Dropbox - Como manter a configuração de aplicativos entre várias máquinas

Publicado por Oficial em 13/03/2012

[ Hits: 5.134 ]

Blog: https://github.com/oficial

 


Dropbox - Como manter a configuração de aplicativos entre várias máquinas



Faz um tempo que ouvi (ou li na Net, não lembro), um relato de utilização do Dropbox de forma bastante criativa.

Um usuário, que costumava acessar sua máquina de casa via Desktop remoto para incluir Torrents para download, passou a usar o Dropbox da seguinte forma:

- Ele configurou o cliente de Torrent de casa para 'pegar' qualquer arquivo de Torrent que fosse colocado numa determinada pasta (que ficava dentro da pasta do Dropbox).

- Ele, então, só precisava na máquina do trabalho, colocar os Torrents dentro da pasta do Dropbox, o Torrent 'chegava' na máquina de casa e o software de download já começava a baixar o arquivo automaticamente.

Fiquei impressionado com a simplicidade e criatividade da solução do sujeito.

Eu utilizo Linux no trabalho e em casa também, e muitas vezes, me via copiando arquivos de configuração (da pasta “~/.config” ou “.bashrc”, “.vimrc”, etc.) para dentro da pasta do Dropbox, apenas para substituí-los na outra máquina.

Então eu pensei: Por que não criar links simbólicos, nos locais corretos, apontando para arquivos dentro da pasta do Dropbox?

Testei com alguns programas e funcionou.

Exemplo: Movi a pasta “~/.config/openbox” para a pasta “~/Dropbox/Configs/openbox”, e deixei no lugar um link simbólico.

Fiz o mesmo procedimento para a pasta de configuração do Tint2, e também funcionou.

Um colega de trabalho usou a mesma ideia para sincronizar a pasta de histórico do Skype entre os computadores do trabalho (Linux) e de casa (Windows).

A diferença é que, no Windows, os atalhos normais não funcionam. Ele me disse que no Windows, ele precisou criar um tipo de atalho diferente, com o seguinte comando:

mklink /D [Caminho Link] [Caminho Pasta Física]

Não tenho Windows para poder testar a solução dele, mas parece que funcionou bem.

Se você parar pra pensar, dá pra imaginar várias coisas malucas, como um 'CTRL+C'/'CTRL+V' entre máquinas diferentes, usando um gerenciador de Clipborad junto com o Dropbox, por exemplo (vou testar depois).

Claro que o mesmo resultado, provavelmente, pode ser obtido com outras ferramentas, como o Ubuntu One, por exemplo.

Minha intenção não é destacar essa ou aquela ferramenta, mas chamar a atenção para as formas diferentes como este tipo de ferramenta pode ser utilizada. Gostei tanto destas dicas, que tive vontade de compartilhar aqui.

Compartilhem suas ideias. :)

Outras dicas deste autor

sh - Uma coleção de comandos do shell implementados em Python

Leitura recomendada

Criando atalhos (arquivos *.desktop) manualmente no KDE, Gnome e XFCE

Samba 4 no Fedora 25

Corrigindo instalação de 3 sistemas em mais de um HD (erro: 2 - 15 - 22)

rdate - data e hora sempre corretas no Linux

Figlet, um aplicativo bem interessante

  

Comentários
[1] Comentário enviado por fittipaldi em 15/03/2012 - 12:27h

Interessante a idéia do skype, eu já utilizava esse sistema para sincronizar o calibre nas minhas máquinas - win e linux (agora vou tentar com o android), mas como seria feito para juntar os dois históricos (se não acabo perdendo um deles).

[2] Comentário enviado por marieldejesus12 em 20/03/2012 - 12:51h

Eu utilizo faz tempo pra sincronizar os plugins do gedit do meu note com o desktop. Uma dica é que no linux pode fazer ao contrário, colocar o link na pasta e deixar o original no lugar, mas só funciona para pastas.

[3] Comentário enviado por adrianoc em 23/06/2012 - 22:25h

Há tempos deixo o histórico do pidgin, no dropbox, e funciona que é uma maravilha, tentei usar no ubuntu one, mas não funcionou, ele não grava direito, e também tentei usar o empathy, mas também não funcionou, só deu certo com pidgin/dropbox, recomendo.



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts