Dificuldades comuns para novatos no Thunderbird

Publicado por Lucas em 31/01/2010

[ Hits: 11.889 ]

 


Dificuldades comuns para novatos no Thunderbird



Esta dica foi escrita para atender a dificuldade dos que estão começando ou ainda encontram barreiras para utilizar o cliente de e-mail Thunderbird, que além de ser eficiente na tarefa de cliente de e-mail, pode ser aprimorado através do uso de complementos para inúmeras necessidades que o usuário venha a ter.

Problema 1 - Minha empresa utiliza logomarca e informações sobre o contribuinte na assinatura do e-mail:

Clique em Editar > Configurar contas > Na tela que se abre "Configurações da conta" há a opção "Inserir arquivo com assinatura" ou ainda "Anexar meu vCard a mensagens", em seguida, clique no botão "editar vCard".

Problema 2 - Todos meus e-mails de diferentes contas caem em uma Caixa de Entrada comum, gostaria de separá-los por conta e pastas de assuntos diferentes:

Clique em Editar > Configurar contas > Na parte inferior desta janela de dialogo pode encontrar três opções, clique em "Nova conta", na nova janela, selecione "conta de e-mail", clique em next, digite seu nome e e-mail, clique em next, escolha o modo que receberá as mensagens, IMAP ou POP e informe o endereço que buscará as mensagens: Ex. pop.suaempresa.com.br.

Obs.: Nessa mesma tela que está o ponto mais importante, é necessário desmarcar a caixa que se encontra mais abaixo que contém a mensagem "Usar a caixa de entrada global (receber mensagens nas Pastas Locais)" para que todos os e-mails recebidos não caiam na mesma caixa de entrada comum. Clique em next, informe o nome de usuário que será informado ao enviar mensagens a partir desta conta de e-mail, clique em next, informe o nome que conterá sua conta e todos os e-mails recebidos, clique next, a próxima tela é apenas para conferir se todas informações estão corretas, clique em concluir.

Problema 3 - A empresa é muito grande e não há como adicionar todos os contatos na mão, apenas importar um arquivo PST que possui o contato dos funcionários:

Há um complemento que faz a tarefa de migrar o conteúdo do velho pst da MS no link abaixo:
Para instalar este complemento basta ir em Ferramentas > Complementos > Na aba "Extensões", mais abaixo clique em Instalar e selecione o complemento, em seguida, reinicie o Thunderbird, após reiniciado clique em Catálogo > Ferramentas > Importar > Catálogos de endereços > Outlook PST > Modifique o campo mais abaixo de "LDIF" para "Todos os arquivos", em seguida clique no PST...

Alguns complementos que acho essenciais no Thunderbird, para instalá-los basta seguir o exemplo do importador do PST e encontrá-los na pagina do Thunderbird a seguir:
Contacts Add BCC Button - Quando se seleciona muitos contatos, todos sejam enviados em cópia oculta, não apresentando para quem o e-mail foi enviado ao destinatário.

Firetray - permite que o Thunderbird seja colocado na bandeja do sistema e ainda apresentar a quantidade de mensagens não lidas.

Lightning - Ah, esse não pode faltar, acho até que deveria vir por padrão no cliente de e-mail! Se trata nada menos que um calendário integrado que permite gerenciar eventos e tarefas, inclusive com nível de prioridade e porcentagem do andamento e claro, avisar quando irão ocorrer.

Verificação pt-BR - Verificador ortográfico português do Brasil.

Bom, é isso! Espero que essas dicas lhe sejam útil de algum modo!

[]'s

PS.: Isso não se trata de um tutorial completo, apenas uma dica, existem tutoriais sobre Thunderbird no VOL que atenderão suas expectativas.

Outras dicas deste autor
Nenhuma dica encontrada.
Leitura recomendada

Minicurso Zimbra 7.2 com CentOS 6.3 + Configuração de servidor de e-mail

Postfix - Criando regras condicionais

Técnica antispam com sendmail 8.8.x

SpamAssassin - Usando whitelist para liberar e-mails de um domínio

Cliente de e-mail: você ainda usa?

  

Comentários
[1] Comentário enviado por tuxsp em 02/02/2010 - 18:15h

=_UPDATE_=

>Para quem teve dificuldades ao importar o arquivo pst:

O aplicativo diz que: " Le PST va être chargé veuillez patienter celá peut prendre un long moment sur de gros PST.", ou seja, "O PST será carregado, por favor aguarde que pode levar muito tempo pelo PST ser extenso".

Quando fiz uso deste complemento, o utilizei em uma maquina wxp e em outra ocasião w7, necessitei no meu caso, clicar com o botão direito no icone do Thunderbird, selecionar "executar como administrador", em seguida cliclar em Ferramentas > Importar > Mensagens > Outlook PST, a importação de contatos foi tranquila, já para importar um PST com 2 GB de mensagens, demorou aproximadamente 1h e 30 min., sendo que não há nenhum indicador de progresso, mas consegui acompanhar o alto uso de cpu através do gerenciador de tarefas, que pode ser aberto ou clicando com o botão direito em cima da barra abaixo do seu desktop, ou pressionando CTRL+SHIFT+ESC, ai acompanhei o processo "readpst +. Exe" até o final do processo de importação.

Após descarregado o conteudo do pst, no catalogo de endereços do Thunderbird, cliquei em Ferramentas > Exportar, e salvei no formato padrão LDIF para que não tenham o mesmo trabalho nos demais clientes Thunderbird da rede. Na primeira utilização, o pst foi gerado por um outlook 2000, já na outra vez que necessitei importar, era a partir de um pst criado no outlook 2007 e não foi satisfatório a importação, o que fiz foi abrir esse mesmo em uma versão 2000 e salvar com essa versão para ai sim realizar a importação. Sei que pode parecer complicado, mas precisa entender que além do formato pst não ser nativo no Thunderbird, a cada versão, o formato pst muda sua estrutura.

>Assinatura dos e-mails melhorada:

A opção "Inserir arquivo com assinatura" possibilita inserir um arquivo não apenas com a logomarca como também as demais informações que deseja... Mas se esse modo de assinatura não lhe agrada, tem um complemento que com certeza vai gostar, é o WiseStamp que preferi utiliza-lo na versão 1.2.4, pois a versão 1.3.3 para baixar no site do Mozilla é cheio de limitação. A versão 1.2.4 pode ser adiquirido no link da softpedia que se encontra abaixo, pelo menos essa é a versão na data deste post:

http://www.softpedia.com/progDownload/WiseStamp-Email-signature-Download-107697.html

No meu caso ela não instalou de imediato, pois apresentou incompatibilidade com minha versão, foi necessário os seguintes passos no diretório onde baixou o complemento:
mkdir temp
cp wisestamp-1.2.4-fx.xpi temp/
cd temp/
unzip wisestamp-1.2.4-fx.xpi
rm wisestamp-1.2.4-fx.xpi
vim install.rdf
No modo de edição, é necessário que faça as alterações no trecho do arquivo:

(Arquivo Original)

<!-- thunderbird **
<em:targetApplication>
<Description>
<em:id>{3550f703-e582-4d05-9a08-453d09bdfdc6}</em:id>
<em:minVersion>2.0.0.0</em:minVersion>
<em:maxVersion>2.0.0.*</em:maxVersion>
</Description>
</em:targetApplication>
--> **
<!-- Flock -->

(Após alterar)

<!-- thunderbird -->
<em:targetApplication>
<Description>
<em:id>{3550f703-e582-4d05-9a08-453d09bdfdc6}</em:id>
<em:minVersion>2.0.0.0</em:minVersion>
<em:maxVersion>2.0.0.*</em:maxVersion>
</Description>
</em:targetApplication>
<!-- Flock -->

Salve e saia com ESC, ":x" (sem aspas)

Repare que o bloco de código referente ao thunderbird se encontrava com erro, os asteriscos duplos que utilizei no arquivo original ressaltam onde é necessário alteração.

zip -r9 wisestamp-1.2.4-fx-compativel.xpi *
cp wisestamp-1.2.4-fx-compativel.xpi ../
cd ../
rm -r temp/

Feito isso, basta instalar o complemento wisestamp-1.2.4-fx-compativel.xpi conforme já demonstrado. Uma boa amostra de exemplo e utilização pode ser obitida na página do desenvolvedor:

http://wisestamp.com/goodies/signature-examples/%E2%80%9Cfunny-picture-or-logo-email%E2%80%9D-signat...

Para utilizar imagens locais, basta clicar em "Add an image", remover o "http://" e adicionar: file:///home/seuusuario/logomarca.png

EDIT: Os passos acima podem ser realizados no navegador de arquivos e com o editor de sua preferência, não se esquecendo que os complementos *.xpi nada mais são do que arquivos compactados em formato zip.

Bom proveito do Thunderbird!



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts