realizado por um profissional com conhecimentos relativamente básicos sobre o ambiente da empresa.

Escreverei em breve algumas técnicas de hardening de servidores Linux.

Att.

Leonardo Gomes Duarte.

Outras dicas deste autor

Serviços desnecessários rodando no S.O. são um risco

Leitura recomendada

Publicação em seu site ou blog através de mensagens SMS

Instalando Flash Player para Firefox/Opera/etc na mão

Curso de Linux

Servidor Multimídia Ubuntu Server com MPD - Media Player Daemon

Squid com autenticação

  

Comentários
[1] Comentário enviado por luanyata em 02/02/2010 - 13:03h

Parabens cara valee pelas palavras ... estarei acompanhado seus topico...

abração

[2] Comentário enviado por removido em 02/02/2010 - 15:28h

O problema é que hoje em dia o pessoal vende como Hardening, como "segurança em aplicativos(apache/mysql)" que estão rodando, mas esquecem de coisas básicas como por exemplo

- Login de Root no SSH habilitado
- SSH na porta default
- /tmp em servers DEVEM ser colocados em partição diferente com atributo -noexec no fstab(pra evitar execução/compilação de exploits)
- Não instalar COMPILADORES em máquinas de produção(gcc, nem pensar)
- Grupo com acesso ao SU(criar)
- Usuários "system" com Shell válida

...e por aí vai. Acho que o colega Leonardo vai falar mais sobre isso =)

[3] Comentário enviado por matheus.gnu em 02/02/2010 - 18:05h

cara adorei seu post
estou começando meu ultimo ano de faculdade ciência da computação e eu ainda estou com duvidas em que fazer meu tcc
lendo sobre o que disse me interessei muito no hardening....
e também estou usando o linux a um ano e estou cada dia me apaixonando mais por ele!

abraçoss vou continuar seguindo seus topicos, nao pare de postar vlw!

[4] Comentário enviado por lgomesd em 03/02/2010 - 11:58h

É isso ai pessoal, hardening hoje em dia é um assunto muito importante e como vi isto mais aprofundado na minha pós espero poder transmitir isto a nossa comunidade VOL.

Estou com meu tempo um tanto quanto corrigo mas tentarei sempre manter meus assuntos em dia com a comunidade!

Matheus.gnu, pra você que está fazendo seu TCC se tiver interesse em desenvolver este tema terei um enorme prazer em ajuda-lo.

Deem uma olhada depois no meu site ( http://duarteleo.wordpress.com ), estou colocando algumas coisas interessantes por lá também.

Att.

Leonardo Gomes Duarte.



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts