Debian GNU/Linux-Libre - Sem softwares proprietários

Publicado por Perfil removido em 29/05/2013

[ Hits: 7.656 ]

 


Debian GNU/Linux-Libre - Sem softwares proprietários



Oi!

O sistema operacional Debian [1] não é reconhecido pela FSF (Free Software Foundation) [2] como sendo um S.O. 100% Free Software [3], isso porque ele possui repositórios que dão suporte a softwares e libs não livres: contrib e non-free, que são adicionadas ao arquivo "source.list".

O primeiro passo para ser feliz no seu computador, com o Debian! Você deve deixar seu arquivo "source.list" com apenas o main após cada mirrors.

O main [4] é o repositório livre do Debian GNU/Linux, são pacotes que não possuem problemas de licenças restritivas e legais.

Depois é usar o kernel livre sem drivers e firmwares proprietários, o Linux-libre [5]. Adicione no seu arquivo "/etc/apt/source.list":

deb http://linux-libre.fsfla.org/pub/linux-libre/freesh/ freesh main


No terminal:

wget http://linux-libre.fsfla.org/pub/linux-libre/freesh/archive-key.asc

# apt-key add archive-key.asc
# apt-get update
# apt-get install linux-libre64-3.9 # Sistemas x86_64
# apt-get install linux-libre32-3.9 # Sistemas x86

Linux: Ter um Debian GNU/Linux-Libre sem softwares proprietários
Pronto! Abraços.

Um comentário no meu blog [6] do usuário Lex Aleksandre (do Debian Maníaco [7]) que acho muito importante acrescentar nessa dica:
"Mas, após uma instalação padrão do Debian, sempre temos um sistema 100% livre. A sources.list do Debian é somente com as fontes principais. Fica por conta do usuário acrescentar ou não o que deseja.

Isso sim é liberdade e democracia.

Compreendo as exigências da FSF, mas suas imposições quanto ao que o usuário deveria ou não usar, é um desrespeito à liberdade de livre escolha do próprio usuário."

Referências:
Outras dicas deste autor

Conheça o KInstaller

Softmodem compatível com Linux

Se o pendrive não monta no Slackware... II

Problemas com GCC no Sabayon Linux [Resolvido]

Instalando o emesene 1.6.2

Leitura recomendada

Problemas BIOS Laptop Acer Aspire 2050-1317 - Debian 4 Etch e Lenny

Recompilando o kernel sem apagar o atual

Mini CD bootáveis com KDE

Compilar kernel no Linux

Desligando temporariamente os módulos que travam o kernel do OpenBSD

  

Comentários
[1] Comentário enviado por cavalo vestido em 30/05/2013 - 12:40h

É o paradoxo da FSF...

[2] Comentário enviado por BobSotnas em 02/02/2017 - 19:09h

Discordo completamente do usuário Lex Aleksandre (do Debian Maníaco). Sou usuário de gnu/linux desde a disto conetiva versão 3.0 e mandrake ( mandriva). Não podemos generalizar que a escolha de andar armado seja liberdade, do mesmo jeito que disponibilizar pacotes proprietários que podem ser alvo de processos judiciários e deixarem de ser pseudo livres. Então não se trata de escolha de liberdade, é o mesmo caso que acontece com usuários RUINDOUS que resolvem escolher "o melhor sistema operacional do mundo" mais não quer pagar pelo software que usa e "escolhe usar softwares livres do pirate bay". Portanto não trata-se de livre escolha, visto que alguém esta disponibilizando algo que não lhe pertence e que não tem autorização para isso. Liberdade real é aquela, em que posso escolher algo que realmente não tem compromisso financeiro ou legal com ninguém, e usar da melhor forma possível mas fazendo referência ao autor do produto.
Só o fato de o usuário referir-se ao Gnu/Linux como sendo apenas Linux já é um erro, pois sem o Gnu o Linux jamais teria decolado, e ainda estaria se arrastando como muitos outros sistemas ficaram até hoje.
Não é uma questão de "liberdade de escolha", mas de uma opção inteligente para que o sistema Gnu/Linux amadureça e tome uma rota de criar um padrão em distros.



Contribuir com comentário