Editando arquivos do Corel Draw no Linux

Publicado por Juka Werner em 30/03/2007

[ Hits: 37.553 ]

 


Editando arquivos do Corel Draw no Linux



Aí galera,

Tentando editar arquivos do Corel Draw no Linux e não estão conseguindo? Seus problemas acabaram...

No Corel apenas temos que salvar os arquivos com a extensão .SVG! Estou utilizando a distribuição Kubuntu 6.10 - Edgy Eft.

Essa distribuição é uma das mais badaladas do momento por ser de fácil manuseio e baseada no poderoso GNU/Debian.

Para podermos editar os arquivos SVG no Linux temos que baixar o programa InskCape, que é fácil de achar no repositório de programas ou através do prompt de comando "aptitude".

Claro, com certeza não vai puxar tudo bonitinho, sempre terá alguma coisa a fazer, no meu caso as fotos que copiei da net e colei no Corel não vieram junto, também já era de se esperar né... hehehe

Como sou novato com o Corel, estou me adaptando bem com o InskCape, pelo menos tudo o que precisei até agora consegui fazer nele :)

Infelizmente se salvarmos no Inskape com formato .SVG e tentarmos abrir no Corel todo o trabalho ficará desconfigurado, mas se exportá-lo como PDF dá para visualizar tranquilamente.

Espero ter colaborado ;)

Abraço a todos.

Outras dicas deste autor
Nenhuma dica encontrada.
Leitura recomendada

Ultamatix - O novo Automatix

Wine 1.5 no Debian Squeeze i686

Fotoxx - Editor de fotos

PDFCube - Um visualizador de arquivos PDF em 3D

Instalando Limewire / Limeware no Ubuntu 7.04 Feisty

  

Comentários
[1] Comentário enviado por Andersontm em 30/03/2007 - 10:27h

Só uma correção, o nome do programa é INKSCAPE!
O site do projeto é http://www.inkscape.org/ quanto ao programa, realmente ele é muito bom, dêem uma olhada nisso!
http://twiki.softwarelivre.org/bin/view/InkscapeBrasil/ScreenShot3
Abs

[2] Comentário enviado por pdjailton em 30/03/2007 - 15:04h

Cara, valeu pela dica, é muito boa mesmo!!!!

[3] Comentário enviado por wagnerdequeiroz em 30/03/2007 - 22:04h

Eu sou um feliz usuário de Inkscape ee gostaria de poder transferir meus arquivos Corel7 para usar no Inkscape. Mas duvido muito que a transferencia do corel em svg va funcionar corretamente.

De toda forma nao me sinto confortavel em adquirir a ultima versao do corel (Mesmo crackeada) para transferir meus arquivos. Mas infelizmente na empresa sou obrigado a usar o Corel.

[4] Comentário enviado por manoelhc em 01/04/2007 - 15:22h

O artigo é muito bom e eu já tinha chegado a essa solução uma vez, santo SVG!!! Porém, alguns recursos exportados do Corel não são tão fiéis no Inkscape. O Inkscape vem evoluindo em progressão geométrica e a cada versão, uma ótima surpresa. Há outro software para edição de SVG chamado Sodipodi, muito bom por sinal. Por ter um formato aberto e em xml, o formato SVG está sendo largamente aceito por aplicativos que usam gráficos vetoriais. Caso você queira ser um desenvolvedor SVG, dê uma olhada no site das especificações: http://www.w3.org/Graphics/SVG/ .

Só um parenteses Juka Werner, por enquanto isso é uma alternativa ao arquivo CDR, no entanto não estamos lhe dando com arquivos do corel e sim com o arquivo SVG.

[5] Comentário enviado por marcoslaredo em 12/03/2008 - 15:29h

Pessoal, encontrei o Uniconvertor que já vai vir acoplado na nova versão do inkscape (0.46). Neste site http://andrenoel.com.br/2007/12/26/o-fim-da-ultima-barreira/ do André Noel ele dá algumas dicas de como vai acontecer. Já neste http://blog.netmasters.cl/convertir-de-cdr-a-svg-en-linux/ (em espanhol) ensina como usar o Uniconvertor mesmo antes da nova versão do Inkscape sair. Aqui http://www.sk1project.org/modules.php?name=Products&product=uniconvertor está o link do desenvolvedor do uniconvertor onde pode-se baixar o fonte e versões compiladas pra algumas distros entre elas o Ubuntu 7.10, caso queiram baixar o fonte, o arquivo README tem informações de como instalar.



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts