Exercício Prático LPIC 08

Publicado por Wagner Souza em 18/03/2015

[ Hits: 3.673 ]

Blog: https://zerotoherosec.blogspot.com/

 


Exercício Prático LPIC 08



LPIC 1:
  • Tópico 103: Comandos GNU e UNIX (Peso 26)
  • Tópico 109: Fundamentos de rede (Peso 14)

Realizar uma varredura em sua rede local para obter um arquivo único, que contenha o IP e MAC de cada dispositivo. Estas informações serão utilizadas para fixar IP para esses dispositivos no servidor DHCP.

Solução

Existem várias ferramentas que automatizam a primeira etapa do exercício que é fazer uma varredura na rede internet e obter o IP e MAC dos dispositivos conectados às mesmas. Porém, vou abordar apenas as ferramentas que caem nas provas da LPI.

Vamos começar fazendo uma varredura na rede com o NMAP, que é excelente para mapear os hosts de uma rede obtendo informações como IP, estado das portas, MAC entre outras informações.

Para facilitar o trabalho, vou direcionar a saída para um arquivo de texto chamado "scan.txt", facilitando o tratamento dos dados obtidos e assim extrair as informações necessárias para a resolução do nosso problema.

# nmap -sT 192.168.1.0/24 | tee scan.txt

Essa é uma varredura simples e detectável em LOG de firewalls ou IDS, porém, como não é um assunto aprofundado que estamos tratando em relação ao NMAP, já é de grande utilidade para o que queremos. Toda a saída do comando é exibida na tela (output) e ao mesmo tempo direcionada para o arquivo "scan.txt". Dependendo do tamanho da sua rede, esse scaneamento pode demorar um pouco.

Agora vamos filtrar as informações referentes aos IPs e MACs. Vou criar mais dois arquivos para armazenar essas duas informações e em seguida, concatená-los:

# cat scan.txt | grep -E [0-9]\{3\}.[0-9]\{3\} | cut -d ' ' -f5 | sed '/^on/d' > ips.txt

O comando grep simples não trabalha com recursos avançados de meta-caracteres. Porém, com a opção "-E", tem o mesmo efeito se estivéssemos usando o egrep.

Neste filtro, coloquei os meta-careceres para extrair sequencias de três números nos primeiros dois octetos da minha rede. Você deve alterar de acordo com a sua rede. No meu caso, a coluna referente aos IPs encontra-se na 5.

O comando sed foi usado, pois na saída dos comandos anteriores foi gerado uma linha com a palavra on. Sendo assim, o sed foi fundamental para excluir apenas essa linha.

Vamos agora gerar o arquivo "MAC.txt":

# cat scan.txt | grep -E "^MAC" | cut -d ' ' -f3 > mac.txt

Com os dois arquivos obtidos, utiliza-se o comando paste para unir o conteúdo dos dois e assim ter uma lista bem organizada, onde uma coluna é o IP e a outra, o MAC associado a este.

# paste ips.txt mac.txt > listafull.txt

Pronto. Agora você tem todas as informações necessárias para cadastrar o IP fixo de um host associado ao MAC em seu arquivo DHCP.

Procurem aprofundar seus conhecimentos, pois, existem muitas possibilidades de se trabalhar com o NMAP e os demais comandos.


Até o próximo exercício.

Outras dicas deste autor

Algoritmo para converter minutos em hora

Exercício Prático LPIC 09

Exercício Prático LPIC 03

Exercício Prático LPIC 12

Configurando script de inicialização no openSUSE

Leitura recomendada

Temas unificados no openSUSE

Listando arquivos que contém determinado padrão recursivamente dentro de um diretório

Limpando cache da memória RAM no GNU/Linux

id - Identificadores do usuário

Comando para manipulação de pacotes PKGTool

  

Comentários
[1] Comentário enviado por fabio em 18/03/2015 - 12:21h

Muito boa tua sequência de exercícios práticos, obrigado por compartilhar conhecimento!

[2] Comentário enviado por leoberbert em 20/03/2015 - 11:28h

Muito show!



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts