FreeNX - Evolução remota

Publicado por ramon em 03/11/2005

[ Hits: 9.607 ]

 


FreeNX - Evolução remota



O que é FreeNX?


É um novo meio de acessar o Windows remotamente, como o Rdesktop, PCAnywhere e etc. A grande vantagem é que além de ter uma performance melhor, é GPL e também mais flexível. A diferença entre NoMachine e o FreeNX é que o NoMachine oferece uma interface GUI, enquanto o FreeNX é somente linha de comando (mas é GPL).

Também é totalmente compatível com o NoMachine, pois ambos tem interesse em manter um padrão para essa ferramenta e estão sempre notificado uns aos outros sobre seus planos.

É um novo protocolo de acesso remoto, segundo experiência de alguns usuários, eles nem percebem que não estão na máquina localmente em si, usando banda larga.

Como surgiu?


O projeto surgiu com o primeiro cliente FreeNX desenvolvido por Joseph Wenniger e Torsten Rahn e depois o servidor foi desenvolvido por Fabian Franz e Kurt Pfeifle.

A realização deste projeto foi graças à NoMachine, que resolveu disponibilizar as bibliotecas como GPL. Ela já havia disponibilizado as bibliotecas desde 2003, mas já que NoMachine tem seus aplicativos comerciais baseados nestes, todos ficaram confusos em relação aos direitos sobre o código. Assim entrou o Fabian e o Kurt, que fizeram todo o servidor com mais ou menos 3000 linhas de código shell e compatível com a maioria das distros Linux.

E Linux no Windows?


A NoMachine oferece de graça um cliente para acessar Linux, também oferecem clientes de graça para o Solaris, Mac OS e etc.

Como instalar?


Já que não tenho uma máquina sobrando, vou deixar um link para um tutorial de terceiros:

Resumo


A grande evolução para o mundo GPL é o FreeNX Server, que oferece uma nova alternativa para acessar o Windows com maior desempenho e velocidade. E o cliente FreeNX é para ficar redondo no KDE.

Sites:
Outras dicas deste autor
Nenhuma dica encontrada.
Leitura recomendada

Usando aMSN com plugin MUSIC com suporte ao JUK

Tim-Web no Linux - Onda Communication MSA501HS USB

Perfil do VOL: como selecionar várias distros secundárias

Manual de instalação e configuração do Cacti no Fedora 8

Instalando e configurando servidor SSH (Ubuntu)

  

Comentários
[1] Comentário enviado por ramonklown em 03/11/2005 - 08:53h

Queria editar, mas não tem mais como. No "Resumo" ao invés de Windows é X system.



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts