EOS Linux (The Enhanced Operating System)

Publicado por André Barcelos Silva em 16/10/2008

[ Hits: 9.923 ]

Blog: http://andrebsilva.poptall.com

 


EOS Linux (The Enhanced Operating System)



Me lembro do primeiro sistema operacional embarcado que eu desenvolvi, foi baseado no FreeBSD 6.2. Até hoje ele ainda serve para estudos e é bem utilizado para testes em redes de computadores. Com apenas 45MB de capacidade, o LBSD, meu próprio sistema operacional, possui o Squid para trabalhar como servidor Proxy, contém um pequeno programa desenvolvido em C para manipulação de rotas de rede e mais um sistema de gerenciamento remoto próprio. Porém o mais importante é que ele funciona também como LiveCD, diferentemente do Knoppix e do Kurumin que utilizam o cloop fazendo a memória principal emular um HD com sistema de arquivos EXT2, o LBSD faz uma reserva de espaço na memória principal para montar o cache do servidor Proxy.

Atualmente pensei em desenvolver um sistema operacional base para desenvolvimento de sistemas operacionais embarcados usando como princípio principal a edição de scripts que montariam a estrutura organizacional e organizariam todos os arquivos necessários para o funcionamento estável de um sistema operacional embarcado.

Foi aí que eu encontrei na o EOS (ENHANCED OPERATING SYSTEM). Ele possui uma base bem estruturada em um arquivo de 200MB contendo o kernel, vários aplicativos RPM para serem instalados e outros arquivos necessários. Para instalá-lo o usuário utilizará o sistema Installer que vem junto, e é ai que está o diferencial, pois é possível configurar os arquivos do Installer e o formato da base de 200MB do EOS adicionando e removendo programas, para que possa deixá-lo a sua cara.

Vale a pena experimentar. Pretendo experimentá-lo logo que a minha faculdade me der uma folguinha e quero com muito orgulho publicar um artigo aqui no VOL, apresentando a experiência do desenvolvimento e aplicações utilizadas.

Para os interessados, seguem os links:
Outras dicas deste autor

Usando Kate na interface gráfica Gnome

Java no Ubuntu - Parâmetros iniciais do Tomcat (parte 3)

Java no Ubuntu - Instalando Tomcat (parte 2)

Desabilitando dispositivos de armazenamento removíveis via USB no Debian Squeeze Testing

A maneira mais simples de instalar o K3B no Ubuntu

Leitura recomendada

Instalando o editor Kompozer

Habilitar nested paging em libvirt 0.8.3

Trash-cli: Lixeira para a linha de comando

Instalando a calculadora gnome-calculator no Slackware 14.2

Doom 3 no Fedora x86_64

  

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts