Esqueceu a senha do root. Troque-a
Publicado por Alisson Souza em 22/12/2004
[ Hits: 27.186 ]
Blog: http://www.alissonsouza.com.br
|
Se você esqueceu a senha do root do seu linux (isso é comprovado que funciona em Red Hat, Fedora - usando GRUB ou LILO) ou por algum motivo ela foi trocada e você não sabe qual é aprenda aqui a contornar esse problema.
Quando aparecer a tela do GRUB aperte "e" para vc entrar no modo de edição do arquivo de inicialização. Na tela do GRUB ira aparecer 3 linhas parecidas com essas:
Vá para a segunda linha e aperte "e" no seu teclado para q vc possa editá-la. O GRUB lhe mostrara em uma outra tela a seguinte linha: grub edit> kernel /vmlinuz-2.4.18-3 ro root=/dev/hda2 Va para o final dela de um espaço e digite: single A linha deve ficar parecida com essa: grub edit> kernel /vmlinuz-2.4.18-3 ro root=/dev/hda2 single Pressione ENTER, o GRUB retornará para a tela com as 3 linhas. Agora aperte "b" para q o GRUB boot o seu linux. Quando o seu linux teminar de carregar ele lhe mostrara uma linha de comando mais ou menos parecida com essa: sh-2.05a# Nessa linha digite o comando pra troca de senha: # passwd. Ele vai lhe perguntar qual é a nova senha, digite e confirme. Depois é só reiniciar o seu linux, não precisa fazer nada ele ira reiniciar normalmente. Quando chegar o momento de digitar a senha do root é só colocar a senha que você alterou. Essa dica também funciona com o LILO. Outras dicas deste autor
Leitura recomendada
Redirecionammento de portas com iptables e SNAT IPtables - Bloquear Facebook, Twitter e derivados [Definitivo] Como evitar execução de backdoors em diretórios de upload do teu site Centralizando logs de dispositivos Cisco com o Syslog-ng Comentários
[1] Comentário enviado por cleicimar em 05/01/2005 - 16:47h
muito bom artigo funciona mesmo mas se tiver senha no grub daí nao tem jeito. Parabens pelo artigo
[2] Comentário enviado por vando em 14/02/2005 - 11:49h
bem eu que estou começando com linux gostei de seu tutorial...
[3] Comentário enviado por wavemmx em 20/12/2005 - 20:57h
Isso também da pro lilo só vc digitar linux single ,Valew
[4] Comentário enviado por ccrsoft em 26/09/2008 - 12:44h
Parabens pelo artigo...Funcionou perfeitamente. Eu ja estava ficando desesperado...rsrs.
[5] Comentário enviado por bruno.linux08 em 03/08/2009 - 12:21h
Cara, parabéns pelo artigo Salvou minha vida :) rs
[6] Comentário enviado por eriksonlima em 23/04/2010 - 15:27h
Cara que artigo massa. Já encontrei vários na internet mostrando como se fazer isso, mas nada tão simples como esse. Muito bom. Obrigado! PatrocínioSite hospedado pelo provedor RedeHost.
DestaquesArtigosPreparando-se para certificações da LPI através do LPI Lab Migração de Arch Linux para repositórios CachyOS (Uso de Instruções v3 e v4) Boas Práticas e Padrões Idiomáticos em Go e C DicasAtivando o modo Quake no XFCE4-Terminal [Tutorial] Configurando Multimaster no Samba 4 AD (DC02) + Explicação de FSMO Roles [Resolvido] Google Chrome reclamando de perfil em uso após mudar hostname Instalando o Tema de Ícones Tela Circle Copiar Para e Mover Para no menu de contexto do Nautilus e Dolphin TópicosComo instalar Warsaw no Gentoo? (1) Da pra formatar um netbook MGB e usar algum linux nele? É possível usa... (4) Top 10 do mês
Scripts |