EOS Linux (The Enhanced Operating System)

Publicado por André Barcelos Silva em 16/10/2008

[ Hits: 10.281 ]

Blog: http://andrebsilva.poptall.com

 


EOS Linux (The Enhanced Operating System)



Me lembro do primeiro sistema operacional embarcado que eu desenvolvi, foi baseado no FreeBSD 6.2. Até hoje ele ainda serve para estudos e é bem utilizado para testes em redes de computadores. Com apenas 45MB de capacidade, o LBSD, meu próprio sistema operacional, possui o Squid para trabalhar como servidor Proxy, contém um pequeno programa desenvolvido em C para manipulação de rotas de rede e mais um sistema de gerenciamento remoto próprio. Porém o mais importante é que ele funciona também como LiveCD, diferentemente do Knoppix e do Kurumin que utilizam o cloop fazendo a memória principal emular um HD com sistema de arquivos EXT2, o LBSD faz uma reserva de espaço na memória principal para montar o cache do servidor Proxy.

Atualmente pensei em desenvolver um sistema operacional base para desenvolvimento de sistemas operacionais embarcados usando como princípio principal a edição de scripts que montariam a estrutura organizacional e organizariam todos os arquivos necessários para o funcionamento estável de um sistema operacional embarcado.

Foi aí que eu encontrei na o EOS (ENHANCED OPERATING SYSTEM). Ele possui uma base bem estruturada em um arquivo de 200MB contendo o kernel, vários aplicativos RPM para serem instalados e outros arquivos necessários. Para instalá-lo o usuário utilizará o sistema Installer que vem junto, e é ai que está o diferencial, pois é possível configurar os arquivos do Installer e o formato da base de 200MB do EOS adicionando e removendo programas, para que possa deixá-lo a sua cara.

Vale a pena experimentar. Pretendo experimentá-lo logo que a minha faculdade me der uma folguinha e quero com muito orgulho publicar um artigo aqui no VOL, apresentando a experiência do desenvolvimento e aplicações utilizadas.

Para os interessados, seguem os links:
Outras dicas deste autor

Java no Ubuntu Linux - Instalando JDK (parte 1)

Java no Ubuntu - Instalando Tomcat (parte 2)

Desabilitando dispositivos de armazenamento removíveis via USB no Debian Squeeze Testing

Java no Ubuntu - Parâmetros iniciais do Tomcat (parte 3)

Usando Kate na interface gráfica Gnome

Leitura recomendada

Instalando o Jude Community Edition no Linux

Monte sua própria distribuição Linux

Instalação do Node.js no Linux

Mplayer - Configurações muito úteis

Internet mais rápida no Google Chrome

  

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts