Habilitando o TouchPad em qualquer distribuição Linux

Publicado por Leomar de Oliveira em 25/07/2020

[ Hits: 19.280 ]

 


Habilitando o TouchPad em qualquer distribuição Linux



Saudações a todos!

Eu sempre estou mudando de SO. Uso Debian, Ubuntu, Slackware, tenho estudado um pouco de Sabayon etc, e na maioria da vazes o touchpad dá um pouco de trabalho e nem sempre as configurações gráficas resolvem. Essa é uma atualização de outra dica minha a respeito do mesmo assunto. Aqui vamos usar o driver synaptics, que antes vinha instalado por padrão, agora tenho que instalar manualmente. Então o primeiro passo é instalar. Se for Debian ou Ubuntu, por exemplo:

sudo apt install xserver-xorg-input-synaptics

Depois você precisa achar um arquivo de configuração que tenha "synaptics.conf". Já vi nomeado como 50-synaptics.conf e 70-synaptics.conf. Por via das dúvidas corra o comando:

locate synaptics.conf

se o comando locate não estiver instalado, instale o pacote "mlocate" com, no Debian:

sudo apt install mlocate

e corra o comado abaixo para criar o arquivo onde estarão as palavras-chave:

sudo updatedb

Provavelmente o arquivo estará na pasta: /usr/share/X11/xorg.conf.d

Navegue até a pasta, e dentro dela copie o arquivo ??-synaptics.conf para ??-synaptics.conf-copia, sendo "??" 50, 70 etc.

sudo cp ??-synaptics.conf ??-synaptics.conf-copia

Agora, renomeie o arquivo para 50-synaptics.conf:

sudo mv ??-synaptics.conf 50-synaptics.conf

Se já estiver assim, não precisa mexer. Eu percebi que quando está como 70-synaptics.conf, o touchpad só funciona com a sessão iniciada, e com 50-synaptics.conf, já na tela de login os cliques estão habilitados. Se o arquivo não existir, crie um (com esse nome) e com seu editor preferido entre no arquivo. Se for o nano, por exemplo:

sudo nano 50-synaptics.conf

e apague tudo o que tiver ali, se você fez a cópia de segurança, óbvio, e cole o seguinte conteúdo:

Section "InputClass"
    Identifier "touchpad"
    Driver "synaptics"
    MatchDevicePath "/dev/input/event*"
    MatchIsTouchpad "on"                  # O touch está ligado automaticamente
    Option "TapButton1" "1"              # O toque com um dedo simula o botão esquerdo do mouse
    Option "TapButton2" "3"              # Três dedos simultâneos simula o botão do meio ou a rodinha do mouse (aqui cola automaticamente)
    Option "TapButton3" "2"              # Dois dedos simultâneos simula o botão esquerdo (aqui abre as opções internas das janelas)
    Option "LockedDrags" "1"            # Habilitado, faz com que quando uma janela clicada na barra superior, para arrastar, seja necessário outro toque para desabilitar
    Option "HorizTwoFingerScroll" "1"  # Para usar dois dedos para rodar a página na horizontal
    Option "CircularScrolling" "1"         # Para mover as páginas da internet, por exemplo, na vertical, fazendo movimentos circulares com o dedo
    Option "CircScrollTrigger" "2"        # Inicia o movimento circular com o dedo no canto superior direito do touchpad
    Option "CircularPad" "1"               # Para que não seja necessário movimentar o dedo em movimento retangular, associado com o CircularScrolling
    Option "PalmDetect" "1"              # Para que quando a palma toque o touchpad, não confunda com dois ou três dedos (aqui não funciona)
    Option "FastTaps" "0"                  # Se habilitado ("1"), touchpad não funciona ?????
EndSection

Uma coisa que percebi é que com o LockedDrags habilitado ("1"), o cursor fica pulando e muitas vezes estamos digitando e isso atrapalha muito. Se isso acontecer (creio que depende do hardware também, por isso não vale para todos), troque o "1" por "0" (número zero, não Ô maiúsculo), ficando

Option "LockedDrags" "0"

Sempre que mudo de distro, uso essas configurações, e o bom é que fica com a mesma configuração em qualquer área de trabalho instalada, se você tiver mais de uma (kde, gnome, windowmaker, fluxbox, etc) sem precisar configurar em separado.

E é isso pessoal, saúde a todos, se cuidem e se precisarem sair, usem a máscara!

Outras dicas deste autor

Ark e problemas com arquivos .rar no Slackware

Configuração do Synaptics - Mouse e Touchpad

Slackware com Alsa: sem som no notebook [Resolvido]

Tecla queimada - como trocar por uma menos usada

Como criar um whatsapp com telefone fixo

Leitura recomendada

Instalação do driver da placa Geforce 5200 FX no Slackware 10.2

Configuração de impressora no Kurumin

Removendo repositório conflitante do Fedora

Atualizando fácil e rapidamente seu Mandriva Linux pela internet

Java, Flash e Windows Media Player Plugin no Chrome (Fedora 19)

  

Comentários
[1] Comentário enviado por maurixnovatrento em 25/07/2020 - 15:40h


olha, aqui no linux mint 20, tá top o touchpad. Mesmo assim, a dica é muito boa.

___________________________________
Conhecimento não se Leva para o Túmulo.

[2] Comentário enviado por leoCCB em 25/07/2020 - 20:46h


[1] Comentário enviado por mauricio123 em 25/07/2020 - 15:40h


olha, aqui no linux mint 20, tá top o touchpad. Mesmo assim, a dica é muito boa.

___________________________________
Conhecimento não se Leva para o Túmulo.


pra alguma emergência ajuda... se algo der errado tem esse recurso

[3] Comentário enviado por maurixnovatrento em 25/07/2020 - 22:05h


Sim isso pode acontecer. O comportamento do mousepad muda conforme o modelo do pc.

___________________________________
Conhecimento não se Leva para o Túmulo.

[4] Comentário enviado por JonesMecanico em 10/02/2022 - 21:07h

Ola eu fiz aqui mas não funcionou.Tenho um notebook lenovo s145,com o linux mint 20.3 instalado.Tem alguma idéia pra esse modelo?Até onde sei esse notebook usa o driver de touchpado chamado elan,mas isso no windows.



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts